Primeiro contato com a carnívora, criando em apartamento

Assuntos sobre Dionaea Muscipula
Responder
Grzd
Newbie
Newbie
Mensagens: 3
Registrado em: 23 Out 2022, 19:56
Localização: Santo André - SP
Agradecimentos: 1 vez

Primeiro contato com a carnívora, criando em apartamento

Mensagem por Grzd »

Boa noite

Ontem, visitando uma loja de jardinagem aqui da região (ABC Paulista), comprei uma carnívora que estava na promoção, sem conhecimento nenhum da espécie. Sempre quis ter uma, mas nunca tive nenhum contato.

Estou mudando pra um apartamento no 13° andar e acredito que terei uma certa dificuldade com alimento, já que pela altura é dificil os insetos chegarem.
Meu primeiro plano caso tenha esse problema, será criar besouros de amendoim, mas esse é assunto pra outro momento.

Como dá pra ver na foto abaixo, minha planta ainda é nova, mas já tem algumas armadilhas que estão se desenvolvendo bem.
Não consegui identificar exatamente qual o substrato, mas acredito que seja musgo com algum tipo de terra.

Dada a apresentação da minha nova diversão, aqui vão as perguntas:

1. Pelo pouco que pesquisei até agora, seria interessante usar um outro substrato.
Já devo fazer essa troca? Qual seria o melhor método?

2. Por enquanto, estou deixando na janela do apartamento, onde deve pegar o sol da manhã, entre 7h e 10h e eventualmente atrair alguns insetos. Caso seja difícil a atração dos insetos, oferecer insetos a ela é prejudicial?
Não colocaria o inseto direto na armadilha, mas dentro do vaso e deixaria que ela atraia o mesmo.
Sobre o tempo de luz, seria suficiente o tempo que tenho?

3. Vi sobre o uso de agua desmineralizada. Quão prejudicial, de forma provisória, é o uso da agua de torneira? Devo evitar 100% o uso?
Regando com água desmineralizada, qual deve ser a frequencia da rega?

Sigo empolgado com minha nova criação, já interessado em seguir com o cultivo e cada vez aprender mais.
Agradeço se puderem ajudar com os questionamentos.

Muito obrigado desde já!Imagem

Enviado de meu SM-G991B usando o Tapatalk



Avatar do usuário
Carlinhos
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 493
Registrado em: 13 Ago 2014, 18:58
Localização: São José do Rio Prêto - SP
Agradeceu: 37 vezes
Agradecimentos: 107 vezes

Mensagem por Carlinhos »

Olá Grzd,boa tarde...
Eu uso 100% sfagno,a planta está sadia se desejar trocar o substrato vai,eu desenhado e levo a planta para baixo da torneira e lavo caridosamente preservando as raízes e não uso vasos menores que 15cm,num vaso cheio de substrato faço um furo com o dedo do tamanho da raiz e acondicionado a planta no devido local levando o máximo de musgo ao redor cobrindo a parte branca "essencial".
O uso da água da torneira com cloro é ruim a água da torneira descansada por no mínimo 48 hrs é legal,num balde tampado ou mesmo na garrafa pet é legal.Ainda não usei água desmineralizada mas já usei água do ar condicionado.
Sol das 7 as 10 hrs vai deixar sua planta mais lenta e talvez menos colorida,quanto mais sol e alta luminosidade no caso Dionaea melhor.Eu deixo água sempre a vontade substrato sempre humido menos no frio...Não tem problemas oferecer insetos procure os menos carnudos por causa do tempo ao sol..
Um cordial abraço!


nasci na sombra de uma samambaia e acredito que vou morrer de braços dados a uma carnivora....
Ô.Ô
Grzd
Newbie
Newbie
Mensagens: 3
Registrado em: 23 Out 2022, 19:56
Localização: Santo André - SP
Agradecimentos: 1 vez

Mensagem por Grzd »

Boa noite Carlinhos

Obrigado pelas considerações!

Ontem tive um problema e hoje outro.
O substrato onde ela estava era terra e estava BEM seco, então trouxe pra casa da minha mãe, onde eu conseguiria fazer a troca pro musgo.

Durante o transporte ontem, minha noiva por acidente deixou cair o vasinho e de uma forma estranha, todas as armadilhas se fecharam. Cheguei na minha mãe e deixei o vaso em um local arejado onde elas pegariam praticamente o mesmo tempo de sol.

Hoje, quando cheguei, peguei minha mãe colocando água da torneira no pote...

Durante o dia elas estavam bem fechadas e com um visual menos saudável, mas acredito que mais pelo tombo do que pela água.
Achei melhor fazer a troca do substrado. Retirei do pote pequeno onde estavam, que era realmente terra, e coloquei em um novo maior com 100% esfagno.

Vou acompanhar mas estou com medo de perder com menos de uma semana

Mesmo que perca, pretendo comprar uma nova e já tomar um cuidado maior!

Enviado de meu SM-G991B usando o Tapatalk



ConstantinePakhomova
Newbie
Newbie
Mensagens: 2
Registrado em: 24 Out 2022, 16:08
Agradeceu: 1 vez

Mensagem por ConstantinePakhomova »

Lendo tudo e já percebi que planta carnívora não é pra mim.

'-'


Constantine P
Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6338
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1937 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

ConstantinePakhomova, favor apresentar a sua apresentação. a que fez foi na de outra pessoa, precisa abrir uma sua.


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Avatar do usuário
Carlinhos
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 493
Registrado em: 13 Ago 2014, 18:58
Localização: São José do Rio Prêto - SP
Agradeceu: 37 vezes
Agradecimentos: 107 vezes

Mensagem por Carlinhos »

Grzd escreveu: 27 Out 2022, 21:35 Boa noite Carlinhos

Obrigado pelas considerações!

Ontem tive um problema e hoje outro.
O substrato onde ela estava era terra e estava BEM seco, então trouxe pra casa da minha mãe, onde eu conseguiria fazer a troca pro musgo.

Durante o transporte ontem, minha noiva por acidente deixou cair o vasinho e de uma forma estranha, todas as armadilhas se fecharam. Cheguei na minha mãe e deixei o vaso em um local arejado onde elas pegariam praticamente o mesmo tempo de sol.

Hoje, quando cheguei, peguei minha mãe colocando água da torneira no pote...

Durante o dia elas estavam bem fechadas e com um visual menos saudável, mas acredito que mais pelo tombo do que pela água.
Achei melhor fazer a troca do substrado. Retirei do pote pequeno onde estavam, que era realmente terra, e coloquei em um novo maior com 100% esfagno.

Vou acompanhar mas estou com medo de perder com menos de uma semana Imagem

Mesmo que perca, pretendo comprar uma nova e já tomar um cuidado maior!

Enviado de meu SM-G991B usando o Tapatalk
Boa noite Grzd,estas plantas tem boa resistência.A água de torneira não é um veneno é ruim se usar com certa frequência.E muito natural ter medo e muito bom por que nos deixam em alerta.Vai se aprofundando no assunto com mais pesquisa e leitura do fórum que você vai ter uma ideia maior de mudança de vaso,substrato,e de como multiplicar sua Dionaea a partir da folha e divisão do rizoma,para que você tenha duas ou mais caso algo de errado aconteça com uma.E falando em plantas vivas acontece cada coisa de vez em quando,que não dá para acreditar...


nasci na sombra de uma samambaia e acredito que vou morrer de braços dados a uma carnivora....
Ô.Ô
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem