caquiero de vidroRafa escreveu: configuração: caquiero de vidro (não sei se é o ideal, porém em algumas carnivoras o brilho das gotículas atraem insetos), cascalho de aquario no fundo(aquelas pedrinhas decorativas para escoar a água), carvão logo acima do cascalho, musgo e areia(tbm de decoração, pois roubei dum arranjo da minha mãe) misturados e fofados para não sufocar, e a plantei...

cascalho de aquario

carvão

musgo e areia

Rafa escreveu: Quanto ao musgo e a planta, devo deixar num saco tranparente para manter a umidade? Reaproveitei o vaso que ela veio e plantei musgo, só tem musgo, devo fazer a estufa com o saco? se fizer, tenho que trocar a água em quanto tempo? O musgo fervi por meia hora, será que vinga, pois é meio estranho uma planta seca ser fervida e brotar, já vi algumas que precisam ser queimadas para renascer( na Australia), mas fervidas é meio estranho. Se o musgo não brotar tem problema???
O vaso com o musgo e a planta deve ser colocada ao sol direto aos poucos para que ela se acostume e possa ficar o dia todo no sol. No caso de plantas debilitadas, deixe apenas em local com muita luminosidade até que esteja novamente saudável.
O objetivo de ferver o musgo é para evitar que parasitas, larvas e outros organismos nocivos, assim como sementes de plantas que não nos interessa, venham causar danos a planta carnivora. Se você quer cultivar musgo não deve fervê-lo antes.
A vendedora fez o papel dela que é vender, para isso fala qualquer porcaria (fertilizante!Rafa escreveu: ...começei no sabado e não sei muita coisa, pois a vendedora mandou colocar fertilizante na coitada da planta, ela veio com 3 mudinhas, uma morreu podre, a outra tá mais prá lá do que pra cá e uma está debilitada. Ajuda aê, pois até desanimei depois de ver a planta definhar, mas vou tentar salvar as duas restantes.

Rafa, não desanime. O esforço que você está fazendo para salvar suas plantas é um grande aprendizado. Lembre-se que todos aqui já passaram por algo parecido no inicio do cultivo.