Preciso de ajuda com minha dionéia

Assuntos sobre Dionaea Muscipula
Responder
RafaelFE
Newbie
Newbie
Mensagens: 8
Registrado em: 02 Fev 2023, 13:36
Agradeceu: 6 vezes

Preciso de ajuda com minha dionéia

Mensagem por RafaelFE »

Boa tarde, pessoal.
Me chamo Rafael e sou novo por aqui. Sábado (28/01) eu ganhei essa dionéia da minha namorada, ela comprou em um mercado. Acontece que eu me disseram que elas gostam de bastante sol e eu, leigo, cometi o erro de não realizar a aclimatação dela, deixando ela tomar sol o dia todod no sabado e domingo... vejam por si só o resultado:

Sábado:
Imagem

Domingo:
Imagem

Desde segunda ela não tomou um pingo de sol, só ficou em local com claridade. Hoje (02/02) chegou o sphagnum e a perlita e na hora de trocar para um vaso maior, eu percebi que tinha praticamente dois rizomas, então dividi ela. Agora estou com medo de ter feito cagada e ela estar muito fraca para ser dividida. Eis como ficou:
Imagem

Enfim, voces acham que devo manter ela só na claridade ou posso ir colocando um poquinho no sol pela manhã? Acham que ela pelo menos vai sobreviver? :oops: :oops:

Desde já, agradeço a ajuda.


Avatar do usuário
CauPlantas
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 981
Registrado em: 07 Ago 2013, 10:02
Localização: São Paulo - SP
Agradeceu: 393 vezes
Agradecimentos: 243 vezes

Mensagem por CauPlantas »

RafaelFE escreveu: 02 Fev 2023, 15:47
Domingo:
Imagem
Aqui o rizoma está coberto. Agora que trocou de substrato ele está coberto de novo? Se estiver, deixe-o descoberto.

Como já fez a divisão e a troca de substrato deixe-a na claridade até notar que ela se acostumou e o crescimento retornou. Depois, vá aumentando o sol aos poucos.


"Como as plantas a amizade não deve ser muito nem pouco regada."

(Carlos Drummond de Andrade)
RafaelFE
Newbie
Newbie
Mensagens: 8
Registrado em: 02 Fev 2023, 13:36
Agradeceu: 6 vezes

Mensagem por RafaelFE »

CauPlantas escreveu: 02 Fev 2023, 18:02
RafaelFE escreveu: 02 Fev 2023, 15:47
Domingo:
Imagem
Aqui o rizoma está coberto. Agora que trocou de substrato ele está coberto de novo? Se estiver, deixe-o descoberto.

Como já fez a divisão e a troca de substrato deixe-a na claridade até notar que ela se acostumou e o crescimento retornou. Depois, vá aumentando o sol aos poucos.
Bom dia. Eu deixei o rizoma todo exposto. Praticamente apenas as raízes estão "enterradas"


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem