Dioneia com marcas/arranhões marrons

Assuntos sobre Dionaea Muscipula
Responder
Hyppolito
Newbie
Newbie
Mensagens: 9
Registrado em: 02 Jul 2023, 22:13
Agradeceu: 6 vezes

Dioneia com marcas/arranhões marrons

Mensagem por Hyppolito »

Começaram a aparecer uns arranhoes marrons claro nas armadilhas da minha dioneia, faz mais ou menos 3 meses desde que adquiri ela. O substrato na qual ela se encontra eh musgo esfagno puro. Aparentemente tem umas regiões do musgo que estão meio esverdeada, não sei se está germinando e se isso tem algum coisa a ver com as marcas, mas estou bem preocupado, se alguém souber do que se trata e não se importar de compartilhar o conhecimento super agradeço ;-)

ImagemImagem


Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6343
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1939 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

pode ser, algum inseto capturado que deixou em sua decomposição algo que resultou nisso. tbm efeito de algum inseto sugador,
vamos torcer para parar por aí. observe o desenvolvimento das novas folhas e armadilhas.


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Hyppolito
Newbie
Newbie
Mensagens: 9
Registrado em: 02 Jul 2023, 22:13
Agradeceu: 6 vezes

Mensagem por Hyppolito »

Muitíssimo obrigado pela orientação 😃. Eu continuei observando por esses tempos e aquela folha morreu, outras folhas saudáveis e que não capturaram nada começaram a apresentar marquinhas comImagemo aquelas.Imagem

Tem algo que eu possa fazer pra ajudar minha carnívora???


Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6343
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1939 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

Tem algo que eu possa fazer pra ajudar minha carnívora???
não, infelizmente. teve a sorte, por vezes perdemos as plantas...

isso faz parte do cultivar. há os casos, raros, mas que perdemos as plantas. mas como disse, raros.

importante fazer a nossa a parte, cuidar bem e ficar atento aos primeiros socorros. você o fez, : joia : : joia :


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Hyppolito
Newbie
Newbie
Mensagens: 9
Registrado em: 02 Jul 2023, 22:13
Agradeceu: 6 vezes

Mensagem por Hyppolito »

Certo, vlw pela atenção ;-) Vou esperar que melhore


Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6343
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1939 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

já fique ciente, haverá tbm casos em que a planta irá capturar insetos em que no corpo dos insetos terá ácidos que causarão isso tbm.
nesse caso, tipo capturar um formiga onde ficará bem pior que isso, armadilha preta por todo. ácido fórmico.

terá outros insetos, nestes outros ácidos, outros efeitos parecidos. importante observar as demais armadilhas, mais importante observar a que vem vindo. : joia :


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Hyppolito
Newbie
Newbie
Mensagens: 9
Registrado em: 02 Jul 2023, 22:13
Agradeceu: 6 vezes

Mensagem por Hyppolito »

Tá, muito obrigado, vou prestar atenção no que ela anda pegando então. Ae uma pergunta, os efeitos causados pelas substâncias que são tóxicas pra planta só tem efeito na armadilha em que o inseto foi capturado ou pode ser transmitido para outras partes da planta (outras armadilhas tbm)??


Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6343
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1939 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

comigo sempre foi somente nas armadilhas. mas não descarto outras possibilidades.


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Hyppolito
Newbie
Newbie
Mensagens: 9
Registrado em: 02 Jul 2023, 22:13
Agradeceu: 6 vezes

Mensagem por Hyppolito »

Tá, vou ficar de olho então.
Só pra saber se eu tô fazendo certo quando as folhas morrem. Tipo, quando as armadilhas morrem eu tenho que cortar até que parte dela??? Até a parte branca que eh o rizoma? Ou eu tenho que retirar essa parte tambem? Essa região do rizoma que eh conectada a armadilha tbm morre quando a armadilha morre??
Estou me perguntando essas coisas pq as vezes quando a armadilha morre eu corto até onde tá preto, mas daí o resto da folha tbm fica preto e começa a dar fungos, e comecei a me perguntar se isso vai até o rizoma.
Editado pela última vez por Hyppolito em 27 Jul 2023, 12:52, em um total de 1 vez.


Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6343
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1939 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

normalmente ao cortar a parte preta o que fica, você com cuidado retira manualmente até junto a base. *atenção, muito cuidado
com essa em mão verá na parte na baixo de toda branca, a parte que estava junto a base da planta. esta você irá em um copinho de café furado para escoamento de água (exemplo) e irá plantá-la. parte branca e parte da onde começa a ter a cor. com isso e boa sorte você terá uma ou mais mudas.

veja videos sobre leaf cutting de dionaea.


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem