[Iniciante] Dúvidas sobre o substrato

Assuntos sobre Dionaea Muscipula
Responder
Avatar do usuário
dufTzera
Newbie
Newbie
Mensagens: 14
Registrado em: 20 Abr 2022, 14:12
Localização: Pelotas, RS
Agradeceu: 14 vezes

[Iniciante] Dúvidas sobre o substrato

Mensagem por dufTzera »

Tudo bem amigos, estou iniciando com este hobby maravilhoso, e estou com algumas dúvidas sobre os substratos. Recebi algumas sementes de Dionaeas e vou utilizar como base o musgo esfagnon, e como acompanhante eu tenho disponível, perilta, vermiculita e areia de construção que eu teria que higienizar.

O cerne da minha dúvida esta principalmente na vermiculita, a principal diferença entre ela é a perilta seria o tempo de efetividade? Sendo vermiculita de +-2 anos e perilta +5 anos?

Vejo muitos não aconselharem o uso de vermiculita nas pcs, mas nunca me deparo com o porque dessa negativa.

Eu estou pensando em utilizar nos vasos pequenos uma combinação de 20% perilta e 10% vermiculita, a razão seria pra economizar perlita e como os vasos pequenos tem seus substratos trocados em poucos anos, a vermiculita não perderia sua efetividade. Já nos vasos grande eu usaria somente a perilta com o esfagnon.

Sou iniciante, sintam-se a vontade de expor combinações legais com esses substratos que eu evidenciei, de preferência sem a areia :lol: , desde já agradeço.


"Os sorrisos mais bonitos escondem os segredos mais profundos. Os olhos mais bonitos são os que mais choraram. E os corações mais gentis são os que mais sentiram dor."

Frank Ocean
Avatar do usuário
CauPlantas
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 981
Registrado em: 07 Ago 2013, 10:02
Localização: São Paulo - SP
Agradeceu: 393 vezes
Agradecimentos: 243 vezes

Mensagem por CauPlantas »

Para germinação, usar somente o sphagnum é suficiente.
Agora, quando elas já estiverem maiores recomendo misturar o sphagnum com a perlita. Pode ser na proporção de 1:1.

Vermiculita é mais usado para Pinguicula, mas ainda assim nem todos gostam de usar. Dizem que com o tempo ela vira uma papa.
Eu diria que não é bom utilizar no cultivo geral pois ela é mineral e levemente alcalina se não me engano, o que não agrada PC's como a Dionaea.
Já a perlita é mais inerte e não absorve tanta umidade quanto a vermiculita.

Se não tiver perlita o suficiente, pode utilizar isopor picado. O efeito é praticamente o mesmo.


"Como as plantas a amizade não deve ser muito nem pouco regada."

(Carlos Drummond de Andrade)
Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6338
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1937 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

e como acompanhante eu tenho disponível, perlita, vermiculita e areia de construção que eu teria que higienizar.
se me permite uma sugestão, use somente a perlita. caso resida em local de dificil acesso, dificil adquirir, use o isopor como dito pelo nosso amigo acima.a areia compacta o substrato. a vermiculita é mais usada em solo seco, além das caracteristicas já especificadas acima.


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem