Quanto tempo duram as sementes de Dioneia?

Assuntos sobre Dionaea Muscipula
Responder
Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6341
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1938 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

...Depois fui pulverizando beeeem nuvem de água mesmo, todos os dias,
este é um caso de germinação. pulverizar pode comprometer tudo. exceto se bem de longe, chegando bem fraco, mas daí haverá gde desperdício.

*faça uma experiência antes, um testes e analise como irá chegar no substrato. se poderá afetar as novas recém germinadas e as que estão germinando e ainda não vemos...


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
l_uiz
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 67
Registrado em: 08 Fev 2020, 21:38
Localização: Joinville - SC
Agradeceu: 5 vezes
Agradecimentos: 7 vezes

Mensagem por l_uiz »

Olá pessoal, obrigado pelas dicas.
Edson Poscai escreveu: 05 Mai 2020, 16:49
eu infelizmente já perdi toda a germinação...
Você perdeu a germinação devido ao gnat ou foi consequência da aplicação do produto?

Não consigo fazer testes porque as germinações estão todas no mesmo pote. Se o risco de usar uma solução química for muito grande, como peguei a infestação no começo considero usar uma solução manual mesmo. Separar as sementes que ainda não germinaram, e colocar as minhas dioneias em novos potes individuais, inclusive as germinações. Como elas não estão com as raízes formadas, desde que não levem os gnats junto no musgo a semente deve nutrir elas por mais algum tempo. Mesmo se algumas não sobreviverem ao estresse é melhor que perder todas as mudas.

Enquanto isso tomo cuidados preventivos (diminuir a água) e preparo armadilhas amarelas tipo pega-mosca, com o dimy pel como plano de backup para os casos mais graves.

Já se a aplicação do produto for tranquila eu preferiria não mexer nas mudinhas agora.


Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6341
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1938 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

Você perdeu a germinação devido ao gnat ou foi consequência da aplicação do produto?
com a aplicação. penso deveria ter deixado mais tempo em sombra...

faça o dimy pel, deixe 2/3 da altura do vaso para o substrato absorver.deixe mais que 48 hs sem sol


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
l_uiz
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 67
Registrado em: 08 Fev 2020, 21:38
Localização: Joinville - SC
Agradeceu: 5 vezes
Agradecimentos: 7 vezes

Mensagem por l_uiz »

Boa noite pessoal.

Como estava com dificuldade pra encontrar o dimy pel aqui na cidade, optei por trocar as plantas de substrato.
Comprei copinhos plásticos de gelatina e enchi de areia e sphagnum (como devia ter feito desde o começo), peguei com cuidado os pedaços de musgo onde as dioneias estavam germinando e transferi para os novos potes. Também salvei tantas sementes quanto possível.

Imagem

Fiz isso na quarta-feira passada e algumas sentiram mais, outras menos, mas até agora estão todas bem.

Imagem Imagem

No final de semana encontrei o dimy e as armadilhas amarelas em uma agropecuária, instalei duas próximas das minhas dioneias (pegaram algo como 2 ou 3 gnats até agora):

Imagem

Pra referência, a larvinha que estava atacando as minhas dioneias era essa (ela está verde por ter se alimentado do musgo, eu acho). Note que ela é muito pequena, pra comparar, aquilo na parte de cima da foto é um pedaço de sphagnum:

Imagem


Avatar do usuário
Jmpjs
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 531
Registrado em: 20 Out 2019, 00:30
Localização: Tubarão-SC
Agradecimentos: 45 vezes

Mensagem por Jmpjs »

l_uiz escreveu:Boa noite pessoal.

Como estava com dificuldade pra encontrar o dimy pel aqui na cidade, optei por trocar as plantas de substrato.
Comprei copinhos plásticos de gelatina e enchi de areia e sphagnum (como devia ter feito desde o começo), peguei com cuidado os pedaços de musgo onde as dioneias estavam germinando e transferi para os novos potes. Também salvei tantas sementes quanto possível.

Imagem

Fiz isso na quarta-feira passada e algumas sentiram mais, outras menos, mas até agora estão todas bem.

Imagem Imagem

No final de semana encontrei o dimy e as armadilhas amarelas em uma agropecuária, instalei duas próximas das minhas dioneias (pegaram algo como 2 ou 3 gnats até agora):

Imagem

Pra referência, a larvinha que estava atacando as minhas dioneias era essa (ela está verde por ter se alimentado do musgo, eu acho). Note que ela é muito pequena, pra comparar, aquilo na parte de cima da foto é um pedaço de sphagnum:

Imagem
Parabéns pela germinação amigo!

Quanto a larva, era de gnat

Enviado de meu Redmi S2 usando o Tapatalk



Igor bonedead
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 169
Registrado em: 10 Abr 2020, 13:31
Localização: Montes claros MG
Agradecimentos: 6 vezes

Mensagem por Igor bonedead »

O que a larva de gnat faz? Come o risoma?

Enviado de meu moto g(6) plus usando o Tapatalk



l_uiz
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 67
Registrado em: 08 Fev 2020, 21:38
Localização: Joinville - SC
Agradeceu: 5 vezes
Agradecimentos: 7 vezes

Mensagem por l_uiz »

Igor bonedead escreveu: 12 Mai 2020, 10:06 O que a larva de gnat faz? Come o risoma?

Enviado de meu moto g(6) plus usando o Tapatalk
Se alimenta de fungos que existem no substrato e também das raízes das plantas. Hoje tive que trocar uma muda de substrato pq tinha larvas de gnat próximas das raízes.


Igor bonedead
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 169
Registrado em: 10 Abr 2020, 13:31
Localização: Montes claros MG
Agradecimentos: 6 vezes

Mensagem por Igor bonedead »

l_uiz escreveu:
Igor bonedead escreveu: 12 Mai 2020, 10:06 O que a larva de gnat faz? Come o risoma?

Enviado de meu moto g(6) plus usando o Tapatalk
Se alimenta de fungos que existem no substrato e também das raízes das plantas. Hoje tive que trocar uma muda de substrato pq tinha larvas de gnat próximas das raízes.
Ixx não sabia..

Enviado de meu moto g(6) plus usando o Tapatalk




l_uiz
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 67
Registrado em: 08 Fev 2020, 21:38
Localização: Joinville - SC
Agradeceu: 5 vezes
Agradecimentos: 7 vezes

Mensagem por l_uiz »

Boa noite pessoal.

Atualizando o tópico: 15 dias depois todas as dioneias bebês continuam vivas e se desenvolvendo, algumas até lançaram armadilhas. Não apliquei nenhum produto nelas e não percebi sinais de gnats nos novos potes.

Imagem Imagem


l_uiz
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 67
Registrado em: 08 Fev 2020, 21:38
Localização: Joinville - SC
Agradeceu: 5 vezes
Agradecimentos: 7 vezes

Mensagem por l_uiz »

Boa tarde.

Atualizando o tópico: um mês depois da mudança de potes as germinações continuam bem. Estou monitorando diariamente, com a utilização das armadilhas amarelas e aplicação de dimy pel nas outras mudas houve uma grande diminuição nas moscas de gnat. Agora é raro ver algum gnat por perto.

Imagem


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem