Dedicado a plantas carnívoras com troca de informações sobre cultivo, especies, cuidados, pragas, germinação, sementes, doações, fornecedores, como cuidar, como cultivar, como regar. Tudo com fotos e videos.
A apresentação pessoal aqui no Fórum será seu primeiro passo para participação, enquanto não o fizer nenhuma postagem sua será liberada. Pedimos a sua compreensão, dê uma lida no tópico abaixo, são Regras para todos os membros. Boas Vindas!!! - Leia as Regras do Fórum
Olá pessoal!! Algum tempo atrás vim aqui para mostrar minha preocupação com minha dioneia ( que estava com algumas coisas brancas no rizoma e as armadilhas começaram a morrer). Resolvi mudar de substrato e cortar as armadilhas antigas, além de dividir o rizoma em duas partes e planta-los. O resultado está indo bem, surgiram várias novas armadilhas e a PC está voltando a crescer. Percebi hoje que uma das armadilhas está com a parte verde do talo maior que as outras, isso quer dizer o que?
Obrigado, pela ajuda!
Segue as fotos de como minha dio está hj
Antes
Que bom. Parece que deu tudo certo aí na troca de substrato. Não entendí sobre a questão do talo e não ví nada de diferente nas imagens, mas se a planta voltou a crescer é bom sinal. Bastante sol e umidade é o suficiente para a a saúde delas.
A questão do talo é que um está diferente dos outros, ele apresenta uma forma mais larga, parecendo um coração, quase o dobro do de trás. Circulei a imagem para facilitar a visualização, isso quer dizer algo, ou está tudo normal? kkkk
Obrigado!!
Abraço!
Isso acontece para aumentar a área útil fotossíntetizante.
A planta está recebendo pouca iluminação direta e por isso tenta aumentar a captação de luz. Realoque a mesma em local onde possa ficar mais tempo sob a incidência dos raios solares.
hahaha
Acho q ela vai ter que criar mais talos como esse kkkkk
Aqui onde moro não tem como passar mais tempo sob a luz solar. Ela fica na janela do quarto do apartamento e recebe luz direta por +/- 6h.
Muito obrigado Marciel!
Se recebe esse tanto de sol está de bom tamanho. Menos do que isso, com o passar do tempo, enfraqueceria a planta. Sabe dizer se nas estações mais quentes esse tempo de sol aumentaria na janela que estão?
Na sua região não faz o frio que possa induzi-las a dormência. Já decidiu o que fará em relação a isso?
Ainda estão se adaptando as condições que tem, então acho que pode pular a dormência deste ano.
Então,
aqui o calor é uma constante, para aliviar essa situação minha região ( mais litorânea) possui chuvas regulares durante todo o ano, com o aumento da frequência agora no meio do ano.
Enquanto a incidência da luz solar na janela é maior agora no nesse período, pois o sol está iluminando mais o hemisfério norte e por coincidência vai direto no quarto, logo a luz durante todo período da manha ilumina minha PC. No final do ano, como o Sol se desloca mais para o hemisfério sul, existe uma redução de incidência na minha janela, no entanto, ainda apresenta uma regularidade de aproximadamente 6h.
Em relação a dormência, não sei o que faço, pois tenho ela desde o final do ano passado e acredito que ela ainda não dormiu... Seria saudável para ela passar mais um ano sem a dormência? Já pensei em induzir a dormência logo, mas como ela está passando por um período de readaptação ao novo substrato, preferi esperar. O que me aconselha? Esperar até próximo ano ou botar na geladeira? kkkk
Na boa, vou lhe dar o mesmo conselho que dei a outro forista daqui há uns dias atrás; levando-se em conta que na região aonde mora o frio inexiste no Inverno, seria prudente induzir a dormência na sua planta visando evitar que a mesma venha a sofre da chamada "Síndrome da falta de dormência" e, consequentemente, vir a óbito.
Aqui vale a máxima que diz; "Seguro morreu de velho".
Abs,
Rodrigo F. Costa
"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."
Obrigado, Rodrigo!
Tendo em vista evitar esta síndrome devo induzir a dormência o mais rápido possível, certo?
O que me aconselha fazer?
Coloco a dio na geladeira como está (no novo substrato que mudei a alguns meses atrás), cortando apenas as armadilhas? Ou sugere, retira-la do substrato, cortar as armadilhas e envolver o rizoma com sphagnum úmido? Qual a maneira mais segura de induzir a dormência evitando mais estresse?