Manchas vermelhas nas folhas da dioneia

Assuntos sobre Dionaea Muscipula
Responder
RafaelFE
Newbie
Newbie
Mensagens: 8
Registrado em: 02 Fev 2023, 13:36
Agradeceu: 6 vezes

Manchas vermelhas nas folhas da dioneia

Mensagem por RafaelFE »

Boa tarde ,pessoal.

Venho aqui novamente buscar o auxílio de voces. Minha dioneia ultimamente vem apresentando uma coloração bem avermelhada nas folhas perto do rizoma. Isso é normal ou eu errei em alguma coisa?
Imagem
Imagem

Obs: ela está em um vaso com sphagnum e perlita, e sempre dentro de um recipiente com água.


Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6338
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1937 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

Imagem

me diga, há sinal de brotos vindos? se houver, não precisa se preocupar.

sua planta está fraca, bem fraca. vamos aguardar ela se recuperar, ter varias folhas, armadilhas. nos diga, tem broto no centro, pela foto há um sinal, mas não podemos ver bem, ter certeza.


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
RafaelFE
Newbie
Newbie
Mensagens: 8
Registrado em: 02 Fev 2023, 13:36
Agradeceu: 6 vezes

Mensagem por RafaelFE »

Edson Poscai escreveu: 14 Fev 2023, 17:11 Imagem

me diga, há sinal de brotos vindos? se houver, não precisa se preocupar.

sua planta está fraca, bem fraca. vamos aguardar ela se recuperar, ter varias folhas, armadilhas. nos diga, tem broto no centro, pela foto há um sinal, mas não podemos ver bem, ter certeza.
Sim, tem uma folhinha nova se desenvolvendo. Haviam duas mas uma quebrou acidentalmente.
Vou aguardar pra ver se ela melhora mas espero muito que não morra.


Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6338
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1937 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

Sim, tem uma folhinha nova se desenvolvendo. Haviam duas mas uma quebrou acidentalmente.
Vou aguardar pra ver se ela melhora mas espero muito que não morra.
ele está em sério riscos. tomara eu estar enganado.

boa sorte, continue postando fotos dela aqui neste mesmo tópico, sempre com uma foto centralizando o centro da planta que vermos bem como está vindo novos brotos.

Boa sorte,


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
RafaelFE
Newbie
Newbie
Mensagens: 8
Registrado em: 02 Fev 2023, 13:36
Agradeceu: 6 vezes

Mensagem por RafaelFE »

Edson Poscai escreveu: 14 Fev 2023, 17:36
Sim, tem uma folhinha nova se desenvolvendo. Haviam duas mas uma quebrou acidentalmente.
Vou aguardar pra ver se ela melhora mas espero muito que não morra.
ele está em sério riscos. tomara eu estar enganado.

boa sorte, continue postando fotos dela aqui neste mesmo tópico, sempre com uma foto centralizando o centro da planta que vermos bem como está vindo novos brotos.

Boa sorte,
Farei isso, obrigado.
Só pra ilustrar, abaixo está a foto do centro dela atualmente. No lado esquerdo está a folhinha nova e no lado direito a outra que quebrou
Imagem


Avatar do usuário
aquis
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 958
Registrado em: 01 Fev 2016, 12:50
Localização: Santos-Sp
Agradeceu: 442 vezes
Agradecimentos: 434 vezes

Mensagem por aquis »

RafaelFE escreveu: 14 Fev 2023, 19:58
Edson Poscai escreveu: 14 Fev 2023, 17:36
Sim, tem uma folhinha nova se desenvolvendo. Haviam duas mas uma quebrou acidentalmente.
Vou aguardar pra ver se ela melhora mas espero muito que não morra.
ele está em sério riscos. tomara eu estar enganado.

boa sorte, continue postando fotos dela aqui neste mesmo tópico, sempre com uma foto centralizando o centro da planta que vermos bem como está vindo novos brotos.

Boa sorte,
Farei isso, obrigado.
Só pra ilustrar, abaixo está a foto do centro dela atualmente. No lado esquerdo está a folhinha nova e no lado direito a outra que quebrou
Imagem
Como Edson disse, ela parece bem debilitada, tente colocar algum inseto vivo na armadilha ainda viva pra tentar dar energia adicional pra ela.


A soberba precede a queda, e a altivez de espírito a ruína.
RafaelFE
Newbie
Newbie
Mensagens: 8
Registrado em: 02 Fev 2023, 13:36
Agradeceu: 6 vezes

Mensagem por RafaelFE »

aquis escreveu: 14 Fev 2023, 21:46
RafaelFE escreveu: 14 Fev 2023, 19:58
Edson Poscai escreveu: 14 Fev 2023, 17:36
ele está em sério riscos. tomara eu estar enganado.

boa sorte, continue postando fotos dela aqui neste mesmo tópico, sempre com uma foto centralizando o centro da planta que vermos bem como está vindo novos brotos.

Boa sorte,
Farei isso, obrigado.
Só pra ilustrar, abaixo está a foto do centro dela atualmente. No lado esquerdo está a folhinha nova e no lado direito a outra que quebrou
Imagem
Como Edson disse, ela parece bem debilitada, tente colocar algum inseto vivo na armadilha ainda viva pra tentar dar energia adicional pra ela.
Eu estava com medo de alimentar pq dizem que a folha pode morrer em seguida ela tem poucas folhas... mas vou fazer isso, obrigado pela dica


Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6338
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1937 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

Imagem

importante estes novos brotos prosseguir, e mais ainda, virem outros. observar nascendo outro já com estes em andamento, poderá ficar tranquilo.

mas por hora o tratamento em moderação, com atenção. sem sol extremos, tudo moderados, de pouco. até uma boa recuperação e estar forte.

boa sorte.


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Avatar do usuário
Carlinhos
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 493
Registrado em: 13 Ago 2014, 18:58
Localização: São José do Rio Prêto - SP
Agradeceu: 37 vezes
Agradecimentos: 107 vezes

Mensagem por Carlinhos »

RafaelFE escreveu:Boa tarde ,pessoal.

Venho aqui novamente buscar o auxílio de voces. Minha dioneia ultimamente vem apresentando uma coloração bem avermelhada nas folhas perto do rizoma. Isso é normal ou eu errei em alguma coisa?
Imagem
Imagem

Obs: ela está em um vaso com sphagnum e perlita, e sempre dentro de um recipiente com água.
Olá RafaelFE,está faltando clorofila aí,tem outras aí no caso de perca desta muda?
Concordo com tudo que os colegas acima disseram até alimentar ela com ração de peixe feito papinha molhada ou inseto não carnudo bem pequeno de "digestão" rápida.
Se está Dio fosse minha eu faria assim como na foto trabalhoso e delicado e daria sol filtrado para estimular o aparecimento do verde.
Para fazer isto use pinça e palitos, não vá na mão livre.

Espero ter ajudado!Imagem

Enviado de meu M2004J19C usando o Tapatalk



nasci na sombra de uma samambaia e acredito que vou morrer de braços dados a uma carnivora....
Ô.Ô
RafaelFE
Newbie
Newbie
Mensagens: 8
Registrado em: 02 Fev 2023, 13:36
Agradeceu: 6 vezes

Mensagem por RafaelFE »

Carlinhos escreveu: 16 Fev 2023, 13:30
RafaelFE escreveu:Boa tarde ,pessoal.

Venho aqui novamente buscar o auxílio de voces. Minha dioneia ultimamente vem apresentando uma coloração bem avermelhada nas folhas perto do rizoma. Isso é normal ou eu errei em alguma coisa?
Imagem
Imagem

Obs: ela está em um vaso com sphagnum e perlita, e sempre dentro de um recipiente com água.
Olá RafaelFE,está faltando clorofila aí,tem outras aí no caso de perca desta muda?
Concordo com tudo que os colegas acima disseram até alimentar ela com ração de peixe feito papinha molhada ou inseto não carnudo bem pequeno de "digestão" rápida.
Se está Dio fosse minha eu faria assim como na foto trabalhoso e delicado e daria sol filtrado para estimular o aparecimento do verde.
Para fazer isto use pinça e palitos, não vá na mão livre.

Espero ter ajudado!Imagem

Enviado de meu M2004J19C usando o Tapatalk
Olá Carlinhos. Infelizmente só tenho esta por enquanto, ganhei de presente e é a minha primeira experiencia com planta carnivora. Estou preocupado pq ultimamente tem feio muito tempo nublado por aqui e ela está tomando pouco sol diário. Além disso, ontem dei um besourinho pra ela e ela rapidamente o segurou e fechou, no entanto, hoje de manhã quando fui vê-la, percebi uma pequena brecha aberta pelo besouro que conseguiu escapar. Ai fiquei sem saber o que fazer e com receio da planta morrer, já que gastou a pouca energia que tinha pra fechar a armadilha, então peguei uma aranha bem pequena e coloquei na armadilha pela mesma brecha, sem mexer muito na folha, e pressionei bem fraquinho pra fechar a brecha. Espero que não tenha feito bobagem e que ela sobreviva a esses dias nublados.


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem