Meu receio é que o musgo vivo possa crescer mais que as plantas e sufocando as mesmas. Sei que ele ajuda muito a manter a umidade sempre alta, desestimula o aparecimento de várias pragas, etc...
use o sphagnum seco. eu fiz o substrato normal, cortei pontas de sphagnum vivo e enfiei no substrato ao redor e hj estão fechadas por cima.
o broto do substrato deve ter uns 5 cm acima do substrato e a planta q tenho ficou até mais linda, mas só vemos as folhas novas, o broto da planta já não vemos. se der certo irei tirar uma foto e postar.
outra neste mesmo fechado de sphagnum vivo, por experiência q eu vivo fuçando, peguei umas 3 ou 4 mudas novas de adelae, lavei bem as raízes, com os dedos abri o sphagnum vivo e taquei lá dentro. todas estão belas.

mas a dionaea acho q não vai se dar bem, de outro lado, o sphagnum vivo pode forçár as folhas a crescerem e ficarem verticalmente.
mas para sabermos temos q tentar. te aconselho a fazer isso com 2 ou 3 mudas e ver os resultados. após uns 4/5 meses com o sphagnum crescendo e se fechando vemos como a planta irá reagir. mas teste com poucas mudas antes...
tbm e acho importante, somente as que ficaram em sombrite. no sol direto o sphagnum vivo não se deu bem para crescer.
Boa sorte quero ver.

Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.