Elas mudam assim mesmo ?

Assuntos sobre Dionaea Muscipula
Responder
Nilo
Newbie
Newbie
Mensagens: 4
Registrado em: 17 Mai 2020, 16:36
Localização: Manaus-AM

Elas mudam assim mesmo ?

Mensagem por Nilo »

Salve a todos

Recentemente encontrei uma planta Dioneia, aqui onde moro é difícil de acha-las. A única informação que quem me vendeu foi que tinha que estar sempre úmido o local onde ela estava, falo local pois não sabia que era musgo ate pesquisar mais na internet mas ainda tenho duvidas. Ao adquiri-la tinha esse aspecto como na foto abaixo (foto tirada da internet pois não achei a foto que tirei ao adquiri-la).

Essa era a aparência dela ao comprar só que tinha umas partes vermelhas na boquinha(foto internet). As hastes ficavam encostando no musgo.
Imagem

Moro em Manaus-AM, aqui o clima é muito instável, uma hora esta chovendo e outrora um Sol de rachar, minha planta estava em um local onde nao pegava o Sol diretamente e percebi que as hastes começaram a inclinar e a boquinha nascer menor pensei que era devido ao o vaso ser muito pequeno então eu troquei, como não tenho musgo peguei o que já tinha no vizinho e preenchi com terra preta que tem muito aqui na região, ela ficou bem no meio.

Como vocês podem ver na foto só tem uma boquinha ainda grande.
Imagem

Pra evitar problemas de secar logo a agua e para não colocar pratinho embaixo para evitar a proliferação de mosquitos fiz esse processo, funciona e deixa sempre úmido, as hastes continuam nascendo, graças pois estava com medo de acontecer algo na adaptação da terra preta. O crescimento pra cima e a diminuição da boquinha é normal ? Foi a falta de Sol? Ou tem a ver com a terra? Percebi um desenvolvimento mais rápido depois que fiz.
Imagem

Desculpa se já questionei algo que já foi debatido é que não achei.

Grato


Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6338
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1937 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

...e preenchi com terra preta...
não. a terra preta não é bem vinda. logo perceberá problemas. pelo menos até então.

tem como você adquirir musgo sphagnum? conhecido como musgo de orquidea? adquirir chips de coco e fibra?

experiencia-com-fibra-de-coco-t6425.html

preparo-de-fibra-de-coco-para-plantio-de-pcs-t7537.html

fabricacao-de-fibra-de-coco-caseira-t6777.html

***

deixe sempre em local fixo, em sol. 20% de água abaixo. : joia :


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
l_uiz
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 67
Registrado em: 08 Fev 2020, 21:38
Localização: Joinville - SC
Agradeceu: 5 vezes
Agradecimentos: 7 vezes

Mensagem por l_uiz »

Boa noite colega, bem vindo ao fórum.

A minha dioneia passou pelo mesmo processo, quando comprei tinha poucas armadilhas bem rentes ao substrato e com interior bastante vermelho. Quando trouxe pra casa as armadilhas começaram a crescer na vertical, eram menores e o interior não ficava tão avermelhado.

Como ela era quando chegou da floricultura:
Imagem

Como ficou depois de uns meses aqui em casa (foto antiga e mais recente):
Imagem Imagem

As armadilhas continuam na vertical mas pelo menos ela está mais saudável, com muito mais armadilhas. Deixei mais tempo no sol e as armadilhas também voltaram a ficar vermelhas, mas isso demora pra acontecer, quando elas abrem ainda são totalmente verdes por dentro.

Outra coisa, como o Edson disse ali em cima terra não é um bom substrato pra dioneia, ela deve ser criada em solos pobres, o excesso de nutrientes pode prejudicar a planta.

Quanto ao clima sol e chuva são o que a dioneia mais gosta. Inclusive se puder dê preferência por regar sua planta com água da chuva.


yatagarasuuo
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 189
Registrado em: 14 Abr 2020, 21:11
Localização: Rolandia-pr
Agradeceu: 13 vezes
Agradecimentos: 19 vezes

Mensagem por yatagarasuuo »

parece que e falta de sol as armadilhas diminuirem e inclinarem elas precisam de MUITO sol tipo no MINIMO 6 horas se puder 10h melhor ainda : joia :
e quando tomam bastante sol elas ficam vermelhinhas por dentro


yatagarasuuo
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 189
Registrado em: 14 Abr 2020, 21:11
Localização: Rolandia-pr
Agradeceu: 13 vezes
Agradecimentos: 19 vezes

Mensagem por yatagarasuuo »

nao serve o musgo comum so serve o sphagnum,os outros tipos de musgo sufoca as raizes


l_uiz
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 67
Registrado em: 08 Fev 2020, 21:38
Localização: Joinville - SC
Agradeceu: 5 vezes
Agradecimentos: 7 vezes

Mensagem por l_uiz »

Bom dia colega.

Completando o meu post anterior, tirei uma foto hoje pela manhã pra você ver como fica a armadilha da dioneia quando deixa bastante tempo no sol:

Imagem


Nilo
Newbie
Newbie
Mensagens: 4
Registrado em: 17 Mai 2020, 16:36
Localização: Manaus-AM

Mensagem por Nilo »

Eu tenho uns 4 coqueiros aqui no quintal de casa. Vou fazer o procedimento e ver no que dá de tirar as fibras e ver também se dá pra fazer com juta uma planta também que se usa a fibra. Já as deixei em um local muito bom no Sol. Muito obrigado a todos.


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem