Dionaeas com problemas de insetos

Assuntos sobre Dionaea Muscipula
Responder
Avatar do usuário
Paulo
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2833
Registrado em: 24 Mai 2010, 12:44
Localização: Sorocaba / SP
Agradeceu: 501 vezes
Agradecimentos: 696 vezes

Dionaeas com problemas de insetos

Mensagem por Paulo »

Pessoal,


Minhas mudinhas de dionaeas estavam ficando com as folhas pretas e pensei que estava na hora de trocar de vaso.

Então eu preparei tudo, o substrasto, a bandeja, um copinho com solução de superthrive para deixar as raízes mergulhas enquanto preparava tudo. Abaixo está uma foto com o jeito que dei para banhar apenas as raízes.
[thumbnail]https://galeria.carnivoras.com.br/galle ... age_id=540[/thumbnail]

Só que quando eu estava limpando uma delas que tinha mais folhas queimadas eu vi uma pequena larva. Não consegui pegar a fdp, mas dá para descrever. Era escura e tinha uns 3mm de comprimento e foi a unica que eu vi.
Limpei as raízes de todas as mudas e cortei as folhas pretas, vamos ver agora como elas se portam.

Com a descrição que dei, alguém sabe que raio de larva é essa e como acabar com ela?

Abraços,

Paulo


Eu sou eu, foi meu pai que me fez assim, quem quiser que me faça outro se achar que estou ruim.
Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Seria uma larva igual a essa Paulo:

[img]http://farm3.staticflickr.com/2641/4129 ... 30b2_z.jpg[/img]

Abs,

Rodrigo F. Costa

Fonte:

" onclick="window.open(this.href);return false;


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Avatar do usuário
Paulo
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2833
Registrado em: 24 Mai 2010, 12:44
Localização: Sorocaba / SP
Agradeceu: 501 vezes
Agradecimentos: 696 vezes

Mensagem por Paulo »

rdrgobra escreveu:
Seria uma larva igual a essa Paulo:

Rodrigo F. Costa
Rodrigo,

Foi muito rápido, mas com 99.99999999999999999999999999999999999% é esse fdp mesmo. :evil:

Agora o negócio é como acabar com ele sem acabar com minhas plantas.

Obs.: Achei esse link https://promip-controlebiologico.blogsp ... e-tem.html" onclick="window.open(this.href);return false; que pode ser interessante. E como será para conseguir esses ácaros?

Abraço,


Paulo


Eu sou eu, foi meu pai que me fez assim, quem quiser que me faça outro se achar que estou ruim.
Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Então a coisa é seria Paulo, pois esta larva é o famigerado Fungus gnat e sendo assim é melhor passar um pente fino no seu cultivo para eliminar esta praga antes que ela se alastre.

Dica: Um Bio-pesticida eficaz no controle das larvas deste mosquito e o BT-Horus SC da Embrapa. O problema é aonde encontrá-lo.

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Avatar do usuário
ivan
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 585
Registrado em: 18 Jul 2012, 03:06
Localização: Ribeirão Preto - SP
Agradeceu: 19 vezes
Agradecimentos: 53 vezes

Mensagem por ivan »

Já tinha lido sobre esse mosquito mas não sei se entendi tudo. Afinal, a larva come apenas fungos ou também ataca as raízes?
Paulo, pelo seu relato, ele estava apenas nas folhas mortas que já estavam em decomposição, teoricamente, ou foi a larva que matou as folhas?
Sabe porque, esses insetos parasitas, principalmente mosquitos, têm o desenvolvimento larval muito acelerado, a larva cresce rápido e empupa em poucos dias. Então, se as folhas morreram por causa da larva, você teria notado a presença de moscas adultas também, ou em fase de pupa já.

Tenho a impressão que esses mosquitos são atraídos pelo cheiro de matéria em fermentação, que é muito comum pois o alimento preferencial das larvas são os fungos e eventualmente elas atacam e comprometem partes saudáveis das plantas. Assim, usando algum tipo de fungicida do tipo caseiro, como aqueles de casca de cebola, de alho e canela em pó daria pra controlar o fungo e evitar a presença do mosquito. Além de ser mais barato.

Esse ácaro predador seria mais interessante como controle biológico mas será que seu manejo é fácil? Nesse link que você postou tem o contato da empresa que vende ele. Tem que ver o custo benefício do seu uso.

Eu achei suas plantas ótimas Paulo, tá de parabéns. Pelo menos essa larva nao prejudicou tanto elas...
Se fosse uma infestação você encontraria mais larvas..

Abc.
Editado pela última vez por ivan em 29 Ago 2012, 01:33, em um total de 1 vez.


Avatar do usuário
Paulo
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2833
Registrado em: 24 Mai 2010, 12:44
Localização: Sorocaba / SP
Agradeceu: 501 vezes
Agradecimentos: 696 vezes

Mensagem por Paulo »

Rodrigo,

Eu pesquisei o BT- Horus SC no site da Embrapa e lá não diz que é eficaz contra o fungus gnat, mas tem uma empresa https://www.greenhippo.com.br/site/inde ... -30ml.html" onclick="window.open(this.href);return false; que diz ser, mas está esgotado.

Nessa empresa https://promip.agr.br/produto.asp?cID=1&pID=21" onclick="window.open(this.href);return false; eles tem um produto especifico para esse fungus gnat, mas não achei na loja virtual deles, vou ligar amanhã.

De qualquer forma vou pedir para minha mulher entrar em contato com a prima dela que é pesquisadora na embrapa e vê se ela me dá uma luz.
ivan escreveu:Já tinha lido sobre esse mosquito mas não sei se entendi tudo. Afinal, a larva come apenas fungos ou também ataca as raízes?
Paulo, pelo seu relato, ele estava apenas nas folhas mortas que já estavam em decomposição, teoricamente?
Abc.
Ivan,

Essas larvas atacam as raízes e acaba matando a planta.
Preciso dar uma olhada, pois em um bog meu de droseras está acontecendo a mesma coisa.
Eu vou tentar o acaro e posso alternar com o BT- Horus SC também se precisar.

Opa, as plantas estão bonitas, mas eu cortei com uma tesourinha um monte de folhas.

Abraço,

Paulo


Eu sou eu, foi meu pai que me fez assim, quem quiser que me faça outro se achar que estou ruim.
Aquiles Gernaldo
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 106
Registrado em: 15 Mai 2012, 19:36
Localização: Tenente Ananias - RN
Agradeceu: 1 vez
Agradecimentos: 2 vezes

Mensagem por Aquiles Gernaldo »

Caramba Paulo, deve ter sido isso que matou minha affinis e minha dionaea estava secando também O.O
Digo isso pois fui olhar no site postado como era o mosquito e já vi dele aqui, minhas capensis alba pega alguns destes...
fiquei tenso agora...


"Meus amigos, nunca digam que há plantas más ou homens maus. O que há são maus cultivadores."
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem