Muda Dioneia estranha?

Assuntos sobre Dionaea Muscipula
Responder
BlitzGod
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 113
Registrado em: 14 Nov 2020, 08:28
Localização: Canoas / RS
Agradeceu: 34 vezes
Agradecimentos: 57 vezes
Contato:

Muda Dioneia estranha?

Mensagem por BlitzGod »

Boa noite! Final de semana passado decidi retirar uma muda de minha dioneia. Notei que ela estava demorando para se desenvolver, além do rizoma estar visualmente separado.
Abaixo anexei uma foto desta muda, mas achei estranho pois suas raízes estão bastante compridas porém suas folhas estão bem miúdas e pouco desenvolvidas. É normal isto?
Outra questão, neste vaso que fiz a separação da minha dioneia, existiam alguns bichinhos no musgo (parecido com uma pulga de cachorro), será que pode ser prejudicial para planta?

Imagem


Junte-se ao nosso grupo do Whatsapp:
https://chat.whatsapp.com/C6tFqODnYhy5rxHk8HuJZq
Avatar do usuário
Viniciuscarnivora
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 96
Registrado em: 22 Fev 2020, 19:06
Localização: Recife-Pe
Agradeceu: 1 vez
Agradecimentos: 14 vezes

Mensagem por Viniciuscarnivora »

BlitzGod escreveu:Boa noite! Final de semana passado decidi retirar uma muda de minha dioneia. Notei que ela estava demorando para se desenvolver, além do rizoma estar visualmente separado.
Abaixo anexei uma foto desta muda, mas achei estranho pois suas raízes estão bastante compridas porém suas folhas estão bem miúdas e pouco desenvolvidas. É normal isto?
Outra questão, neste vaso que fiz a separação da minha dioneia, existiam alguns bichinhos no musgo (parecido com uma pulga de cachorro), será que pode ser prejudicial para planta?

Imagem
Boa noite Imagem,eu não tenho certeza mas essa "pulga q você falou" se n me engano é um fungo que é normal está no musgo,ele está no processo de decomposição do musgo q é normal,mas eu não tenho certeza,no caso dela não está muito desenvolvida pode ser por vários fatores ,por exemplo:cada dioneae é diferente ,ou seja tem algumas que se desenvolvem mais rápido tem outras que se desenvolvem mais lento .

Enviado de meu moto g(9) play usando o Tapatalk



Vini
Avatar do usuário
CauPlantas
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 981
Registrado em: 07 Ago 2013, 10:02
Localização: São Paulo - SP
Agradeceu: 393 vezes
Agradecimentos: 243 vezes

Mensagem por CauPlantas »

Dionaeas podem ter raízes bem longas mesmo!
Folhas pequenas indicam que a sua planta pode estar em dormência.

Acredito que estas "pulgas" são os colêmbolos que ficam pulando quando estão na água ou quando você toca neles. Eles não fazem mal às plantas e se alimentam da matéria orgânica do substrato.


"Como as plantas a amizade não deve ser muito nem pouco regada."

(Carlos Drummond de Andrade)
Avatar do usuário
Arthur Vinicius
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 333
Registrado em: 21 Out 2010, 13:36
Localização: Brasília - DF
Agradeceu: 122 vezes
Agradecimentos: 141 vezes

Mensagem por Arthur Vinicius »

Blitz, pode ser que sua planta entrou em dormência, por isso o desenvolvimento lento. Sobre esses insetos, tenta tirar uma foto, porque pela descrição é complicado identificar.


"Entre a raiz e a flor há o tempo"

(Jorge de Lima)
BlitzGod
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 113
Registrado em: 14 Nov 2020, 08:28
Localização: Canoas / RS
Agradeceu: 34 vezes
Agradecimentos: 57 vezes
Contato:

Mensagem por BlitzGod »

CauPlantas escreveu: 16 Jun 2021, 20:46 Dionaeas podem ter raízes bem longas mesmo!
Folhas pequenas indicam que a sua planta pode estar em dormência.

Acredito que estas "pulgas" são os colêmbolos que ficam pulando quando estão na água ou quando você toca neles. Eles não fazem mal às plantas e se alimentam da matéria orgânica do substrato.
Dei uma pesquisada sobre estes colêmbolos que você havia relatado e são iguaizinhos a estes da imagem que encontrei pela internet.
Caso ela realmente esteja em dormência, espero que não morra com o replantio que fiz. Deixei dentro de casa perto da claridade até se acostumar novamente.

Imagem


Junte-se ao nosso grupo do Whatsapp:
https://chat.whatsapp.com/C6tFqODnYhy5rxHk8HuJZq
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem