Ajuda com cultivo

Assuntos sobre Dionaea Muscipula
Responder
Joaomrs
Newbie
Newbie
Mensagens: 16
Registrado em: 03 Set 2019, 08:57
Localização: Limeira/SP
Contato:

Ajuda com cultivo

Mensagem por Joaomrs »

Tenho essa dioneia a uns meses, ela estava indo bem, dando bastante armadilhas, de umas semanas para ca apos um temporal a noite e alguns dias bem quentes que a temperatura passou dos 40 as armadilhas comecaram a ficar pretas ficou algumas poucas, eu tirei do sol limpei as partes pretas mas as armadilhas continuam a pretejar e as folhas novas pretejam antes de se formar por completo, nao sei oque fazer para salvar ela
Coloquei nessa estufinha improvisada e tirei ela do sol por enquanto, mas esta em um local que bate bastante luminosidade, nao sei se fiz certo alguem pode me ajudar ? Nao consigo acertar no cultivo delas e nao sei oque faco de errado
Obs: substrato musgo sphagnum e areia , lavei e fervi os dois antes do plantioImagem
Imagem


Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6338
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1937 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

faça uso de sombrite. seu caso use um forte o 0,50 deixando acima do vaso média 60 cm para cima. funciona como um tela/telhado que bloqueia a intensidade solar. faça o teste,

veja em lojas de agropecuária.


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Avatar do usuário
enniolima
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 350
Registrado em: 19 Fev 2019, 20:35
Localização: Belo Horizonte - MG
Agradeceu: 110 vezes
Agradecimentos: 182 vezes

Mensagem por enniolima »

Como já dito pelo Edson. Estamos vivendo um clima muito estranho ultimamente, temperaturas altas+baixa umidade, a única solução aqui pra mim foi o sombrite de 50%, e também é bom sempre monitorar a temperatura da água nas bandejas. Existe um sombrite térmico que é na cor prata, um pouco mais caro que o comum, que pelo menos aqui sanou meus problemas. Na minha cidade a temperatura em setembro e incio de outubro alcançou 39 graus e 28% de umidade.


"A humildade é a única base sólida de todas as virtudes."

Confúcio
Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6338
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1937 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

um amigo de centro-oeste de SP, Ribeirão Preto, disse estar 40-45º e 10 umidade. tá perdendo quase tudo... plantas até na sombra.


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Avatar do usuário
enniolima
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 350
Registrado em: 19 Fev 2019, 20:35
Localização: Belo Horizonte - MG
Agradeceu: 110 vezes
Agradecimentos: 182 vezes

Mensagem por enniolima »

Edson Poscai escreveu: 13 Out 2020, 19:06 um amigo de centro-oeste de SP, Ribeirão Preto, disse estar 40-45º e 10 umidade. tá perdendo quase tudo... plantas até na sombra.
Pois é Edson, não tá fácil não. Aconteceu o mesmo comigo ano passado, deixei na sombra pra ver se as plantas se recuperavam e perdi quase tudo, pois sem sol vem o apodrecimento das raízes e fungos. Agora já vou programar sempre nessa época do ano estender o sombrite antes de ocorrer o problema. O sombrite térmico além de filtrar a intensidade uv extrema, abaixa pelo menos uns 3 graus na temperatura.


"A humildade é a única base sólida de todas as virtudes."

Confúcio
Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6338
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1937 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

enniolima escreveu: 13 Out 2020, 19:14
Edson Poscai escreveu: 13 Out 2020, 19:06 um amigo de centro-oeste de SP, Ribeirão Preto, disse estar 40-45º e 10 umidade. tá perdendo quase tudo... plantas até na sombra.
Pois é Edson, não tá fácil não. Aconteceu o mesmo comigo ano passado, deixei na sombra pra ver se as plantas se recuperavam e perdi quase tudo, pois sem sol vem o apodrecimento das raízes e fungos. Agora já vou programar sempre nessa época do ano estender o sombrite antes de ocorrer o problema. O sombrite térmico além de filtrar a intensidade uv extrema, abaixa pelo menos uns 3 graus na temperatura.
eu desconhecia esse sombrite térmico cor prata. é bom saber. : joia :


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Joaomrs
Newbie
Newbie
Mensagens: 16
Registrado em: 03 Set 2019, 08:57
Localização: Limeira/SP
Contato:

Mensagem por Joaomrs »

Obrigado mesmo pela ajuda, aqui ta batendo 43 a temperatura e humidade sempre em alerta vermelho, eu pensava que com agua em abundancia nao precisava preocupar com isso, obrigado vou atras de um sombrite kk : joia :


Avatar do usuário
lucas_santos
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 54
Registrado em: 24 Ago 2012, 17:09
Localização: Uberlândia/MG
Agradecimentos: 7 vezes
Contato:

Mensagem por lucas_santos »

Boa noite!
Obrigado por compartilhar as experiências envolvendo este sombrite térmico. Eu não conhecia e agora penso ter encontrado uma solução para o calor descomunal e clima seco de MG (triângulo mineiro).


Enviado de meu Redmi Note 8 Pro usando o Tapatalk



Viciado pelo conhecimento! 😃👊🏼
Avatar do usuário
Vinicius Cruz
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 41
Registrado em: 30 Set 2020, 10:34
Localização: Montes Claros/Minas Gerais
Agradeceu: 51 vezes
Agradecimentos: 6 vezes

Mensagem por Vinicius Cruz »

Qual o nível de umidade mínima para a Dionaea em geral? Aqui onde moro (assim como todo o Brasil) tb foi afetado semana passada com essa onda de calor, mas felizmente não afetou minha planta e como eu sei que elas gostam muito de sol, eu não me preocupei tanto. Porém, é claro, fiquei sempre atento ao nível da água.


Avatar do usuário
enniolima
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 350
Registrado em: 19 Fev 2019, 20:35
Localização: Belo Horizonte - MG
Agradeceu: 110 vezes
Agradecimentos: 182 vezes

Mensagem por enniolima »

Vinicius Cruz escreveu: 15 Out 2020, 10:55 Qual o nível de umidade mínima para a Dionaea em geral? Aqui onde moro (assim como todo o Brasil) tb foi afetado semana passada com essa onda de calor, mas felizmente não afetou minha planta e como eu sei que elas gostam muito de sol, eu não me preocupei tanto. Porém, é claro, fiquei sempre atento ao nível da água.

Acho que deve se atentar mais com a combinação de baixa umidade do ar e a intensidade de radiação uv quanto está no nível *extremo*, pois mesmo com agua nas bandejas em abundancia eu já perdi plantas. Acompanho sempre pelo app AccuWeather. Creio que o novo normal será esse em certas regiões e épocas do ano, muitos terão que recorrer ao sombrite para filtrar um pouco, pelo menos nas épocas secas e quentes.

Décadas de desmatamento, queimadas, perda de camada de ozônio, agora pagaremos o preço.


"A humildade é a única base sólida de todas as virtudes."

Confúcio
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem