
O gênero Dionaea geralmente floresce a partir do seu terceiro ano de vida. As flores abrem na ponta de uma haste longa chamada de escapo.
Delicadas, as flores brancas são mantidas a uma boa distância das folhas carnívoras para que insetos polinizadores não sejam presos e ‘devorados’ por esta planta carnívora. Uma florada pode ter entre uma e 15 flores. Cada flor tem cinco sépalas verdes para proteção, cinco pétalas brancas, 15 estames (órgãos masculinos), e um pistilo (os órgãos femininos) .
Monóica, ela tem os órgãos masculinos e femininos na mesma planta.
Protândrica, as anteras dentro da parte masculina da planta amadurecem antes dos estigmas na parte feminina, incentivando a polinização cruzada. Pequenos insetos atraídos pelas flores coletam o pólen e levam para outras plantas próximas. Para ajudar a garantir que a polinização ocorra, Dionaeas também são capazes de auto-polinização.
As sementes amadurecem cerca de quatro a seis semanas após a polinização, momento em que as sépalas, escapo e ovário secam e liberam as sementes.
Polinização
Material
- Lupa
Palito de dente ou um pincel pequeno
Destreza com as mãos
Com auxilio da lupa, identifique os filamentos (estames) da planta, crescendo ao redor do centro da planta. O pólen deve estar visível nos estames.

Use o palito (pincel) para esfregar os filamentos. Certifique-se que o pólen ficou no palito.
Esfregue o palito (pincel) revestido de pólen sobre o centro da flor (estigma).
Repita o procedimento por dois ou tres dias consecutivos. Aguarde suas sementes.

...