Ajuda para começar cultivo indoor

Assuntos sobre Dionaea Muscipula
Responder
O Caos
Newbie
Newbie
Mensagens: 4
Registrado em: 25 Nov 2022, 13:51
Localização: Paranaguá - PR
Agradecimentos: 1 vez

Ajuda para começar cultivo indoor

Mensagem por O Caos »

Olá, sei que cultivo indoor é um tópico já comentado no fórum, porém ele ainda é muito pouco desenvolvido e escasso, por isso, vim aqui pedir ajuda sobre algumas informações básicas relacionadas a luz:

*Iluminação: Quais tipos de iluminação devo usar? Tenho uma lâmpada full spectrum 28w, eu precisaria de uma lâmpada branca fria para ter o máximo de proveito? Qual deve ser a distância adequada da luz para planta? Qual deve ser o tempo de exposição que a planta deve tomar?

Qualquer informação extra (não sendo necessariamente sobre a luz) é super bem vinda e necessária!!! :D


Avatar do usuário
aquis
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 958
Registrado em: 01 Fev 2016, 12:50
Localização: Santos-Sp
Agradeceu: 443 vezes
Agradecimentos: 434 vezes

Mensagem por aquis »

O Caos escreveu: 27 Nov 2022, 03:21 Olá, sei que cultivo indoor é um tópico já comentado no fórum, porém ele ainda é muito pouco desenvolvido e escasso, por isso, vim aqui pedir ajuda sobre algumas informações básicas relacionadas a luz:

*Iluminação: Quais tipos de iluminação devo usar? Tenho uma lâmpada full spectrum 28w, eu precisaria de uma lâmpada branca fria para ter o máximo de proveito? Qual deve ser a distância adequada da luz para planta? Qual deve ser o tempo de exposição que a planta deve tomar?

Qualquer informação extra (não sendo necessariamente sobre a luz) é super bem vinda e necessária!!! :D
Vou te falar sobre minha experiência com cultivo indoor.
As lâmpadas que uso são Led da Philips para uso residencial, cada uma possui 15 watts e 1520 lúmens, uso três de 6500 K (branca) e duas de 2700 K (amarela), cinco lâmpadas no total para um cultivo de 60 cm de comprimento e 40 de largura.
Concerteza lâmpadas full spectrum são melhores que lâmpadas led comuns, mas eu aconselharia a colocar leds brancos junto com as Full spectrum, pelo fato de você conseguir visualizar melhor suas plantas, já que lâmpadas para plantas são de tons lilás, e nesse espectro de cor os nossos olhos tem dificuldade de enxergar com detalhes.
A distância pode variar de acordo com o calor produzido pela lâmpada, existe um equilíbrio entre aproveitar o máximo de luz possível, sem queimar a planta, talvez você irá precisar fazer alguns testes para achar esse equilíbrio, mas como uma base, mantenho as minhas 15 cm acima das plantas, numa bandeja aberta, e próximo da janela, o que ajuda bastante na troca de ar para não ficar muito quente.
O tempo de exposição no meu cultivo são de 14 horas, deve levar em conta que nenhuma iluminação artificial pode alcançar o potencial do sol, então compenso com um tempo de exposição maior, e tem sido o suficiente pras minhas plantas, no geral ficam bem vermelhas.
Existem algumas questões que você deve fazer.
Qual o tamanho do cultivo que você pretende ter?
O quanto você pode investir nesse cultivo? Afinal cultivo indoor acaba gastando energia elétrica, além de que, lâmpadas full spectrum ou de alta eficiência não costumam ser baratas.
Quais espécies pretende cultivar? Leve em consideração que cada espécie possui um tamanho diferente, espécies que crescem muito ficarão mais propensas a se queimar nas lâmpadas, isso exigirá um pouco de planejamento para manter as menores mais ao centro do cultivo e as maiores mais nos cantos para não absorverem tanta radiação.
Enfim, apenas algumas considerações.


A soberba precede a queda, e a altivez de espírito a ruína.
O Caos
Newbie
Newbie
Mensagens: 4
Registrado em: 25 Nov 2022, 13:51
Localização: Paranaguá - PR
Agradecimentos: 1 vez

Mensagem por O Caos »

Olá, obrigado pela resposta, isso já vai me dar um bom norte.

Bom, respondendo suas perguntas: quero começar pequeno, afinal, continua sendo uma ideia que ainda está saindo do papel, vou usar um dioneia típica e uma drosera capensis típica como cobaias. Se tudo der certo, vou ir aumentando, claro.
Estou com um orçamento de 100 agora de inicio, é pouco, eu sei, mas estou sem pressa, vou criando a estrutura aos poucos :)

Uma duvida que me surgiu é: com relação a dormência de dio, o que pode ocorrer de diferente? Não deve ser a mesma coisa comparada a uma planta cultivada à céu aberto.


Avatar do usuário
aquis
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 958
Registrado em: 01 Fev 2016, 12:50
Localização: Santos-Sp
Agradeceu: 443 vezes
Agradecimentos: 434 vezes

Mensagem por aquis »

O Caos escreveu: 27 Nov 2022, 21:49 Olá, obrigado pela resposta, isso já vai me dar um bom norte.

Bom, respondendo suas perguntas: quero começar pequeno, afinal, continua sendo uma ideia que ainda está saindo do papel, vou usar um dioneia típica e uma drosera capensis típica como cobaias. Se tudo der certo, vou ir aumentando, claro.
Estou com um orçamento de 100 agora de inicio, é pouco, eu sei, mas estou sem pressa, vou criando a estrutura aos poucos :)

Uma duvida que me surgiu é: com relação a dormência de dio, o que pode ocorrer de diferente? Não deve ser a mesma coisa comparada a uma planta cultivada à céu aberto.
Não tenho muita experiência com Dionaea, mas com relação as minhas droseras notei que elas quase nunca entram em dormência, e muito provavelmente sua Dionaea também não entrará ou retardará bastante esse processo, desde que você mantenha o mesmo fotoperíodo das luzes, pois como deve saber, a mudança na incidência solar é um dos principais fatores que contribuem para que a planta siga com a dormência, além de outros fatores climáticos como a temperatura por exemplo.


A soberba precede a queda, e a altivez de espírito a ruína.
Avatar do usuário
Paulo
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2833
Registrado em: 24 Mai 2010, 12:44
Localização: Sorocaba / SP
Agradeceu: 501 vezes
Agradecimentos: 696 vezes

Mensagem por Paulo »

Bom dia!

Meu cultivo é indoor, comecei com lâmpadas tubulares e agora uso lâmpadas de led tipo smd par que tem facho dirigido.
Por acaso eu comprei duas na semana passada, mas no seu caso basta uma. Comprei no ML por R$ 45, procura por "Lâmpada Par38 Led 14w Branco Frio 6500k".

Imagem

Paulo


Eu sou eu, foi meu pai que me fez assim, quem quiser que me faça outro se achar que estou ruim.
O Caos
Newbie
Newbie
Mensagens: 4
Registrado em: 25 Nov 2022, 13:51
Localização: Paranaguá - PR
Agradecimentos: 1 vez

Mensagem por O Caos »

Paulo escreveu: 28 Nov 2022, 12:01 Bom dia!

Meu cultivo é indoor, comecei com lâmpadas tubulares e agora uso lâmpadas de led tipo smd par que tem facho dirigido.
Por acaso eu comprei duas na semana passada, mas no seu caso basta uma. Comprei no ML por R$ 45, procura por "Lâmpada Par38 Led 14w Branco Frio 6500k".

Imagem

Paulo
Olha só, foi essa lâmpada que encomendei ontem :lol: . Espero que de tudo certo


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem