Dionaea não desenvolvendo

Assuntos sobre Dionaea Muscipula
Responder
barbosaacv
Newbie
Newbie
Mensagens: 6
Registrado em: 06 Abr 2022, 16:33
Localização: São Gonçalo/RJ.
Agradeceu: 5 vezes
Agradecimentos: 1 vez

Dionaea não desenvolvendo

Mensagem por barbosaacv »

Boa noite, pessoal!

Queria saber se alguém poderia me ajudar com meu problema com minha Dionaea. Comprei ela em uma loja de plantas, dia 12/02. Ela chegou com umas 5 armadilhas grandes e 1 já morrendo, tava verdinha e bonita. Ela veio em uma terra preta, achei estranho e comprei substrato específico para carnívoras (postei a foto do substrato). De uns tempos pra cá ela parou de desenvolver. Li bastante sobre o cultivo dela e também vi alguns vídeos para iniciantes, o que posso estar fazendo errado?

Ela está em um vaso normal de plástico marrom, mas dentro de um cachepô de cerâmica, pra reter a água. Assim que ela chegou deixei pegando sol, em torno de 08:30 até 15:30. Vi que de começo ela não poderia pegar mto sol, e as hastes dela estavam ficando queimadas, então comecei a deixar só no sol da manhã, em torno de 08:30 até 12:00. Mesmo assim via hastes queimadas e depois disso toda haste que nascia já queimava, não chegava nem a desenvolver as armadilhas. E agora ela tá assim, igual na foto. Ah, e quando não tem sol, porque parece que o sol desistiu do RJ, eu deixo ela umas 5h embaixo da luz de led.

Alguém tem noção do que possa ser?


ImagemImagemImagem


Avatar do usuário
aquis
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 958
Registrado em: 01 Fev 2016, 12:50
Localização: Santos-Sp
Agradeceu: 442 vezes
Agradecimentos: 434 vezes

Mensagem por aquis »

Essas plantas quanto menos você mexer melhor. Coloque ela em algum canto que pegue algumas horas de sol, água e esqueça ela, talvez seja uma fase de adaptação e ficar movimentado ela só piora, talvez seja alguma dormência induzida por um novo ambiente, ou talvez ela irá morrer, e mesmo que isso aconteça, mantenha o vaso por alguns meses sempre regando, possa ser que ela renasça.


A soberba precede a queda, e a altivez de espírito a ruína.
barbosaacv
Newbie
Newbie
Mensagens: 6
Registrado em: 06 Abr 2022, 16:33
Localização: São Gonçalo/RJ.
Agradeceu: 5 vezes
Agradecimentos: 1 vez

Mensagem por barbosaacv »

Muito obrigada por responder, Aquis. Vou deixar ela quietinha, o único problema é que vai ter que ser na janela na parte de dentro, porque se botar fora vai pegar muita chuva. Você acha que tem problema pegar sol através do vidro da janela?


Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6338
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1937 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

que substrato é esse?

qdo for comprar, sugestão, não compre substrato pronto. compre somente musgo sphagnum.

e nas condições da planta está inviável mexer.


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
barbosaacv
Newbie
Newbie
Mensagens: 6
Registrado em: 06 Abr 2022, 16:33
Localização: São Gonçalo/RJ.
Agradeceu: 5 vezes
Agradecimentos: 1 vez

Mensagem por barbosaacv »

Boa noite, Edson.

Eu comprei online. É de uma distribuidora de coisas de jardim um pouco conhecidinha aqui no Rio, já tinha comprado outras coisas de jardim com eles que eram boas, por isso confiei.

No substrato vem: Fibra de coco em pó, perlita expandida, areia lavada de rio e musgo sphagnum.

E comprei junto um saco do musgo puro, misturei 50% de musgo + 50% desse substrato e coloquei musgo puro por cima.


Avatar do usuário
Leonardo Costa
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 291
Registrado em: 03 Ago 2016, 21:03
Localização: São Paulo - SP
Agradeceu: 117 vezes
Agradecimentos: 128 vezes

Mensagem por Leonardo Costa »

Fibra de coco é muito boa quando se retirada o tanino que possui, tive colegas que perderam carnivoras pq na propria embalagem dizia livre de tanino e no final foi ele que matou as carnivoras. Fica a dica para observar.. a Fibra de coco quando possui tanino, deixa um tom de "chá mate" na água, como é uma mistura este substrato, outros que compoe também podem deixar, assim fica dificil bater o martelo se possui ou não, o melhor realmente é o que o Edson recomendou com perlita expandida. Areia usava, mas não utilizo mais para Dioneias por acreditar que deixa muito compactado o substrato. Outra dica valiosa é do colega Aquis, quanto menos você mexer melhor.


barbosaacv
Newbie
Newbie
Mensagens: 6
Registrado em: 06 Abr 2022, 16:33
Localização: São Gonçalo/RJ.
Agradeceu: 5 vezes
Agradecimentos: 1 vez

Mensagem por barbosaacv »

Boa noite, Leonardo. Tomara que eu não tenha matado a minha plantinha :(
A água dela sai meio marrom mesmo. Eu vou fazer o que o Aquis e o Edson falaram, vou deixar ela paradinha com água e tomando sol e ver se ela se recupera, se ela se recuperar eu troco o substrato por musgo e perlita.

Muito obrigada pelas respostas, pessoal!


barbosaacv
Newbie
Newbie
Mensagens: 6
Registrado em: 06 Abr 2022, 16:33
Localização: São Gonçalo/RJ.
Agradeceu: 5 vezes
Agradecimentos: 1 vez

Mensagem por barbosaacv »

Boa tarde, pessoal.

Alguém sabe dizer se esse da foto é realmente o musgo sphagnum? Achei em uma loja de plantas aqui perto de casa e queria a confirmação pra poder comprar.

Eu procurei postagens sobre o reconhecimento do musgo, mas todos que achei as imagens já não davam pra ver, dava erro ao clicar. Por isso tô perguntando aqui mesmo.

Imagem
Editado pela última vez por barbosaacv em 11 Abr 2022, 13:38, em um total de 1 vez.


Avatar do usuário
enniolima
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 350
Registrado em: 19 Fev 2019, 20:35
Localização: Belo Horizonte - MG
Agradeceu: 110 vezes
Agradecimentos: 182 vezes

Mensagem por enniolima »

barbosaacv escreveu: 11 Abr 2022, 13:37 Boa tarde, pessoal.

Alguém sabe dizer se esse da foto é realmente o musgo sphagnum? Achei em uma loja de plantas aqui perto de casa e queria a confirmação pra poder comprar.

Eu procurei postagens sobre o reconhecimento do musgo, mas todos que achei as imagens já não davam pra ver, dava erro ao clicar. Por isso tô perguntando aqui mesmo.

Imagem
Olá, é sphagnum sim. É interessante você retirar as impurezas que vem nele antes do uso, folhas galhos e outros tipos de musgo que as vezes vem misturado. Alguns fervem antes de utilizar também, mas não é regra, vai de cada um.


"A humildade é a única base sólida de todas as virtudes."

Confúcio
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem