DCXL morrendo?

Assuntos sobre Dionaea Muscipula
Responder
Avatar do usuário
Lianem
Newbie
Newbie
Mensagens: 26
Registrado em: 21 Nov 2020, 00:05
Localização: São Paulo, SP
Agradecimentos: 5 vezes
Contato:

DCXL morrendo?

Mensagem por Lianem »

Comprei uma DCXL do Ono, há 3 dias mas sou iniciante. Achei que ela estava murchando no vasinho que veio, troquei de vaso e plantei no musgo. Ela me parece meio apática, queria saber a opinião de vocês e se posso fazer algo a respeito. A primeira foto é de como ela chegou e depois como está hj.ImagemImagemImagemImagemImagem

Enviado de meu POCOPHONE F1 usando o Tapatalk



Avatar do usuário
enniolima
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 350
Registrado em: 19 Fev 2019, 20:35
Localização: Belo Horizonte - MG
Agradeceu: 110 vezes
Agradecimentos: 182 vezes

Mensagem por enniolima »

Você tem que fazer a aclimatação delas antes de deixar tomar sol diretamente. Deixar na claridade inicialmente e ir colocando gradualmente no sol. Pra mim está tudo normal, ela só sentiu o replante, vejo em todas novas armadilhas nascendo o que é um ótimo sinal. Se você tem sol por poucas horas no dia, pode diminuir a umidade para evitar fungos e por consequência apodrecimento das raízes e rizomas. Dionaeas são plantas de sol pleno, caso perceba que o sol está sendo insuficiente, poderá dar uma lida sobre iluminação artificial como complemento. É apenas minha opinião, espere mais dicas dos mais experientes.


"A humildade é a única base sólida de todas as virtudes."

Confúcio
Avatar do usuário
Lianem
Newbie
Newbie
Mensagens: 26
Registrado em: 21 Nov 2020, 00:05
Localização: São Paulo, SP
Agradecimentos: 5 vezes
Contato:

Mensagem por Lianem »

enniolima escreveu:Você tem que fazer a aclimatação delas antes de deixar tomar sol diretamente. Deixar na claridade inicialmente e ir colocando gradualmente no sol. Pra mim está tudo normal, ela só sentiu o replante, vejo em todas novas armadilhas nascendo o que é um ótimo sinal. Se você tem sol por poucas horas no dia, pode diminuir a umidade para evitar fungos e por consequência apodrecimento das raízes e rizomas. Dionaeas são plantas de sol pleno, caso perceba que o sol está sendo insuficiente, poderá dar uma lida sobre iluminação artificial como complemento. É apenas minha opinião, espere mais dicas dos mais experientes.
Obrigada Ennio! Imagem
Na verdade todas as fotos são do mesmo vaso. Imagem
Tenho feito aclimatação, mas não sei analisar se ela já está pedindo sol direto. Mas a luz do sol indireta eu já deixo o dia todo.

Enviado de meu POCOPHONE F1 usando o Tapatalk



Avatar do usuário
CauPlantas
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 981
Registrado em: 07 Ago 2013, 10:02
Localização: São Paulo - SP
Agradeceu: 393 vezes
Agradecimentos: 243 vezes

Mensagem por CauPlantas »

Quantas horas de sol tem na sua casa?
Você já pode começar a expor ela gradualmente, começando com umas 2 horas de sol fraco por uns 2-3 dias. Depois, mais 2 horas de sol por 2-3 dias e assim por diante.


"Como as plantas a amizade não deve ser muito nem pouco regada."

(Carlos Drummond de Andrade)
Avatar do usuário
enniolima
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 350
Registrado em: 19 Fev 2019, 20:35
Localização: Belo Horizonte - MG
Agradeceu: 110 vezes
Agradecimentos: 182 vezes

Mensagem por enniolima »

Lianem escreveu: 27 Nov 2020, 15:00
enniolima escreveu:Você tem que fazer a aclimatação delas antes de deixar tomar sol diretamente. Deixar na claridade inicialmente e ir colocando gradualmente no sol. Pra mim está tudo normal, ela só sentiu o replante, vejo em todas novas armadilhas nascendo o que é um ótimo sinal. Se você tem sol por poucas horas no dia, pode diminuir a umidade para evitar fungos e por consequência apodrecimento das raízes e rizomas. Dionaeas são plantas de sol pleno, caso perceba que o sol está sendo insuficiente, poderá dar uma lida sobre iluminação artificial como complemento. É apenas minha opinião, espere mais dicas dos mais experientes.
Obrigada Ennio! Imagem
Na verdade todas as fotos são do mesmo vaso. Imagem
Tenho feito aclimatação, mas não sei analisar se ela já está pedindo sol direto. Mas a luz do sol indireta eu já deixo o dia todo.

Enviado de meu POCOPHONE F1 usando o Tapatalk
Sim, eu entendi, é que observei as outras plantas no fundo também. : joia :


"A humildade é a única base sólida de todas as virtudes."

Confúcio
Avatar do usuário
Lianem
Newbie
Newbie
Mensagens: 26
Registrado em: 21 Nov 2020, 00:05
Localização: São Paulo, SP
Agradecimentos: 5 vezes
Contato:

Mensagem por Lianem »

CauPlantas escreveu:Quantas horas de sol tem na sua casa?
Você já pode começar a expor ela gradualmente, começando com umas 2 horas de sol fraco por uns 2-3 dias. Depois, mais 2 horas de sol por 2-3 dias e assim por diante.
Sim, obrigada! Hoje levantei às 5 da manhã pra elas pegarem a primeira 1h30 de sol! Rs Imagem

Enviado de meu POCOPHONE F1 usando o Tapatalk



Avatar do usuário
Lianem
Newbie
Newbie
Mensagens: 26
Registrado em: 21 Nov 2020, 00:05
Localização: São Paulo, SP
Agradecimentos: 5 vezes
Contato:

Mensagem por Lianem »

Eh... Essa coisa preta vai base dela, no centro, me preocupa...ImagemImagem

Enviado de meu POCOPHONE F1 usando o Tapatalk



Avatar do usuário
Lianem
Newbie
Newbie
Mensagens: 26
Registrado em: 21 Nov 2020, 00:05
Localização: São Paulo, SP
Agradecimentos: 5 vezes
Contato:

Mensagem por Lianem »

As novas armadilhas que estão nascendo, já vieram desse jeito e não estão se desenvolvendo

Enviado de meu POCOPHONE F1 usando o Tapatalk



Avatar do usuário
CauPlantas
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 981
Registrado em: 07 Ago 2013, 10:02
Localização: São Paulo - SP
Agradeceu: 393 vezes
Agradecimentos: 243 vezes

Mensagem por CauPlantas »

Talvez seja melhor esperar mais um pouco para ver se ela responde. Acho que ainda está em choque pelas mudanças e precisa de um tempo para se adaptar.
Ao meu ver, o sol e a água estão adequados, então se esse quadro persistir, há a possibilidade de ser um problema no substrato ou até mesmo pragas.
É melhor esperarmos a opinião de alguém mais experiente


"Como as plantas a amizade não deve ser muito nem pouco regada."

(Carlos Drummond de Andrade)
Avatar do usuário
Lianem
Newbie
Newbie
Mensagens: 26
Registrado em: 21 Nov 2020, 00:05
Localização: São Paulo, SP
Agradecimentos: 5 vezes
Contato:

Mensagem por Lianem »

CauPlantas escreveu:Talvez seja melhor esperar mais um pouco para ver se ela responde. Acho que ainda está em choque pelas mudanças e precisa de um tempo para se adaptar.
Ao meu ver, o sol e a água estão adequados, então se esse quadro persistir, há a possibilidade de ser um problema no substrato ou até mesmo pragas.
É melhor esperarmos a opinião de alguém mais experiente
Obrigada!

Enviado de meu POCOPHONE F1 usando o Tapatalk



Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem