Ajuda com Dionaea - dormência?
-
- Membro ativo (2)
- Agradeceu: 1 vez
- Agradecimentos: 2 vezes
Ajuda com Dionaea - dormência?
Olá amigos, acho que todos já me conhecem aqui
Minha Dionaea muscipula começou a perder as armadilhas, todas ficando pretas, até as que estavam nascendo antes mesmo de se formarem começaram a ficar pretas e ela com um verde um pouco amarelado quando bate o sol. Sobre a água, utilizo ela fervida e filtrada e o vasinho dela fica no mesmo prato que o da D. affinis, mas a affinis encontra-se em perfeito estado, inclusive com haste floral. A DM pega sol normal o dia inteiro, estavam nascendo armadilhas enormes, mas começaram a fechar e secar, novas nascendo só que menores e começando a secar as pontas antes mesmo de se formarem por completo. O substrato é composto por 100% sphagnum. Estou sem câmera no momento, mas esta parecida com essa do Vinicius, com pouca diferença:
https://s16.postimage.org/48xdmmout/CIMG1181.jpg" onclick="window.open(this.href);return false;
Seria dormência?
Abraços!!
Minha Dionaea muscipula começou a perder as armadilhas, todas ficando pretas, até as que estavam nascendo antes mesmo de se formarem começaram a ficar pretas e ela com um verde um pouco amarelado quando bate o sol. Sobre a água, utilizo ela fervida e filtrada e o vasinho dela fica no mesmo prato que o da D. affinis, mas a affinis encontra-se em perfeito estado, inclusive com haste floral. A DM pega sol normal o dia inteiro, estavam nascendo armadilhas enormes, mas começaram a fechar e secar, novas nascendo só que menores e começando a secar as pontas antes mesmo de se formarem por completo. O substrato é composto por 100% sphagnum. Estou sem câmera no momento, mas esta parecida com essa do Vinicius, com pouca diferença:
https://s16.postimage.org/48xdmmout/CIMG1181.jpg" onclick="window.open(this.href);return false;
Seria dormência?
Abraços!!
"Meus amigos, nunca digam que há plantas más ou homens maus. O que há são maus cultivadores."
- MarcielS
- Membro ativo (5)
- Agradeceu: 1148 vezes
- Agradecimentos: 1471 vezes
Aquiles,
Sabe dizer se ela já passou por alguma dormência antes de ser sua. Pode ser 'esgotamento' por não ter tido a dormência.
Se o rizoma começar a ficar preto é perda total.
Sabe dizer se ela já passou por alguma dormência antes de ser sua. Pode ser 'esgotamento' por não ter tido a dormência.
Se o rizoma começar a ficar preto é perda total.

-
- Membro ativo (2)
Ola Marciel!
Acho que não... Mas ainda posso colocar para dormencia?
Abraços
Acho que não... Mas ainda posso colocar para dormencia?
Abraços
"Meus amigos, nunca digam que há plantas más ou homens maus. O que há são maus cultivadores."
- rdrgobra
- Membro ativo (5)
- Agradeceu: 922 vezes
- Agradecimentos: 1146 vezes
Olá Aquiles, siga o procedimento proposto pelo amigo Thássio no tópico minha-1-experiencia-com-dormencia-induzida-t2500.html" onclick="window.open(this.href);return false; e seja feliz. Fazendo isso hoje, retire a planta da dormência induzida em 21/09/2012. Mas lembre-se do que o Marciel disse, se o rizoma estiver preto aí a plantinha já era.
Abs,
Rodrigo F. Costa
Abs,
Rodrigo F. Costa
"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."
Groucho Marx (1890-1977)
Groucho Marx (1890-1977)
-
- Membro ativo (2)
Olá Rodrigo!! Obrigado!!!
Já conheço o método, inclusive eu quem tirei as duvidas no tópico
Mesmo assim agradeço a intenção amigo!! Coloquei ela hoje para dormência, por sorte apenas uma pequena parte (pequena mesmo xD) estava ficando preta, a retirei. Tirei uma folha com rizoma para tentar leaf cutting
. Agora só esperar dia 10 de outubro...
Abraço!!!!
Já conheço o método, inclusive eu quem tirei as duvidas no tópico

Mesmo assim agradeço a intenção amigo!! Coloquei ela hoje para dormência, por sorte apenas uma pequena parte (pequena mesmo xD) estava ficando preta, a retirei. Tirei uma folha com rizoma para tentar leaf cutting

Abraço!!!!

- MarcielS
- Membro ativo (5)
- Agradeceu: 1148 vezes
- Agradecimentos: 1471 vezes
- b.alecio
- Membro ativo (2)
Boa sorte Aquiles!! Futuramente edite o tópico para sabermos o resultado!
Uma joaninha aproxima-se inocentemente da planta. Dá umas rodeadas e pousa. A planta é um tanto peluda, e nos pêlos há gotas que parecem de orvalho, brilhando à luz do sol. As cores são bonitas e a joaninha acha lindos os pelos. Pobre joaninha...
- Felipe_Steinthaler
- Membro ativo (5)
- Agradeceu: 63 vezes
- Agradecimentos: 76 vezes
- Contato:
Boa sorte Aquiles, espero que corra tudo bemAquiles Gernaldo escreveu:Coloquei ela hoje para dormência...

[url=http://www.carnivoras.com.br/viewtopic.php?f=13&t=14]Growlist And Wishlist (Lista de Plantas)[/url]
Let's Grow
Let's Grow
- nelciJ
- Membro ativo (4)
- Agradeceu: 10 vezes
- Agradecimentos: 55 vezes
ela perece estar esgotada mesmo, tomara que de tudo certo com a dormência e com o leaf cutting também
boa sorte
boa sorte

a felicidade verdadeira significa, em tudo, paz em nós.
[url=http://www.carnivoras.com.br/humilde-galeria-nelcij-08-07-12-pag-12-t1911.html]nelcij - galeria[/url]
[url=http://www.carnivoras.com.br/humilde-galeria-nelcij-08-07-12-pag-12-t1911.html]nelcij - galeria[/url]
-