Duvidas - Dionaea Muscipula

Assuntos sobre Dionaea Muscipula
Responder
pedrovinicius
Newbie
Newbie
Mensagens: 13
Registrado em: 21 Ago 2012, 14:43
Localização: Vila Velha, ES

Duvidas - Dionaea Muscipula

Mensagem por pedrovinicius »

Bom dia/tarde/noite! :D
bem, eu viajei e comprei uma planta carnívora dionaea(no dia 20 de agosto), porem tenho muitas duvidas sobre os cuidados que devo ter com ela, a principal foi que fiquei sabendo que ela precisa hibernar, e como o inverno já esta quase acabando(hoje são 21 de agosto) não sei se posso fazer o processo. E eu moro no Espirito Santo e o inverno aqui não faz muito frio(geralmente a minima é 18°c e a máxima 25°c) outra e que a água que ela precisa é destilada ou da chuva(que também é destilada), porem a primeira vez que coloquei água nela(pelo pratinho), não sabia disso e coloquei água direto da torneira, que contem cloro, queria saber se a minha planta vai morrer.
aqui vai uma foto dela:
[img]http://img526.imageshack.us/img526/9470/dsc00512hq.jpg[/img]

Uploaded with ImageShack.us

e outra como vocês podem ver, existem varias "bocas" nela, bem mais que o normal(eu acho), creio se sejam varias mudas.

Bem, obrigado, serei grato a qualquer resposta que vocês me derem ;)


Avatar do usuário
ivan
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 585
Registrado em: 18 Jul 2012, 03:06
Localização: Ribeirão Preto - SP
Agradeceu: 19 vezes
Agradecimentos: 53 vezes

Mensagem por ivan »

Beleza Pedro,

Sim, aí tem várias plantas, que resultaram de brotos laterais da planta principal..
pra saber quantas basta verificar de quantos pontos estão saindo folhas com armadilhas novas. Tem no mínimo 4, pelo que aparece na foto..

Ela parece bem, regue com água descansada por 48h, assim já estará livre de cloro.

Eu não recomendaria você simular a hibernação (dormência) agora, pois já está acabando a época do inverno aqui e sua planta parece que está com ritmo bom de crescimento, devido à presença de muitas folhas novas... Talvez fosse melhor você separá-las em vasos individuais fazendo o transplante e verificando se o substrato é o adequado.

Pra saber mais sobre o cultivo da Dionaea veja essa ficha: >> Ficha de cultivo: Dionaea <<

Não esqueça de se apresentar, crie um tópico nesta seção: Apresente-se
Assim, os participantes podem ajudá-lo melhor e conhecê-lo.. : joia :
Abç.


pedrovinicius
Newbie
Newbie
Mensagens: 13
Registrado em: 21 Ago 2012, 14:43
Localização: Vila Velha, ES

Mensagem por pedrovinicius »

Obrigado ivan, espero que de tudo certo aqui, sou novo no fórum e não sabia disso.

Muito obrigado mesmo, agora eu tenho uma orientação melhor de como cuidar dela :D

Obs.: outra duvida que tenho, já que são varias plantas é recomendado remoção imediata? se sim, como farei isso com segurança? tenho muito medo de estragar minha primeira planta carnívora :oops:


Avatar do usuário
ivan
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 585
Registrado em: 18 Jul 2012, 03:06
Localização: Ribeirão Preto - SP
Agradeceu: 19 vezes
Agradecimentos: 53 vezes

Mensagem por ivan »

Então Pedro, é bom você ler bastante antes de colocar a mão na massa. Assim você adquire conhecimento e acompanha a experiência de quem já fez certos procedimentos, pra ter segurança em tentar.
Mas fique tranquilo, espere a primavera chegar e o clima ficar mais quente, pois assim o transplante poderá ser feito sem problemas e com maior chance de sucesso.

Primeiramente, verifique o substrato em que ela está, o ideal é que seja uma mistura de musgo esfagno e areia (lavados e higienizados), se puder retirar um pouco do substrato que está embaixo desse musgo no vaso e fotografar, mostre aqui no tópico e assim poderemos saber.
Se ele não for o correto aí sim é aconselhável trocar e você aproveita para separar as plantas.

Dê uma olhada nesses tópicos de quem já fez algo parecido:
link 1 > mudanca-de-vaso-dionaea-muscipula-por-dimmyb-t1654.html" onclick="window.open(this.href);return false;
link 2 > dionaea-apos-troca-de-substrato-atualiz ... t2478.html" onclick="window.open(this.href);return false;

Referente à sua primeira dúvida, nesses tópicos você encontra informações sobre a dormência também, é bom ler:
link 3 > minha-experiencia-com-dormencia-induzida-t584.html" onclick="window.open(this.href);return false;
link 4 > minha-1-experiencia-com-dormencia-induzida-t2500.html" onclick="window.open(this.href);return false;
link 5 > como-eu-fasso-uma-dormencia-induzida-co ... t2532.html" onclick="window.open(this.href);return false;

Espero que ajude,

abç.


Avatar do usuário
WFERnando
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1757
Registrado em: 13 Dez 2011, 19:34
Localização: Barueri - SP
Agradeceu: 25 vezes
Agradecimentos: 94 vezes

Mensagem por WFERnando »

É aquela velha mistura de fibra de coco, terra e vai saber mais o que...
Espere a primavera chegar, e providencie o musgo sfagno para trocar o substrato de sua planta rs


E se existe algum tipo de Deus, você acha que ele está satisfeito?
pedrovinicius
Newbie
Newbie
Mensagens: 13
Registrado em: 21 Ago 2012, 14:43
Localização: Vila Velha, ES

Mensagem por pedrovinicius »

então está beleza, estava lendo alguns tópicos aqui, e vi que é bom colocar carvão ativado nas raízes, essa informação procede?
e quanto a alimentar ela deste tamanho, posso? por que até agora eu só vi 1 mosquito bem pequeno, em uma das "bocas" e não sei de que planta é(está uma mafafa só), e se puder alimentar com o que alimentarei? pois as bocas são bem pequenas, a maior deve ter uns 6mm.


Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Por fora bela viola, por dentro pão bolorento. De PCs compradas em floriculturas deve esperar tudo.

Providencie o musgo e areia de quartzo, pois terá que trocar este substrato.

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Avatar do usuário
ivan
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 585
Registrado em: 18 Jul 2012, 03:06
Localização: Ribeirão Preto - SP
Agradeceu: 19 vezes
Agradecimentos: 53 vezes

Mensagem por ivan »

Pedro, pela aparência esse substrato está compactado e isso prejudica o desenvolvimento das raízes, é necessário trocá-lo colocando uma pequena porcentagem de areia de quartzo tamanho médio, não use areia muito fina, e deve estar lavada.
Pode usar 3 partes de esfagno e 1 parte de areia. Aqui no forum, pelo que já li, mencionam o uso do carvão vegetal (o mesmo para churrasco) em pó ou triturado para controle de algas que se desenvolvem no substrato, que não é o caso.
Naquele primeiro link que passei, o DimmyB usou carvão ativado quando transferiu a planta dele de vaso mas não é essencial, esse carvão é usado em filtros para purificar a água e se você regar sua planta pelo prato com água livre de cloro não precisará do carvão ativado.

Mais informações:
Video 1 >> Transplante <<
Video 2 >> Alimentando suas PCs <<

As armadilhas da sua Dionaea ainda estão pequenas, o ideal seria usar insetos pequenos como aquelas moscas da fruta (Drosophila melanogaster), que você pode capturar com armadilhas usando frutas, mas dá certo trabalho.
[thumbnail=center]https://4.bp.blogspot.com/-w0n1IudCSQg/ ... B00001.jpg[/thumbnail]

Pra procurar outros tópicos vá até o final da página e escolha o assunto em " Ir para: Iniciantes ou Técnicas e dicas de cultivo".
Não hesite em perguntar também, Abç.


pedrovinicius
Newbie
Newbie
Mensagens: 13
Registrado em: 21 Ago 2012, 14:43
Localização: Vila Velha, ES

Mensagem por pedrovinicius »

Muito obrigado novamente ivan, providenciarei o esfagno para o transplante.
E quanto a água, então eu posso usar água do filtro?
E quanto as moscas, o problema é que aqui não aparecem essas moscas, vi que elas vivem em lugares bem quentes, tentarei colocar pedaços de frutas dentro de uma garrafa pet com um tubo em L na ponta, espero que assim elas não fujam, e colocarei em um local quente da casa.

outra coisa, tenho um terraço que pega sol o desde que ele nasce, até ele se por, nas linhas do horizonte :lol:
isso pode ser aproveitável para planta futuramente?


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem