Troca de vaso e substrato

Assuntos sobre Dionaea Muscipula
Responder
guhhenrique
Newbie
Newbie
Mensagens: 4
Registrado em: 12 Set 2020, 13:17
Localização: Viçosa - Minas Gerais
Agradeceu: 1 vez

Troca de vaso e substrato

Mensagem por guhhenrique »

Bom dia! Hoje consegui comprar uma Dionaea em uma floricultura aqui na cidade e estou com certas dúvidas se eu já devo mudar de vaso e se o substrato que eu comprei é mesmo sphagnum. Caso seja, devo ferve-lo antes ou fazer algum processo? Devo comprar um vaso menor? (não sei o tamanho desse). Segue imagens!

Imagem
Imagem


Avatar do usuário
enniolima
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 350
Registrado em: 19 Fev 2019, 20:35
Localização: Belo Horizonte - MG
Agradeceu: 110 vezes
Agradecimentos: 182 vezes

Mensagem por enniolima »

Eu trocaria de cara o substrato, pois me parece ser serrapilheira o que está aí, ele se degrada muito rápido. O musgo que comprou é o certo sim, o ideal é você misturar perlita expandida, areia grossa bem lavada ou aquelas bolinhas de isopor, aqui eu uso 30% perlita e 70% musgo, mas vai de cada um. Quanto a fervura eu particularmente não gosto, só retiro as folhas e galhos mesmo, acho que a fervura diminui a vida útil do musgo. Use o mesmo vaso que ela está, não precisa mais que isso, da próxima vez compre na cor branca, o preto aquece um pouco mais o substrato. Boa sorte.


"A humildade é a única base sólida de todas as virtudes."

Confúcio
guhhenrique
Newbie
Newbie
Mensagens: 4
Registrado em: 12 Set 2020, 13:17
Localização: Viçosa - Minas Gerais
Agradeceu: 1 vez

Mensagem por guhhenrique »

enniolima escreveu: 28 Out 2020, 13:05 Eu trocaria de cara o substrato, pois me parece ser serrapilheira o que está aí, ele se degrada muito rápido. O musgo que comprou é o certo sim, o ideal é você misturar perlita expandida, areia grossa bem lavada ou aquelas bolinhas de isopor, aqui eu uso 30% perlita e 70% musgo, mas vai de cada um. Quanto a fervura eu particularmente não gosto, só retiro as folhas e galhos mesmo, acho que a fervura diminui a vida útil do musgo. Use o mesmo vaso que ela está, não precisa mais que isso, da próxima vez compre na cor branca, o preto aquece um pouco mais o substrato. Boa sorte.
Tá certo, vou fazer isso hoje mesmo! Tem algum cuidado especial para fazer essa troca de vaso?
Editado pela última vez por guhhenrique em 28 Out 2020, 13:39, em um total de 1 vez.


Avatar do usuário
enniolima
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 350
Registrado em: 19 Fev 2019, 20:35
Localização: Belo Horizonte - MG
Agradeceu: 110 vezes
Agradecimentos: 182 vezes

Mensagem por enniolima »

guhhenrique escreveu: 28 Out 2020, 13:35
enniolima escreveu: 28 Out 2020, 13:05 Eu trocaria de cara o substrato, pois me parece ser serrapilheira o que está aí, ele se degrada muito rápido. O musgo que comprou é o certo sim, o ideal é você misturar perlita expandida, areia grossa bem lavada ou aquelas bolinhas de isopor, aqui eu uso 30% perlita e 70% musgo, mas vai de cada um. Quanto a fervura eu particularmente não gosto, só retiro as folhas e galhos mesmo, acho que a fervura diminui a vida útil do musgo. Use o mesmo vaso que ela está, não precisa mais que isso, da próxima vez compre na cor branca, o preto aquece um pouco mais o substrato. Boa sorte.
Tá certo, vou fazer isso hoje mesmo! Tem algum cuidado especial para fazer essa troca de vaso?

A planta está com uma ótima aparência, mas recomendo você retirar com cuidado, pode ser que o substrato já esteja compactado, aí vai sair no formato do vaso, não puxe a planta por cima, vá retirando pelos lados o substrato velho, depois lave as raízes e o rizoma em água corrente, e quando for colocar no substrato novo, faça um buraco no meio e vá acertando a planta sem deixar muito apertada. A primeira vez tem um pouco dificuldade, mas com o tempo você pega o jeito.


"A humildade é a única base sólida de todas as virtudes."

Confúcio
Avatar do usuário
Vinicius Cruz
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 41
Registrado em: 30 Set 2020, 10:34
Localização: Montes Claros/Minas Gerais
Agradeceu: 51 vezes
Agradecimentos: 6 vezes

Mensagem por Vinicius Cruz »

Olá, Guhhenrique,
Belo exemplar você conseguiu! Eu também faria a troca do substrato de imediato, com os mesmo cuidados já informados pelo Ennio Lima.
Porém aqui meu substrato é 50% perlita e 50% musgo (preferência minha), também não tem problema.

Nas minhas primeiras vezes eu usei esse vídeo aqui para instrução e pode te ajudar para alguma possível duvida tb:



Bom trabalho!


Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6341
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1938 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

você teve ótimas dicas acima. : joia :

importante, após feito deixe uns 2 dias só claridade e depois vá pondo ao sol de pouco em pouco. aclimatando a planta. 2-3 dias você deixa 2 horas, mais 3 dias dias você deixa 3-4 horas mais 3-4 dias deixa 6.... vai aumento 2 horas a cada 3 dias em média. pouco em pouco, planta não sofrer choque térmico.


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem