Dionaea - já faz três anos que ela está comigo.

Assuntos sobre Dionaea Muscipula
Responder
Edson Dias
Newbie
Newbie
Mensagens: 21
Registrado em: 19 Jan 2012, 16:52
Localização: Sumaré

Dionaea - já faz três anos que ela está comigo.

Mensagem por Edson Dias »

Pessoal, bom dia.

Tenho uma dionaea que já foi comprada adulta, em Campinas, SP, quando eu a comprei as armadilhas saiam todas de um lugar só, transplantei ela para um vaso maior, agora ela está soltando armadilhas em três ou quatro lugares diferentes, um não da pra saber direito se são um ou dois pontos de saida.

Ela está se recuperando dos caules de florescencia, tive várias sementes, que cairam no musgo e estão brotando naturalmente.

Pergunto, devo separar as partes da planta adulta ou deixar ela lá?

As pequenininhas, vou deixar no vaso até atingirem um tamanho legal, para transplante :)

Mais tarde posto fotos :)


g_Ribeiro
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 599
Registrado em: 28 Ago 2011, 21:55
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Agradecimentos: 3 vezes

Mensagem por g_Ribeiro »

Cara, depende do seu método de cultivo. Assim como todas as plantas, quanto mais espaço ela tiver pra se desenvolver, maior ela será, mais lembre-se que a Dionaea é naturalmente pequena!
Caso você deixe as sementes que estão brotando junto com a planta mãe, daqui há algum tempo você terá uma espécie de "BOG" cheio de dionaeas, caso separe, vai ter plantas separadas. No meu caso, eu iria separar, pois não sou muito fã de BOGs, acho que quando tem muitas plantas em um lugar só, uma sufoca as outras, mais isso é a minha opinião.
Fica ao seu critério, ok?


Junto com o esforço e a dedicação, vem a experiência. Ninguém ganha experiência, sem esforço.
Minha [url=http://www.carnivoras.com.br/galeria-gabriel-ribeiro-att-30-05-t2403.html]Galeria[/url]
Edson Dias
Newbie
Newbie
Mensagens: 21
Registrado em: 19 Jan 2012, 16:52
Localização: Sumaré

Mensagem por Edson Dias »

Na verdade é a planta mãe que desperta minha duvida, ela está soltando armadilhas como se fosse várias dionaeas bem juntinhas.

As pequenas vou retirar quando elas já tiverem algumas raizes, agora elas estão muito piticas, e eu sou meio ogro, :), já perdi algumas mudinhas, transplantando logo após a germinação :(


arquimedes
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1153
Registrado em: 13 Jan 2011, 23:27
Localização: sao paulo,rio claro
Agradeceu: 7 vezes
Agradecimentos: 18 vezes
Contato:

Mensagem por arquimedes »

Edson,separar a dioneia,por estar com varias frentes de crescimento
É mais uma questão pessoal,pois estando num vaso de tamanho adequado, não ha problema.
Caso queira fazer a separação pro rizoma,retire a muda do vaso, limpe as raizez,localise os pontos de crescimento e os separe.
: joia :
Aqui tem um todorial( https://plantascarnivoras.forumr.net/t1 ... -separacao" onclick="window.open(this.href);return false;)
Editado pela última vez por arquimedes em 20 Jan 2012, 12:53, em um total de 1 vez.


Prefiro carregar o peso de uma mochila nas costas do que o da consciência de não ter conhecido o mundo

[url=http://www.carnivoras.com.br/arquimedes-growlist-atualizacao-30-10-12-t2057.html]Minha Growlist[/url]
g_Ribeiro
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 599
Registrado em: 28 Ago 2011, 21:55
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Agradecimentos: 3 vezes

Mensagem por g_Ribeiro »

Cara, provavelmte sua planta deve estar com brotos laterais, a divisão de rizoma, ou corte dos brotos irão gerar plantas novas, mais isso fica ao seu critério.
Fica aqui um tópico parar gerar novas dionaeas por haste Cutting (haste-cuting-de-dionaea-t1190.html" onclick="window.open(this.href);return false;)


Junto com o esforço e a dedicação, vem a experiência. Ninguém ganha experiência, sem esforço.
Minha [url=http://www.carnivoras.com.br/galeria-gabriel-ribeiro-att-30-05-t2403.html]Galeria[/url]
mx_joao
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 352
Registrado em: 09 Jan 2011, 16:34
Localização: Assis/Ilha Solteira - São Paulo
Agradecimentos: 1 vez

Mensagem por mx_joao »

Tenho uma Dionaea adulta que tem 5 pontos de crescimento juntos no mesmo vaso há mais de 1 ano. O efeito final é super legal, parece uma mega planta. É questão de gosto ou estética separar ou não... Lembre-se que uma dessas plantas pode ser muito jovem para sobreviver sozinha... Abraços


Daniel Souza
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 887
Registrado em: 01 Jun 2010, 17:08
Localização: manaus - Am
Agradecimentos: 11 vezes

Mensagem por Daniel Souza »

Eu nao mexeria na Dionaea, se ela está indo bem a tanto tempo deixa ela como está, vai que voce mexe nela e ela delfinha?

Parabens, posta foto dela aew :)

T+


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem