Ajuda com Dionaea

Assuntos sobre Dionaea Muscipula
Responder
Avatar do usuário
Joao Felipe
Newbie
Newbie
Mensagens: 9
Registrado em: 04 Mar 2013, 22:40
Localização: São Paulo, SP

Ajuda com Dionaea

Mensagem por Joao Felipe »

Olá galera , então , comprei hoje minha primeira PC , sempre fui amante deles , pesquisei muito , trabalho em um laboratório , e nos ultimos meses tive mais contato com essas plantas magníficas e então decidi cultiva-las. Adquiri hoje uma Dionaea , sei que não é a mais indicada para iniciantes mas a situação é a seguinte : O único lugar que eu encontrei para vender PC's na minha cidade foi nessas feiras de flores, mas tem um porém , creio que o cara de quem comprei não teve o menor cuidado com a planta e a vendia mais como uma "aberração", do que como uma planta extraordinária. E reparei algumas coisas e queria a ajuda de vcs :
- A planta parece um pouco caída , ela é bem nova , suas armadilhas não passam de 2 , 3 cm , e não estão avermelhadas no interior, estão bem verdes.
- Não sei o que é o substrato, sei de todas as necessidades de uma PC e estou em dúvida do que o indivíduo de quem eu comprei colocou no substrato.
- E fora isso , reparei em algumas hastes caídas bem pretas , não sei se é a queda normal das hastes ou se é algum problema

Bom acho que os principais problemas dela são a falta de sol , devido a feira ser fechada e duvido muito que o vendedor molhava ela com água destilada, me ajudem. Minhas primeiras providências foram coloca-la no sol durante metade do dia ( aprox. das 14h30 as 18h ) e molhei bastante com água destilada, e a deixei com um pratinho embaixo com água.

O que vcs acham que devo fazer para fortalecer ela ou se não tem nada de errado com minha PC , se quiserem posso postar algumas fotos.


Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

Olá.

Pelo seu relato a planta precisa de um substrato novo e mais adequado ao gênero. Plantas de feiras ficam debilitadas por causa do estresse de transporte e dos maus cuidados.

Comprou aonde?

Abç


Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »



"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Avatar do usuário
Joao Felipe
Newbie
Newbie
Mensagens: 9
Registrado em: 04 Mar 2013, 22:40
Localização: São Paulo, SP

Mensagem por Joao Felipe »

Realmente acho que o substrato não é musgo , alguém tem um passo a passo de como replantar minha Dioneae ?
MarcielS escreveu:Olá.

Pelo seu relato a planta precisa de um substrato novo e mais adequado ao gênero. Plantas de feiras ficam debilitadas por causa do estresse de transporte e dos maus cuidados.

Comprou aonde?

Abç

Comprei em Bauru-Sp , numa feira do CEASA kkk ( unico lugar que achei lá ) , e o substrato ta bem estranho , tem umas "coisas" que até lembram sphagnum mas parece que não é , tenho quase ctz que é terra , mas não sei como replantá-la , eu tenho musgo aqui pois tbm tenho orquídeas


Avatar do usuário
Paulo
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2833
Registrado em: 24 Mai 2010, 12:44
Localização: Sorocaba / SP
Agradeceu: 501 vezes
Agradecimentos: 696 vezes

Mensagem por Paulo »

Joao Felipe escreveu:Realmente acho que o substrato não é musgo , alguém tem um passo a passo de como replantar minha Dioneae ?

Comprei em Bauru-Sp , numa feira do CEASA kkk ( unico lugar que achei lá ) , e o substrato ta bem estranho , tem umas "coisas" que até lembram sphagnum mas parece que não é , tenho quase ctz que é terra , mas não sei como replantá-la , eu tenho musgo aqui pois tbm tenho orquídeas
Felipe,

No tópico acima do nosso amigo Rodrigo tem todas as informações que precisa.

Abraço,

Paulo


Eu sou eu, foi meu pai que me fez assim, quem quiser que me faça outro se achar que estou ruim.
Avatar do usuário
Joao Felipe
Newbie
Newbie
Mensagens: 9
Registrado em: 04 Mar 2013, 22:40
Localização: São Paulo, SP

Mensagem por Joao Felipe »

Troquei o substrato dela para 50% sphagnum e 50% areia , como foi minha primeira vez não ficou aquelas coisas hahaha e não triturei o sphagnum ( tem problema ?? ) pois nao tenho centrífuga. Vou ver como ela reage nos próximos dias, as armadilhas começaram a avermelhar com 2 dias de sol. Mas a planta ainda parece bem debilitada. Vou ver como ela vai reagir com o novo substrato...


Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Olá João Felipe, poste algumas fotos dela para que possamos ver como ela ficou.

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Avatar do usuário
Joao Felipe
Newbie
Newbie
Mensagens: 9
Registrado em: 04 Mar 2013, 22:40
Localização: São Paulo, SP

Mensagem por Joao Felipe »

Vou postar algumas fotos pra vcs verem, estranhei uma coisa, o sphagnum que eu tenho p/ orquídeas é esverdeado, é normal ?
Bom, fiz o transplante hoje, então a PC ainda esta com uma cara sofrida e suas armadilhas estão começando a avermelhar, conforme o problema da feira. Mas vejam se o substrato está correto :
[img]http://img823.imageshack.us/img823/967/img1144pm.jpg[/img]

Uploaded with ImageShack.us


Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Aparentemente esta tudo OK, agora é esperar ela se recuperar do replante, o que deve acontecer dentro de 2/3 semanas.
Joao Felipe escreveu:...estranhei uma coisa, o sphagnum que eu tenho p/ orquídeas é esverdeado, é normal ?
Poste uma foto do substrato seco (se ainda tiver algum) só para desencargo de consciência.

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Avatar do usuário
Joao Felipe
Newbie
Newbie
Mensagens: 9
Registrado em: 04 Mar 2013, 22:40
Localização: São Paulo, SP

Mensagem por Joao Felipe »

Mais algumas fotos, não tenho mais ele seco, mas ele era esverdeado, após lavar e ferver ele ficou bem mais branco, só que com uma coloração marrom/verde mais fraca


[img]http://img6.imageshack.us/img6/228/img1147jo.jpg[/img]

Uploaded with ImageShack.us

[img]http://img829.imageshack.us/img829/6128/img1146mv.jpg[/img]

Uploaded with ImageShack.us


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem