Possível Hibernação

Assuntos sobre Dionaea Muscipula
Responder
Carnivorense
Newbie
Newbie
Agradeceu: 6 vezes
Agradecimentos: 3 vezes

Mensagem por Carnivorense »

dormencia em sao paulo antes de março ? bem esquisito ! ou elas foram adquiridas recentemente e estao com fuso horario ruim, ou elas passaram muito tempo sem dormencia e estao fragilizadas na minha opiniao ... ja que todas estao no sol e no musgo ( imagino eu higienizado e fervido ) nao tem porque estarem assim nessa epoca do ano ! pleno verão ... no clima natural delas e ate em sao paulo ja que temos basicamente o mesmo clima da florida, temos o auge das plantas entre dezembro e fevereiro, entrar em dormencia agora em janeiro onde deveria estar no auge é bem pouco provavel, talvez seja fuso ou falta de dormencia em anos anteriores, recomendo deixar ela no sol e tratar normalmente forcar ela um pouco ate chega rno periodo correto, se nao ela vai ficar ciclando no periodo errado, onde em pleno verao ela vai voltar a entrar em dormencia ...

Paulo
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Agradeceu: 501 vezes
Agradecimentos: 697 vezes

Mensagem por Paulo »

Pessoal,

No ano passado eu criei um tópico sobre isso sobre-dormencia-de-dionaeas-tirem-suas- ... t6903.html sendo que minhas dionaeas eram frutos de geminações de sementes que vieram do hemisfério norte que foram semeadas em agosto/2015.

Não são apenas os fatores temperatura e fotoperíodo que determinam a dormência, penso que o primordial seja genético. Só depois de aclimatadas e sendo forçadas a dormir no nosso inverno é que se ajustarão.

Paulo

Eu sou eu, foi meu pai que me fez assim, quem quiser que me faça outro se achar que estou ruim.
delagostini
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Agradeceu: 55 vezes
Agradecimentos: 360 vezes

Mensagem por delagostini »

Paulo e pela sua experiência acha que é melhor deixa-las dormir quando bem entendem ou forçar essa dormência no inverno é melhor?

Quer aumentar seu cultivo? Veja nosso banco de doação de sementes!
https://www.carnivoras.com.br/banco-de-sementes-t8131.html

Doe sementes e ajude a manter nosso banco!
https://www.carnivoras.com.br/banco-de-sementes-t8266.html
Errera00
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Agradeceu: 14 vezes
Agradecimentos: 18 vezes

Mensagem por Errera00 »

delagostini escreveu:Paulo e pela sua experiência acha que é melhor deixa-las dormir quando bem entendem ou forçar essa dormência no inverno é melhor?

Tbm qero saber pois estou no msm barco heheheh.

Paulo
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Agradeceu: 501 vezes
Agradecimentos: 697 vezes

Mensagem por Paulo »

Pessoal,

Tem que levar em conta que meu cultivo é indoor com a temperatura no minimo com 20ºC e luz artificial constante.

Vamos lá, quer queira ou não elas entram em dormência, sendo que o ideal é a temperatura por volta de 10ºC, um tempo de luz menor e pouquíssima água nas folhas mantendo o substrato levemente úmido.
Se elas não tiverem essas condições eu digo que elas entraram no estado ZEN, em que não está dormindo e nem acordada. De qualquer forma irão perder folhas e muitas até ficarão sem folha alguma até que saiam desse estado. Eu vi isso acontecer no meu cultivo.

No ano passado apenas uma não entrou nesse estado, uma sawtooth que ganhei de presente e já estava aclimatada.

Nesse momento eu estou verificando meu cultivo todos os dias, uma parte já deu sinais de estado ZEN e estão separadas recebendo água apenas por borrifamento e o resto está bombando (talvez já estão se adaptando ao nosso clima).

Uma coisa é certa, depois de um certo tempo se não houver mudanças na temperatura e foto período elas não entrarão nem em estado ZEN, mas morrerão depois de dois anos ou mais.

Então, se sua dionaea está bombando agora o ideal é induzir a dormência no próximo inverno, é o que farei com as minhas que não entrarem em dormência agora. Tem gente que coloca na geladeira, mas precisa ter cuidado para não fungar ou então criar um sistema para manter a temperatura baixa mantendo pouca luz e substrato levemente úmido.

Paulo

Eu sou eu, foi meu pai que me fez assim, quem quiser que me faça outro se achar que estou ruim.
Responder