Germinações de dioaneas

Assuntos sobre Dionaea Muscipula
Responder
Avatar do usuário
Paulo
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2833
Registrado em: 24 Mai 2010, 12:44
Localização: Sorocaba / SP
Agradeceu: 501 vezes
Agradecimentos: 696 vezes

Germinações de dioaneas

Mensagem por Paulo »

Pessoal,


A algum tempo eu postei uma foto com minha ultima semeadura de dionaeas feita no dia 08/04.
Para quem não fiquem procurando a postagem abaixo está a foto.
Imagem
Vejam o resultado de como estão as germinações em uma foto tirada agora pouco as pressas.
Imagem
Muito estranho, a taxa de germinação no canto esquerdo foi muito alta e se prestarem a atenção não houve algas para atrapalhar o que aconteceu do no meio o do lado direito.
Agora vem os detalhes, as sementes são as mesmas e claro que o ambiente o mesmo também.
Todas foram semeadas no mesmo dia e mesma hora e passaram pelo mesmo processo de GA3 e colocadas uma a uma usando a mesma pinça numa distancia de aproximadamente 0.5cm uma da outra.

A única coisa que mudou é que do lado esquerdo quando eu semeei percebi que o substrato não estava na liso, com pontos altos e baixo. As do meio e do lado direito eu alisei o substrato e criou essa camada verde em cima e a taxa de germinação é muito baixa.
Eu sei que foram as do lado esquerdo em que o substrato não foi alisado porque foi aonde eu marquei a data da semeadura, dá para perceber na foto.

E aí? Por essa experiencia tudo vai contra o que eu já li sobre como germinar dionaeas.
Opa estava esquecendo, o substrato é 50% sphagnum e 50% areia média de filtro de piscina.
Aproveitando o gancho eu vi um forista dizendo que faz a composição do substrato na base do peso, isso está errado, tem que ser na base do volume.
Bom, fico por aqui.

Abraços,


Paulo


Eu sou eu, foi meu pai que me fez assim, quem quiser que me faça outro se achar que estou ruim.
Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1146 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Paulo escreveu:E aí? Por essa experiencia tudo vai contra o que eu já li sobre como germinar dionaeas.
Pois é Paulo, por mais que existam informações sobre determinados géneros/espécies de PCs, sempre vai existir as "malditas" exceções para desafiar todo o conhecimento que exista a respeito do cultivo delas :roll: . Infelizmente tudo que esta escrito sobre essas plantas não esta lavrado em pedra e pode mudar da noite para o dia :( .
Paulo escreveu:Aproveitando o gancho eu vi um forista dizendo que faz a composição do substrato na base do peso, isso está errado, tem que ser na base do volume.
Ué, será que fui eu que escrevi isso :? ?

Obs.: Hoje irei semear as sementes de Dionaea que você me enviou, pois o clima agora esta mais propício para o cultivo deste género/espécie de PC :mrgreen: .

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Avatar do usuário
Carnivoras_Online
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 694
Registrado em: 29 Mai 2010, 20:55
Localização: Rio de Janeiro
Agradeceu: 15 vezes
Agradecimentos: 25 vezes
Contato:

Mensagem por Carnivoras_Online »

Oi Paulo,

Como é o fluxo de ar na bandeja?Tá dentro de alguma estufa?
Você tem aqueles umidificadores ultrasônicos?, se sim, coloque um perto da saída de ar do ambiente e siga a "fumacinha", observe-a como o fluxo de ar "banha" a bandeja.

Abraços


Abraço,
Carlos Sampaio

[url=http://www.carnivorasonline.com][img]http://imageshack.us/a/img577/424/bannercoi.jpg[/img][/url]
Avatar do usuário
Paulo
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2833
Registrado em: 24 Mai 2010, 12:44
Localização: Sorocaba / SP
Agradeceu: 501 vezes
Agradecimentos: 696 vezes

Mensagem por Paulo »

Carnivoras_Online escreveu:Oi Paulo,

Como é o fluxo de ar na bandeja?Tá dentro de alguma estufa?
Você tem aqueles umidificadores ultrasônicos?, se sim, coloque um perto da saída de ar do ambiente e siga a "fumacinha", observe-a como o fluxo de ar "banha" a bandeja.

Abraços
Carlos,

A bandeja fica dentro de uma estufa e a circulação de ar é na parte de cima. Tem uma entrada para para o ar e um ventilador do outro lado. Praticamente o fluxo de ar é apenas nas lampadas.

Eu não tenho um umidificador, o aparelho que tenho interno me indica 70% de umidade do ar.
Uma coisa, também como a bandeja é alta o substrato está a uns 2cm da borda, isso cria uma barreira para que não se perca a umidade.

E para ser mais chato ainda, eu inverti diversas vezes a bandeja de posição.

Dá para entender? Me deixou feito charuto na boca de bêbado.

Abraço,

Paulo


Eu sou eu, foi meu pai que me fez assim, quem quiser que me faça outro se achar que estou ruim.
Avatar do usuário
Carnivoras_Online
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 694
Registrado em: 29 Mai 2010, 20:55
Localização: Rio de Janeiro
Agradeceu: 15 vezes
Agradecimentos: 25 vezes
Contato:

Mensagem por Carnivoras_Online »

Oi Paulo,
Entendi sim, a que distancia a bandeja fica das paredes dessa estufa?

O lance da fumaça era pra você assistir o fluxo de ar no interior da bandeja, já que o seu fluxo é direcionado eu pensei que a borda da bandeja fizesse um efeito "asa de avião" no ar que está indo sobre as seeds.

Abraços


Abraço,
Carlos Sampaio

[url=http://www.carnivorasonline.com][img]http://imageshack.us/a/img577/424/bannercoi.jpg[/img][/url]
Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1470 vezes

Mensagem por MarcielS »

Amigos,

Considerando o fato do cultivo ser indoor, a germinadora ser uma única bandeja, e o Paulo ter girado a bandeja periodicamente, por eliminação, o único diferencial aparente é o substrato 'alisado' e o 'não alisado'.

A diferença entre o substrato 'não alisado' e o 'alisado'é que a área em contato com o ar é maior no primeiro. :geek:

Consequentemente existe uma maior evaporação (sutil, porém maior) naquela região da germinadora e essa otimização deve ter influenciado positivamente na germinação e o não aparecimento de algas.

Abç


Avatar do usuário
ivan
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 585
Registrado em: 18 Jul 2012, 03:06
Localização: Ribeirão Preto - SP
Agradeceu: 19 vezes
Agradecimentos: 53 vezes

Mensagem por ivan »

Paulo, você considerou uma chance de, ao alisar o substrato, ter espalhado as algas que estavam antes num ponto isolado, ou o próprio instrumento que usou estava esterilizado direitinho?

Só lembrando que as algas podem competir por nutrientes mas a semente tem a reserva de energia e nutrientes pra germinar e você usou o tratamento com hormônio. Então aparentemente elas influenciaram na absorção de água, podem ter formado uma camada ao redor de cada semente que dificultou a entrada de água.


Avatar do usuário
Rodrigo
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 523
Registrado em: 31 Mai 2010, 18:13
Localização: Toledo - Paraná
Agradeceu: 1 vez
Agradecimentos: 5 vezes
Contato:

Mensagem por Rodrigo »

Uma boa para germinar DM's é a espuma fenólica.


Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1146 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Rodrigo escreveu:Uma boa para germinar DM's é a espuma fenólica.
Explique melhor isso xará, pois creio que seria uma excelente complementação a este tópico ;) .

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1470 vezes

Mensagem por MarcielS »

Rodrigo escreveu:Uma boa para germinar DM's é a espuma fenólica.
Minhas experiências com espuma fenólica são péssimas.

Em 2010 acreditei nesse material e por isso perdí centenas de sementes de Nepenthes de um lote de 10 espécies que tinha importado. Todas as vezes que tentei em espuma fungaram.

Abç

ps quem quiser comprar, tenho uma caixa quase cheia de espuma fenólica.


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem