j4ck_666, kkkkk, é mais ou menos isso (praguinhas), acho que é uma compensação por serem tachadas de 'comum'!

Quanto ao 'segredo', não faço a menor idéia, rsrs!
Abç.
Caramba, 6 anos de vida ja da pra virar mascotePlanta 'guerreira'. Auto dormência (duas vêzes), uma haste floral e dois brotos laterais durante esses anos que está comigo. A iluminação é a mesma desde o início do cultivo.
Acredito que a planta tenha por volta dos cinco ou seis anos de idade. Qual será o tempo de vida da Dionaea?
Realmente... Ano passado morreram duas, só sobrou uma... =/Daniel Souza escreveu:Bom divulgar isso, o B. millan que estava pensando em colocar a dele na geladeira.
Inclusive o processo de fotossintese chega a quase 'zero' com a perda de superficie verde da planta dormente.Daniel Souza escreveu: ...nao sabia desse lance delas reduzirem o metabolismo como forma de dormencia ...
Valeu Roberta! O período de vôo foi bem longo (dois anos voando), heheh! Nas duas vêzes que ela dormiu estava 'nas alturas'. Quero ver este ano como vai ser.Roberta Duval escreveu: ...mesmo que só tenha informado ter ocorrido uma vez de voar...parece que há uma coisa ciclica nisso...
será que a minha tbm entra em auto dormencia??....
tem ideia das temperaturas médias nestes peiodos em que ela costuma adormecer???...
Gostei da segunda mistura (sphagnum - carvão - isopor 2:1:1).Bruno Millan escreveu: ... Agora no inverno vou trocar ela de vaso então, será que se eu colocar em um com sphagnum + carvão 1:1 ou sphagnum - carvão - isopor 2:1:1 fica bom?
Outro problema é que nem tenho muito sol aqui... mas dou o máximo que tenho, já que não posso usar luz artificial, além de que o sol deve ser melhor mesmo...