Sei que fiz um tópico anterior perguntando sobre iluminação artificial. O lance é que, como estou tendo resultados MUITO bons, resolvi criar um tópico sobre a minha experiência e ajudar o pessoal a tirar dúvidas (como eu puder, claro!).
Muito pesquisei sobre iluminação artificial e se teria resultados satisfatórios. Tenho uma janela virada para o leste e outra para o oeste, mas nenhuma delas me possibilita fazer uma jardineira ou suporte para manter a dio (no meu caso, o Mr, Cuddles) quietinho, parado, "plantado", como uma planta de verdade deveria ficar. Isso me fazia mudar ela de lugar umas 3 vezes ao dia e, embora eu não acreditasse muito quando me disseram que isso estressa uma planta, agora que ela está sossegada eu acredito. Bom, vamos ao negócio então:
O que realmente pode trazer dor de cabeça nessa história toda é a lâmpada. Ela precisa ter algumas configurações:
* Lâmpada econômica (pode ser compacta ou tubular, depende do número de plantas);
* Luz branca, também chamada de "luz do dia". Isso significa ter um temperatura de cor de 6500K. Esse espectro fornece cores boas para crescimento e avermelhamento das armadilhas. Diz-se que, para promover o florescimento, a temperatura de cor teria que ser 2300K, ,as ainda não me aventurei nesse campo;
* Estou usando agora uma lâmpada de 15W, o que equivale a uma incandescente de 75W;
* O fluxo luminoso é de 887 lumens;
*e a eficiência luminosa é de 62,9lm/W
Já vi gente usando equivalentes a 100W, mas enfim.
A iluminação, por não ser a ideal, precisa ser fornecida por um tempo maior que as 4h, 6h de luz solar. Deixo ela 16h com luz e 8h sem.
A distância da lâmpada em relação à planta deve ser entre 10cm e 15cm.
Posto aqui a evolução dela, desde a chegada até fotos tiradas faz meia hora. Abraços a todos e espero ter ajudado!
Logo que ela chegou, vinda de Brasília para São Leopoldo (RS). Uma grande diferença climática.

Como era de esperar, o estresse da viagem, a mudança climática considerável e meu vai e vem de uma janela para a outra deu uma debilitada nela. Essa foto é com uma semana de luz artificial, um mês e meio após a chegada dela. Armadilhas verdes, mas ainda saudáveis. A lâmpada era equivalente a 40W.

Foto tirada hoje, após três semanas com a lâmpada equivalente a 75W. Ela cresceu!

Armadilha avermelhando. A que está verdinha, logo acima à esquerda, recém abriu.

Outra armadilha, ganhando cor:

Acho que a luz tá fazendo bem à ela. Já chegou a dividir o rizoma. Faz uma semana +- que surgiu essas mini armadilhas.

Fotos do dia 16/03/14: o vermelho está se intensificando!

16/03/14: além disso, está começando a surgir o "lábio" característico da homebase red e de outras dios:

16/03/14: essa armadilha recém está desabrochando. Como já mencionei, elas já abrem com um tom avermelhado "de nascença"!

16/03/14: as mini armadilhas da roseta gêmea estão ficando cada vez maiores, mas ainda são miniaturas!

Novas fotos!
21/03/14: em apenas 5 dias a cor já ficou bem mais forte!

21/03/14:

21/03/14: o vermelho vivo está ficando um bordô bem forte!

21/03/14:

21/03/14: visão geral do Mr. Cuddles: