Possível Hibernação

Assuntos sobre Dionaea Muscipula
delagostini
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Agradeceu: 55 vezes
Agradecimentos: 360 vezes

Mensagem por delagostini »

Caramba... Essas fotos e essa conversa me deixou na dúvida de novo em relação a minha! Agora nao sei se ela tá em dormência e se eu to fazendo tudo errado :roll: :lol:

A planta estava saudável, cheia de armadilhas mas em pouco tempo secaram quase todas!
Conversando com o Edson, estava achando que era o substrato... Troquei!
Depois achamos que, junto a isso, deveria ser alguma praga... Falei com o Marciel e arranquei essa folha "enferrujada" da foto!
Imagem

Mas das 4 outras folhas que estão aparecendo aí, 2 armadilhas já nasceram queimadas e a única que se desenvolveu até agora tem mais ou menos 1/5 do tamanho normal das armadilhas dessa planta... e está numa preguiça enorme pra abrir (começou a abrir tem uns 4 dias e nao abriu direito ainda).
Novas armadilhas demorando demais para aparecer no rizoma... enfim... Será que é dormência também?

Quer aumentar seu cultivo? Veja nosso banco de doação de sementes!
https://www.carnivoras.com.br/banco-de-sementes-t8131.html

Doe sementes e ajude a manter nosso banco!
https://www.carnivoras.com.br/banco-de-sementes-t8266.html
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Agradeceu: 739 vezes
Agradecimentos: 1956 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

retire o pires de água. dê uma lida nas dicas q nosso amigo Paulo passou. : joia :

Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
delagostini
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)

Edson Poscai escreveu:retire o pires de água. dê uma lida nas dicas q nosso amigo Paulo passou. : joia :
Então... Mas o que me preocupa é: E se não for dormência? Eu tirar o pires e o sol significam praticamente mata-la nesse caso, não?

kaique
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Agradeceu: 65 vezes
Agradecimentos: 151 vezes

Mensagem por kaique »

delagostini escreveu:Caramba... Essas fotos e essa conversa me deixou na dúvida de novo em relação a minha! Agora nao sei se ela tá em dormência e se eu to fazendo tudo errado :roll: :lol:

A planta estava saudável, cheia de armadilhas mas em pouco tempo secaram quase todas!
Conversando com o Edson, estava achando que era o substrato... Troquei!
Depois achamos que, junto a isso, deveria ser alguma praga... Falei com o Marciel e arranquei essa folha "enferrujada" da foto!
[thumbnail]https://oi68.offline/2eg8oee.jpg[/thumbnail]

Mas das 4 outras folhas que estão aparecendo aí, 2 armadilhas já nasceram queimadas e a única que se desenvolveu até agora tem mais ou menos 1/5 do tamanho normal das armadilhas dessa planta... e está numa preguiça enorme pra abrir (começou a abrir tem uns 4 dias e nao abriu direito ainda).
Novas armadilhas demorando demais para aparecer no rizoma... enfim... Será que é dormência também?

Amigo pense na ideia de ser uma praga tive umas G3XG14 que aparentava a mesma coisa, as armadilhas com manchas marrons e as novas ja se desenvolvia assim
manchas-em-dioneia-t7406.html?hilit=dio ... %20manchas

e acabei perdendo a G3XG14 mãe uma b52 e uma red shark ! então fica de olho

Aonde você adquiriu a planta se for em alguma floricultura sua planta possa esta aclimatada ao nosso tempo

Em busca de XP para plantio
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)

... Mas o que me preocupa é: E se não for dormência? Eu tirar o pires e o sol significam praticamente mata-la nesse caso, não?
não, o borrifar somente na planta e no substrato menos, se fosse matar a planta, todas q viéssemos a fazer isso na dormência morreriam.

não me lembro de você ter dito das armadilhas estarem nascendo pq's e pretas, eu imaginava estarem nascendo tardiamente, mas normais.

apenas adianto q folhas pretas, armadilhas nascendo pq's qdo em bom substrato, sol e tudo ok e estarem vindo assim, é um forte sinal de
dormência. mas qto a que "se é ou não é" ficará difícil dizer.

publique novas fotos de sua dionaea, busque na fotos focar as anormalidades que vem apresentando. : joia :

delagostini
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)

kaique escreveu: Amigo pense na ideia de ser uma praga tive umas G3XG14 que aparentava a mesma coisa, as armadilhas com manchas marrons e as novas ja se desenvolvia assim
manchas-em-dioneia-t7406.html?hilit=dio ... %20manchas

e acabei perdendo a G3XG14 mãe uma b52 e uma red shark ! então fica de olho

Aonde você adquiriu a planta se for em alguma floricultura sua planta possa esta aclimatada ao nosso tempo

Pois é... Eu estava pensando realmente numa praga! As novas já começaram a nascer sem essa ferrugem... Acredito que se for, ela conseguiu se livrar (assim espero).
De qualquer forma, está razoavelmente isolada das outras mas é daí que vem meu medo de talvez nao ser dormência e sim uma praga e que se eu tratar como dormência posso piorar o estado dela.

Ela foi comprada do Ono e já tem bastante tempo que está comigo... Chegou pequena e se desenvolveu bem aqui! Mas aí meio que do nada as armadilhas começaram a morrer cedo, a diminuir a intensidade em que nasciam... Até ficar só nisso aí! E as 2 ou 3 ultimas ficaram como essa do meio... enferrujada!
Editado pela última vez por delagostini em 06 Fev 2017, 20:28, em um total de 1 vez.

vinicont
Newbie
Newbie
Agradeceu: 7 vezes
Agradecimentos: 4 vezes

Mensagem por vinicont »

É possivel que a minha esteja em hibernação também? Venho notando que as armadilhas estão pequenas há um tempo...

Imagem

Tudo o que pode ser dito foi dito.
delagostini
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)

Edson Poscai escreveu:
não, o borrifar somente na planta e no substrato menos, se fosse matar a planta, todas q viéssemos a fazer isso na dormência morreriam.

não me lembro de você ter dito das armadilhas estarem nascendo pq's e pretas, eu imaginava estarem nascendo tardiamente, mas normais.

apenas adianto q folhas pretas, armadilhas nascendo pq's qdo em bom substrato, sol e tudo ok e estarem vindo assim, é um forte sinal de
dormência. mas qto a que "se é ou não é" ficará difícil dizer.

publique novas fotos de sua dionaea, busque na fotos focar as anormalidades que vem apresentando. : joia :

Vamos para fotos atualizadas (iluminação ruim mas dá pra ter uma ideia)
Imagem

Uma das armadilhas que já nasceu queimada... E assim ficou!
Imagem

Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)

posso estar enganado, mas de imediato eu tiraria o pires. vamos aguardar mais opiniões. : joia :

EricNunes
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Agradeceu: 38 vezes
Agradecimentos: 70 vezes
Contato:

Mensagem por EricNunes »

A minha tambem parece estar entrando em dormencia , cresce bem lentamente e são armadilhas bem pequenas , ja tirei a minha da agua agora vou cuidar mantando o substrato umido ...

Faça o plano, execute o plano, espere que o plano de errado e jogue o plano fora .
Responder