Dormência/Folhas e Armadilhas amareladas

Assuntos sobre Dionaea Muscipula
Responder
Avatar do usuário
Cezar Luiz
Newbie
Newbie
Mensagens: 10
Registrado em: 30 Mai 2020, 04:28
Localização: Santa Ernestina - SP
Agradeceu: 2 vezes
Contato:

Dormência/Folhas e Armadilhas amareladas

Mensagem por Cezar Luiz »

Comprei há uma semana essa minha primeira dio, passou 4 dias no transporte, e estou notando que ela está ficando ao passar dos dias, não sei se ela está entrando em processo de dormência ou se está faltando algo ou excesso de sol, poderiam me ajudar com isso? Estou preocupado.

Conversei com o vendedor, elas estavam acostumadas à 5 horas de sol por lá, chegou aqui o mesmo disse que poderia colocá-la já no sol direto.
Atualmente está tomando o sol das 8-13h mais ou menos... a água estou deixando o nível constante embaixo do pratinho, tudo normal, não sei onde posso estar errando. Há duas armadilhas novas saindo do rizoma, porém já estão amareladinhas também.

  • Esquerda: Como ela chegou/Direita: Atualmente;
  • 4 dias em transporte, ao chegar tiveram dois dias sem sol, ficou apenas na claridade;
  • Vendedor disse que estavam acostumadas a 5h de sol por dia e que já poderia ser exposta normalmente ao sol, porém, coloquei apenas no sol das 7-13h e exposta ao sereno da madrugada;
  • Água em nível constante no pratinho;
  • Há novas armadilhas saindo do rizoma, porém já amareladas também;
  • Algumas chegaram alimentadas e nunca abriram, fazem 7 dias que já chegaram;
  • Nos grupos de whatsapp que estou disseram que ela está bem, porém planta saudável pra mim, tem que estar verde e não amarela;


Imagem


O que pode ser? Indícios de dormência, excesso de sol queimando elas, má aclimatação, ou falta de sol? Não quero perdê-lá, grato desde já.
Att,
Cezar Luiz


Só para loucos, isso é só para loucos
Caretas não!
Avatar do usuário
Cezar Luiz
Newbie
Newbie
Mensagens: 10
Registrado em: 30 Mai 2020, 04:28
Localização: Santa Ernestina - SP
Agradeceu: 2 vezes
Contato:

Mensagem por Cezar Luiz »

Yuri_Gpi escreveu: 30 Mai 2020, 20:17 Acho que a imagem tá com alguma problema, não está aparecendo.
Tentei refazer o post, porém não sei onde excluir esse antigo, a imagem é esta aqui.
Imagem


Só para loucos, isso é só para loucos
Caretas não!
Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6341
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1938 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

aparentam sinais da pré dormência. tipo podem estar entrando...

folhas amarelas é um sinal, pretejando as beiradas, de fora para dentro, sinal principal.

deixa a planta como está não mude nada, só diminua a água do pires. deixe o minimo possível, somente substrato úmido, evitar neste momento muita água. só esse detalhe. : joia :

mais folhas irão aos lados ficando pretas, qdo novos brotos, se vierem, virão tamanho menor. são coisas do momento.

agora aguardar passar...,

qq coisa publica neste mesmo tópico qualquer outra dúvida e exponha fotos a cada 15 dias.

***

há uma observação com o complemento de suas explicações,
- reação a aclimatação, se teve, e é principal. pois aparenta não ter tido pouco a pouco como é aconselhado por nós, e mesmo com dias de viagem, desgaste, foi ao sol por longo período. isso não é bom. pode ser uma reação. só o tempo dirá.
Nos grupos de whatsapp que estou disseram que ela está bem, porém planta saudável pra mim, tem que estar verde e não amarela;
pode ter sido como disse acima, reação ao sol ou entrando em dormência. agora é aguardar... deixe média 20% de água, se notar mais folhas pretas da beirada para dentro, deixe menos água.


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Avatar do usuário
Cezar Luiz
Newbie
Newbie
Mensagens: 10
Registrado em: 30 Mai 2020, 04:28
Localização: Santa Ernestina - SP
Agradeceu: 2 vezes
Contato:

Mensagem por Cezar Luiz »

Edson Poscai escreveu: 30 Mai 2020, 20:42

há uma observação com o complemento de suas explicações,
- reação a aclimatação, se teve, e é principal. pois aparenta não ter tido pouco a pouco como é aconselhado por nós, e mesmo com dias de viagem, desgaste, foi ao sol por longo período. isso não é bom. pode ser uma reação. só o tempo dirá.
Nos grupos de whatsapp que estou disseram que ela está bem, porém planta saudável pra mim, tem que estar verde e não amarela;
pode ter sido como disse acima, reação ao sol ou entrando em dormência. agora é aguardar... deixe média 20% de água, se notar mais folhas pretas da beirada para dentro, deixe menos água.
Então não coloco ela em menos sol? Já havia mudado ela pra tomar das 8-11h mais ou menos, continuo deixando onde está? Estava com medo apenas de estar queimando ela. E sobre as armadilhas não terem aberto ainda, a planta pode ter diminuído o seu metabolismo...


Só para loucos, isso é só para loucos
Caretas não!
Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6341
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1938 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

se mudou hj ou ontem, não precisa, penso então já estarem se acostumando.
3 horas é pouco. dionaea precisa mínimo 5-6 horas de sol.
seu caso é, se a planta não estava acostumada, ir ao sol pouco a pouco, regra das plantas. se já está pré acostumada, prossiga.

vá aumentando, sempre pouco em pouco.


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Avatar do usuário
Cezar Luiz
Newbie
Newbie
Mensagens: 10
Registrado em: 30 Mai 2020, 04:28
Localização: Santa Ernestina - SP
Agradeceu: 2 vezes
Contato:

Mensagem por Cezar Luiz »

------------------ ATUALIZAÇÃO ------------------
Então, vou falar tudo que aconteceu aqui nessas últimas semanas, preciso de dicas e opiniões.
  • Ela pegou sem querer um besouro esses dias(A ARMADILHA DA DIREITA DA PRIMEIRA IMAGEM (SUPERIOR ESQUERDA)), que acabou furando uma trap dela, cheguei a tempo, creio eu, quebrei a pata do besouro e impedi com que ele abrisse mais ainda a armadilha, porém não sei se ela ficará viva, será que ela digere antes de morrer? Ainda não secou e está com ele lá dentro, tem uns 7 dias;
  • A possível causa para as manchas vermelhas em suas folhas, creio ter descoberto a mais provável, antes de vir para casa ela estava plantada em perlita+turfa, passado diretamente para o musgo sphagnum, creio ter causado uma mudança brusca no pH, é certo essa análise? Foi o que me disseram esses dias, pois ela segue BEM manchada, como vocês podem ver na imagem abaixo:
Imagem
  • Ainda com relação as manchas, após ela se adaptar ao novo pH do sphagnum, ela vai ficar verdinha novamente? Não apresenta nenhuma queimação solar;
  • O musgo dela tem ficado bem verde, disseram pra eu colocar areia de filtro de piscina por cima, para evitar cianobactérias, seria necessário, ou ainda não é grave? Devido a ela ser uma planta razoavelmente "adulta", falaram que não apresentará perigo algum essa brotação do sphagnum, devo diminuir a água?
  • Estão nascendo mais 3 armadilhas novas (ainda sem apresentar manchas vermelhas), e há 2 sendo recicladas, normalmente, creio que ela está saudável, sem problemas.;
  • Essa semana aumentei mais 1/2 horas de exposição ao sol, semana que vem, aumentarei mais um pouco, acho que não sofrerá tanto com a aclimatação;
  • Tentei fazer um leaf-cutting, porém não apoiei direito ela, e acabei nem retirando o rizoma totalmente, vou deixar ela quieta esse mês todo para não estressá-la;
Obrigado desde já,
Cezar


Só para loucos, isso é só para loucos
Caretas não!
yatagarasuuo
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 189
Registrado em: 14 Abr 2020, 21:11
Localização: Rolandia-pr
Agradeceu: 13 vezes
Agradecimentos: 19 vezes

Mensagem por yatagarasuuo »

Cezar Luiz escreveu: 12 Jun 2020, 04:59
------------------ ATUALIZAÇÃO ------------------
Então, vou falar tudo que aconteceu aqui nessas últimas semanas, preciso de dicas e opiniões.
  • Ela pegou sem querer um besouro esses dias(A ARMADILHA DA DIREITA DA PRIMEIRA IMAGEM (SUPERIOR ESQUERDA)), que acabou furando uma trap dela, cheguei a tempo, creio eu, quebrei a pata do besouro e impedi com que ele abrisse mais ainda a armadilha, porém não sei se ela ficará viva, será que ela digere antes de morrer? Ainda não secou e está com ele lá dentro, tem uns 7 dias;
  • A possível causa para as manchas vermelhas em suas folhas, creio ter descoberto a mais provável, antes de vir para casa ela estava plantada em perlita+turfa, passado diretamente para o musgo sphagnum, creio ter causado uma mudança brusca no pH, é certo essa análise? Foi o que me disseram esses dias, pois ela segue BEM manchada, como vocês podem ver na imagem abaixo:
Imagem
  • Ainda com relação as manchas, após ela se adaptar ao novo pH do sphagnum, ela vai ficar verdinha novamente? Não apresenta nenhuma queimação solar;
  • O musgo dela tem ficado bem verde, disseram pra eu colocar areia de filtro de piscina por cima, para evitar cianobactérias, seria necessário, ou ainda não é grave? Devido a ela ser uma planta razoavelmente "adulta", falaram que não apresentará perigo algum essa brotação do sphagnum, devo diminuir a água?
  • Estão nascendo mais 3 armadilhas novas (ainda sem apresentar manchas vermelhas), e há 2 sendo recicladas, normalmente, creio que ela está saudável, sem problemas.;
  • Essa semana aumentei mais 1/2 horas de exposição ao sol, semana que vem, aumentarei mais um pouco, acho que não sofrerá tanto com a aclimatação;
  • Tentei fazer um leaf-cutting, porém não apoiei direito ela, e acabei nem retirando o rizoma totalmente, vou deixar ela quieta esse mês todo para não estressá-la;
Obrigado desde já,
Cezar
o besouro provalvelmente ja digeriu mas o exoesqueleto ainda continua fazendo a armadilha ficar cheia,nao se preocupe deve ser reciclagem de armadilhas

as manchas nao sei oq pode ser

cianobacterias acho q nao prejudica adultos e mais estetica,diminua agua para tirar

pode ir aumentando o sol a cada 3-4 dias nao pracisa ser tanto tempo


Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6341
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1938 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

no momento agora é só cuidar da cianobactéria, dado as dicas acima pelo nosso amigo. (diminuir água)
ficar aatento, estas folhas irão secar todas e ficarão só as novas vindo. já fique ciente.
torcer para não entrar em dormência, ela não está forte o bastante.

Boa sorte, publique a cada 15 dias. : joia :


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Avatar do usuário
Cezar Luiz
Newbie
Newbie
Mensagens: 10
Registrado em: 30 Mai 2020, 04:28
Localização: Santa Ernestina - SP
Agradeceu: 2 vezes
Contato:

Mensagem por Cezar Luiz »

------------------ ATUALIZAÇÃO ------------------


A situação acima foi superada, não há mais manchas escuras nas folhas, elas estavam vindo super saudáveis, ainda continuam a vir normalmente. Aparenta que não irá entrar em dormência por enquanto, porém, agora estou com uma outra dúvida quanto às suas folhas. Após ter passado por uma aclimatação de praticamente 1 mês, progredindo de pouco em pouco o sol, cheguei ao máximo período de exposição possível, ela vêm tomando sol faz 1 semana das 7h até às 17h mais ou menos.

  • Sol durante 10h todos os dias;
  • Água dia sim, dia não, o prato fica um dia seco e logo após no outro dia eu encho novamente;
  • Adicionei essa areia de filtro de piscina apenas na parte superior do musgo, faz mais ou menos 1 semana, para evitar o surgimento de gnats novamente, também coloquei no prato pra evitar a dengue.

Imagem

Detalhe: Essa armadilha da primeira imagem, com manchas vermelhas na folha, já é muito antiga, eram as manchas que não voltaram a se repetir mais.

Surgiram duas dúvidas então:

  • O que estão causando essas manchas amareladas nas bordas das folhas/armadilhas?
    Me disseram que pode ser superaquecimento nas raízes, após ter adicionado essa superfície de cascalho, porém aqui está fresco até, dias com média de 28/29º e noites de 15/16º. Ou também a planta estar absorvendo possíveis minerais desses cascalhos pequenos, não sei.
  • Devo continuar molhando um dia sim e um dia não ou deixo o nível do pote de água fixo, mesmo com o substrato úmido? Reduzir o período de exposição ao sol por algumas semanas?




















Só para loucos, isso é só para loucos
Caretas não!
Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6341
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1938 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

Devo continuar molhando um dia sim e um dia não ou deixo o nível do pote de água fixo, mesmo com o substrato úmido? Reduzir o período de exposição ao sol por algumas semanas?
sugiro você usar um pires maior, um pires que sempre tenha 15-20% de água da altura que tem de substrato (não digo do vaso, poois o substrato não fica nivel no vaso) fixo, sempre.

peço a você publicar fotos, seguindo:

viewtopic.php?f=2&t=9231

viewtopic.php?f=2&t=9230


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem