Dionaea diminuiu o tamanho
- scorpion
- Membro ativo (1)
- Agradeceu: 29 vezes
- Agradecimentos: 11 vezes
Dionaea diminuiu o tamanho
Bom dia pessoal, tenho algumas dionaeas a mais de 2 anos e quando comprei elas eram de um tamanho normal porém elas diminuíram o tamanho(tudo incluindo as armadilhas).
Deixo elas na sacada do meu apto e como pegavam muito sol eu fiz uma tela para reduzir a intensidade do sol porem isso também não reverteu a situação. Alguem tem alguma dica do que pode estar acontecendo?
Já tentei trocar o substrato mas também não houve alteração na situação.
Deixo elas na sacada do meu apto e como pegavam muito sol eu fiz uma tela para reduzir a intensidade do sol porem isso também não reverteu a situação. Alguem tem alguma dica do que pode estar acontecendo?
Já tentei trocar o substrato mas também não houve alteração na situação.
Procure crescer como uma árvore frutífera e não como um vegetal rastejante contaminando outras plantas ao seu redor.
- Edson Poscai
- Membro ativo (5)
- Agradeceu: 739 vezes
- Agradecimentos: 1956 vezes
Leonardo, publique a foto da planta para facilitar. veja: publicar-fotos-t5702.html
Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
- scorpion
- Membro ativo (1)
Segue imagem da planta: [img]https://oi61.offline/2wn5yz9.jpg[/img]
Ate agora eu só troquei o substrato e fiz uma tela para diminuir a intensidade do sol, nunca coloquei na geladeira. Moro em SC e a noite fica frio dai acho que não preciso forçar uma dormência.
Ate agora eu só troquei o substrato e fiz uma tela para diminuir a intensidade do sol, nunca coloquei na geladeira. Moro em SC e a noite fica frio dai acho que não preciso forçar uma dormência.
Procure crescer como uma árvore frutífera e não como um vegetal rastejante contaminando outras plantas ao seu redor.
- Edson Poscai
- Membro ativo (5)
pela cor indica ser falta de sol, e quanto ao substrato está usando +/- 50% sfagno e 50% areia?
me veio esta dúvida se este sfagno é o próprio.
a Dionaea é uma especie de sol o dia todo, fica mais vermelha e mais bonita. mas aguarde as respostas de nossos amigos aqui do grupo que podem te ajudar mais.
dê uma olhada, para ajudar na identificação do musgo: post66381.html?hilit=sfagno#p66381
os que têm brotos claros, sim. mas aparenta estar misturado.
me veio esta dúvida se este sfagno é o próprio.
a Dionaea é uma especie de sol o dia todo, fica mais vermelha e mais bonita. mas aguarde as respostas de nossos amigos aqui do grupo que podem te ajudar mais.
dê uma olhada, para ajudar na identificação do musgo: post66381.html?hilit=sfagno#p66381
os que têm brotos claros, sim. mas aparenta estar misturado.
- scorpion
- Membro ativo (1)
O substrato é pó de xaxim, sem areia. Recentemente eu adicionei um musgo para ajudar a reter mais umidade pois todo dia eu verificava que estava bem seco.
- Edson Poscai
- Membro ativo (5)
então a primeira parte é esta. faça outro substrato 50% sfagno e 50% areia. recomenda-se o sfagno e areia lavados e fervidos antes, para matar qualquer impureza. usar somente água de chuva ou de torneira colhida a +/- 48 horas ou mais, de torneira deixados com tela (evitar dengue)e sem tampa. virá mais ajuda, boa sorte.
- MarcielS
- Membro ativo (5)
- Agradeceu: 1148 vezes
- Agradecimentos: 1471 vezes
Bom,
Creio ser um conjunto de fatores que levaram a sua Dionaea a diminuir de tamanho.
2 - A exposição a luz direta do sol é obrigatório a todas as Droseraceaes, incluindo aí as Dionaeas. A deficiência na exposição ao sol leva a fraqueza e morte da planta.
3 - A dormência, apesar de alguns cultivadores acreditarem que suas plantas suportam a falta dela, é o único momento de descanso da planta.
Abç
Creio ser um conjunto de fatores que levaram a sua Dionaea a diminuir de tamanho.
- Substrato
- Insolação
- Dormência
2 - A exposição a luz direta do sol é obrigatório a todas as Droseraceaes, incluindo aí as Dionaeas. A deficiência na exposição ao sol leva a fraqueza e morte da planta.
3 - A dormência, apesar de alguns cultivadores acreditarem que suas plantas suportam a falta dela, é o único momento de descanso da planta.
Abç
- rdrgobra
- Membro ativo (5)
- Agradeceu: 922 vezes
- Agradecimentos: 1146 vezes
Concordo em partes com as opiniões dos amigos. No que diz respeito ao substrato e mais horas de Sol, as dicas que lhe foram dadas estão corretas. Agora quanto a dormência, levando-se em conta que aí faz bastante frio no Inverno, eu creio que este não seja o problema delas.
Abs,
Rodrigo F. Costa
Abs,
Rodrigo F. Costa
"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."
Groucho Marx (1890-1977)
Groucho Marx (1890-1977)
- scorpion
- Membro ativo (1)
amanhã vou trocar o substrato conforme instruções e colocarei ela direto no sol (sem a tela que fiz) e lhes mantenho informados. Obrigado pela Atenção de todos!
-