Armadilhas secando e Fungos em armadilhas secas

Assuntos sobre Dionaea Muscipula
Responder
Avatar do usuário
GabrielRic
Newbie
Newbie
Mensagens: 11
Registrado em: 15 Mai 2020, 20:23
Localização: Joinville, SC
Agradecimentos: 1 vez

Armadilhas secando e Fungos em armadilhas secas

Mensagem por GabrielRic »

Um pouco recentemente adquiri minha primeira PC, uma muda de B52, ao menos creio que seja e já de antemão peço que verifiquem a autenticidade dela nas fotos.

Ela veio assim:
Imagem

Atualmente se encontra assim:
Imagem

Imagem


Enfim, eu ainda sou um absoluto amador nesse hobbye e pesquiso muito pra aprender a cuidar dela, mas recentemente ela capturou alguns insetos e pouco tempo depois partes da armadilhas começaram a secar, como se tivessem queimadas e uma chegou ao ponto de secar por completo; Essa armadilha que secou recentemente cresceu um pouco de fungo, então perguntei pro camarada que me vendeu e ele disse ser absolutamente normal, mas gostaria de entender melhor o porquê disso e se realmente confere isso ser normal.

Essa eu mesmo coloquei um inseto (bem estranho por sinal) e estimulei artificialmente a armadilha fazendo pequenas pressões para simular ele se mechendo:

Imagem

Ela depois de uns dias secou por completo e agora está com estes fungos.

Já está capturou por conta própria uma mosca que é só mesmo tamanho dela kkkkkkk, ela nem conseguiu fechar direito:

Imagem

Como da pra se notar, em volta da armadilha a regiões levemente queimadas e a parte onde ficou exposta parte da mosca está com esses pelinhos brancos que não sei oque seria.

Há também está que pegou uma aranha, ela está meio desfocada na foto.

Imagem

Me ajudem por favor! Obrigado

Enviado de meu ASUS_X00QD usando o Tapatalk



Sou um absoluto amador no cultivo de plantas carnívoras, atualmente tenho 1 muda de B52 que apelidei de "Primogênita", quero aprender o que for possível e futuramente ajudar os que precisarem.
Avatar do usuário
Alan
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 45
Registrado em: 15 Ago 2013, 03:51
Localização: Ipueira - RN
Agradeceu: 10 vezes
Agradecimentos: 9 vezes

Mensagem por Alan »

É normal o aparecimento de fungos em partes mortas da planta, afinal eles se alimentam de matéria em decomposição. Só se torna um problema quando os fungos afetam partes vivas.

As queimaduras em armadilhas que capturaram algo também são algo normal, acredito que porque muitos artrópodes carregam substâncias tóxicas e corrosivas (formigas por exemplo quase sempre queimam as armadilhas por causa do ácido fórmico).

E sobre as armadilhas ficando pretas, faz parte do ciclo de vida das Dionaeas. Cada armadilha só consegue disparar no máximo 3 ou 4 vezes, e depois disso a planta reabsorve os nutrientes da folha para gerar folhas novas com armadilhas funcionais. Fica a indicação de um vídeo que explica mais detalhadamente como ocorre essa reabsorção de nutrientes:



Avatar do usuário
GabrielRic
Newbie
Newbie
Mensagens: 11
Registrado em: 15 Mai 2020, 20:23
Localização: Joinville, SC
Agradecimentos: 1 vez

Mensagem por GabrielRic »

Obrigado, a poucas horas eu cortei duas armadilhas secas com uma tesoura pequena esterelizada, fiquei com receio de que os fungos se espalhassem pela planta, de ontem pra hoje percebi um aumento deles.

Como pode se notar tbm a minha B52 veio com menos armadilhas e estás por sua vez estavam bem maiores e mais vermelhas, já agora as armadilhas são menores e não tão vermelhas, oque pode ser?
Também tem nascido constantemente novas armadilhas e esses dias tem dado muito tempo nublado e chuvoso.

Enviado de meu ASUS_X00QD usando o Tapatalk



Sou um absoluto amador no cultivo de plantas carnívoras, atualmente tenho 1 muda de B52 que apelidei de "Primogênita", quero aprender o que for possível e futuramente ajudar os que precisarem.
yatagarasuuo
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 189
Registrado em: 14 Abr 2020, 21:11
Localização: Rolandia-pr
Agradeceu: 13 vezes
Agradecimentos: 19 vezes

Mensagem por yatagarasuuo »

GabrielRic escreveu: 18 Jun 2020, 14:17 Obrigado, a poucas horas eu cortei duas armadilhas secas com uma tesoura pequena esterelizada, fiquei com receio de que os fungos se espalhassem pela planta, de ontem pra hoje percebi um aumento deles.

Como pode se notar tbm a minha B52 veio com menos armadilhas e estás por sua vez estavam bem maiores e mais vermelhas, já agora as armadilhas são menores e não tão vermelhas, oque pode ser?
Também tem nascido constantemente novas armadilhas e esses dias tem dado muito tempo nublado e chuvoso.

Enviado de meu ASUS_X00QD usando o Tapatalk
armadilhas pequenas sao um sinal de dormencia : joia : : joia :


Avatar do usuário
GabrielRic
Newbie
Newbie
Mensagens: 11
Registrado em: 15 Mai 2020, 20:23
Localização: Joinville, SC
Agradecimentos: 1 vez

Mensagem por GabrielRic »

Será que ela já estaria entrando em dormência? Ainda não e o período certo né?

Até por sinal todas as armadilhas que tem nascido são menores exceto por uma das últimas que estranhamento nasceu bem maior do que todas as anteriores e posteriores.

Estou acompanhando mais de perto o desenvolvimento dela, achei bem peculiar, inclusive reparei que nas externidades da trap há frisos, como se fosse os " dentes " ou " sílios " vindo de dentro dela; sei lá, não sei explicar isso kkkkk
Imagem

Enviado de meu ASUS_X00QD usando o Tapatalk



Sou um absoluto amador no cultivo de plantas carnívoras, atualmente tenho 1 muda de B52 que apelidei de "Primogênita", quero aprender o que for possível e futuramente ajudar os que precisarem.
yatagarasuuo
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 189
Registrado em: 14 Abr 2020, 21:11
Localização: Rolandia-pr
Agradeceu: 13 vezes
Agradecimentos: 19 vezes

Mensagem por yatagarasuuo »

GabrielRic escreveu: 18 Jun 2020, 16:15 Será que ela já estaria entrando em dormência? Ainda não e o período certo né?

Até por sinal todas as armadilhas que tem nascido são menores exceto por uma das últimas que estranhamento nasceu bem maior do que todas as anteriores e posteriores.

Estou acompanhando mais de perto o desenvolvimento dela, achei bem peculiar, inclusive reparei que nas externidades da trap há frisos, como se fosse os " dentes " ou " sílios " vindo de dentro dela; sei lá, não sei explicar isso kkkkk
Imagem

Enviado de meu ASUS_X00QD usando o Tapatalk
agora e epoca nao se preocupe,eses frizos sao normais asiim que os cilios das armadilhas se desenvolvem : joia : : joia :


l_uiz
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 67
Registrado em: 08 Fev 2020, 21:38
Localização: Joinville - SC
Agradeceu: 5 vezes
Agradecimentos: 7 vezes

Mensagem por l_uiz »

Boa tarde colega.

É normal as armadilhas mudarem quando você traz a planta pra casa, até pelo ambiente novo. Quando eu comprei a minha dioneia ela estava assim:

Imagem

No começo ela deu armadilhas menores e mais altas e ficou assim (note as armadilhas originais secas ao redor da planta):

Imagem

Mas depois ela se acostumou com o ambiente e até se multiplicou no vaso, e ficou assim:

Imagem

A mudança faz parte do ciclo de vida da planta, não se preocupe. Esse inverno está bem quente mas é na primavera que a planta se desenvolve melhor.


Avatar do usuário
GabrielRic
Newbie
Newbie
Mensagens: 11
Registrado em: 15 Mai 2020, 20:23
Localização: Joinville, SC
Agradecimentos: 1 vez

Mensagem por GabrielRic »

Obrigado a todos !

Parabéns Luiz pela sua Dionaea, muito linda. Que cultivar que é esse? Notei que ela tem como serrilhados nas pontas laterais da folha

Enviado de meu ASUS_X00QD usando o Tapatalk



Sou um absoluto amador no cultivo de plantas carnívoras, atualmente tenho 1 muda de B52 que apelidei de "Primogênita", quero aprender o que for possível e futuramente ajudar os que precisarem.
l_uiz
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 67
Registrado em: 08 Fev 2020, 21:38
Localização: Joinville - SC
Agradeceu: 5 vezes
Agradecimentos: 7 vezes

Mensagem por l_uiz »

GabrielRic escreveu: 19 Jun 2020, 19:48 Obrigado a todos !

Parabéns Luiz pela sua Dionaea, muito linda. Que cultivar que é esse? Notei que ela tem como serrilhados nas pontas laterais da folha

Enviado de meu ASUS_X00QD usando o Tapatalk
Muito obrigado! Na verdade é uma dioneia típica que eu comprei numa floricultura, só uma folha que nasceu com esse serrilhado na lateral e na foto saiu justamente essa :)

Pode ver que a minha dioneia tem de tudo que você postou ai: uma folha que ficou queimada bem onde estava o inseto, uma mosca digerida que ficou branca de tanto fungo, e as armadilhas do verão passado secando. Mas nada disso afetou negativamente a planta.

Boa sorte com a sua B52!


Avatar do usuário
GabrielRic
Newbie
Newbie
Mensagens: 11
Registrado em: 15 Mai 2020, 20:23
Localização: Joinville, SC
Agradecimentos: 1 vez

Mensagem por GabrielRic »

Verdade né, tava reparando melhor agora.
Obrigado, pelo que vi a minha Dio realmente tá se aclimatando ainda, ela tá aqui a um pouco mais de um mês, futuramente eu atualizo pra ver como ela vai ficar, tbm acabei de adquirir uma Drosera Capensis Alba, dessa aí eu sei menos ainda kkkkk.

Enviado de meu ASUS_X00QD usando o Tapatalk



Sou um absoluto amador no cultivo de plantas carnívoras, atualmente tenho 1 muda de B52 que apelidei de "Primogênita", quero aprender o que for possível e futuramente ajudar os que precisarem.
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem