Minhas seedlings estão no meio de algas
- Paulo
- Membro ativo (5)
- Agradeceu: 501 vezes
- Agradecimentos: 697 vezes
Minhas seedlings estão no meio de algas
Pessoal,
O que posso fazer? Minhas seedlings de dios estão no meio de algas.
Vejam no meu album gallery/album.php?album_id=108" onclick="window.open(this.href);return false; o estado das pequenas.
Tenho medo de tirar elas desse meio de algas e perde-las.
Alguém sugere alguma coisa?
Paulo
O que posso fazer? Minhas seedlings de dios estão no meio de algas.
Vejam no meu album gallery/album.php?album_id=108" onclick="window.open(this.href);return false; o estado das pequenas.
Tenho medo de tirar elas desse meio de algas e perde-las.
Alguém sugere alguma coisa?
Paulo
Eu sou eu, foi meu pai que me fez assim, quem quiser que me faça outro se achar que estou ruim.
-
- Membro ativo (4)
- Agradecimentos: 11 vezes
Oi Paulo
Essas algas são chatas mesmo, aqui ja enfrentei isso até com seedlings de Neps.
Bom, eu recomendo retirar os seedlings (com cuidado e destreza), lava-los afim de retirar todos os residuos de algas que podem estar neles e então plantar novamente em musgo cozido em panela de pressao com um pouco de areia fina. Aqui faço dessa forma e não tenho mais esse tipo de problema sabe
Mesmo que voce quebre alguma raiz isso não vai matar o seedling nao, entao fica despreocupado, é tudo muito simples.
Uma outra maneira de lidar com esse tipo de algas eu não conheço, tentei muitas coisas aqui porém nunca obtive um resultado realmente satisfatorio, o mais proximo de resolver que cheguei foi utilizando carvao mineral em pó.
Os seedlings de Dionaea estão muito bonitos viu!
T+
Essas algas são chatas mesmo, aqui ja enfrentei isso até com seedlings de Neps.
Bom, eu recomendo retirar os seedlings (com cuidado e destreza), lava-los afim de retirar todos os residuos de algas que podem estar neles e então plantar novamente em musgo cozido em panela de pressao com um pouco de areia fina. Aqui faço dessa forma e não tenho mais esse tipo de problema sabe

Mesmo que voce quebre alguma raiz isso não vai matar o seedling nao, entao fica despreocupado, é tudo muito simples.
Uma outra maneira de lidar com esse tipo de algas eu não conheço, tentei muitas coisas aqui porém nunca obtive um resultado realmente satisfatorio, o mais proximo de resolver que cheguei foi utilizando carvao mineral em pó.
Os seedlings de Dionaea estão muito bonitos viu!

T+
- MarcielS
- Membro ativo (5)
- Agradeceu: 1148 vezes
- Agradecimentos: 1471 vezes
Paulo,
Tira o vaso/germinadora de dentro do prato d'agua (se estiver usando um).
Agora no outono aumenta a incidencia de algas em substratos encharcados. O ideal é, nesta e na proxima estação, manter o substrato apenas úmido.
Estão sob luz artificial? Se puder dê um pouco de sol a elas, ajudará a acabar com as algas. Depois podem voltar para a prateleira, rs.
Consegue retirar as algas ao redor das plantinhas? Se der, retire o maximo que conseguir e reponha com musgo novo e higienizado.
Seedlings 'bacanas'!
Tira o vaso/germinadora de dentro do prato d'agua (se estiver usando um).
Agora no outono aumenta a incidencia de algas em substratos encharcados. O ideal é, nesta e na proxima estação, manter o substrato apenas úmido.
Estão sob luz artificial? Se puder dê um pouco de sol a elas, ajudará a acabar com as algas. Depois podem voltar para a prateleira, rs.

Consegue retirar as algas ao redor das plantinhas? Se der, retire o maximo que conseguir e reponha com musgo novo e higienizado.
Seedlings 'bacanas'!

- Paulo
- Membro ativo (5)
Opa amigos,
Obrigado pelos elogios e dicas, o problema é que estou sem destreza na mão direita por causa do acidente e minha mão esquerda só serve para carregar peso.
Então, eu vi quando começou a nascer essas algas e estão apenas na bandeja das dios. Deixei para tratar delas no final de semana em que fui acidentado. E apenas hoje é que dei uma olhada com cuidado.
Elas estão em estufa, sem luz de sol. Sei lá, acho que vou ter que enfiar a mão no bolso e comprar uma lampâda especial.
Abraços,
Paulo
Obrigado pelos elogios e dicas, o problema é que estou sem destreza na mão direita por causa do acidente e minha mão esquerda só serve para carregar peso.
Então, eu vi quando começou a nascer essas algas e estão apenas na bandeja das dios. Deixei para tratar delas no final de semana em que fui acidentado. E apenas hoje é que dei uma olhada com cuidado.
Elas estão em estufa, sem luz de sol. Sei lá, acho que vou ter que enfiar a mão no bolso e comprar uma lampâda especial.
Abraços,
Paulo
Eu sou eu, foi meu pai que me fez assim, quem quiser que me faça outro se achar que estou ruim.
- Felipe_Steinthaler
- Membro ativo (5)
- Agradeceu: 63 vezes
- Agradecimentos: 76 vezes
- Contato:
Estes tempos eu lí um texto sobre como um gringo lá germina utricularias, e ele disse que as algas ele conseguiu eliminar borrifando várias vezes água por cima dos substratos dos vasos, parece que elas se formam quando o substrato fica parado sem ser lavado por muito tempo, por estar bém encharcado, acabam formando-se as algas, ou aqueles galatinas que chamam de "slime".
Boa sorte no replantio delas, gostei bastante das diferentes colorações delas, estas são aquelas sementes sortidas que comprou?
Abraço
Boa sorte no replantio delas, gostei bastante das diferentes colorações delas, estas são aquelas sementes sortidas que comprou?
Abraço
[url=http://www.carnivoras.com.br/viewtopic.php?f=13&t=14]Growlist And Wishlist (Lista de Plantas)[/url]
Let's Grow
Let's Grow
- Paulo
- Membro ativo (5)
Felipe,
Eu tentei usar a técnica que você indicou num copinho que não tinha nenhuma seedling, mas não deu certo.
Acho que atingiu um ponto muito critico.
As seedlings são sim daquela mistureba que comprei. Nasceram 10 e agora tenho 6.
Abraço,
Paulo
Eu tentei usar a técnica que você indicou num copinho que não tinha nenhuma seedling, mas não deu certo.
Acho que atingiu um ponto muito critico.
As seedlings são sim daquela mistureba que comprei. Nasceram 10 e agora tenho 6.
Abraço,
Paulo
- Paulo
- Membro ativo (5)
Pessoal,
Quanto a higienização do sphagnum eu tenho receio de usar uma panela de pressão, já vi alguns acidentes causados por entupimento da valvula.
O que faço aqui é que tenho uma enorme panela e deixo cozinhando por horas, quando a agua diminui eu completo e vou mexendo no sphagnum para que cozinhe por igual.
Agora eu faço uma coisa que não sei se é recomendado, depois de horas cozinhando eu abaixo o fogo para que diminua muito a agua. E é com essa agua que sobrou do cozimento que eu faço a mistura do substrato usando perlita, vermiculita e carvão. Para as nepenthes eu ainda ponho um pouco daquelas bolas leves de cerâmica cozidas.
Alguém pode dizer alguma coisa?
Abraços,
Paulo
Quanto a higienização do sphagnum eu tenho receio de usar uma panela de pressão, já vi alguns acidentes causados por entupimento da valvula.
O que faço aqui é que tenho uma enorme panela e deixo cozinhando por horas, quando a agua diminui eu completo e vou mexendo no sphagnum para que cozinhe por igual.
Agora eu faço uma coisa que não sei se é recomendado, depois de horas cozinhando eu abaixo o fogo para que diminua muito a agua. E é com essa agua que sobrou do cozimento que eu faço a mistura do substrato usando perlita, vermiculita e carvão. Para as nepenthes eu ainda ponho um pouco daquelas bolas leves de cerâmica cozidas.
Alguém pode dizer alguma coisa?
Abraços,
Paulo
- MarcielS
- Membro ativo (5)
- Agradeceu: 1148 vezes
- Agradecimentos: 1471 vezes
Bom, apesar de considerar que o cozimento na panela de pressão seja mais eficiente, eu também não faço uso dela.Paulo escreveu: ... eu tenho receio de usar uma panela de pressão, já vi alguns acidentes causados por entupimento da valvula.
... tenho uma enorme panela e deixo cozinhando por horas, quando a agua diminui eu completo e vou mexendo no sphagnum para que cozinhe por igual.
... depois de horas cozinhando eu abaixo o fogo para que diminua muito a agua. E é com essa agua que sobrou do cozimento que eu faço a mistura do substrato usando perlita, vermiculita e carvão. Para as nepenthes eu ainda ponho um pouco daquelas bolas leves de cerâmica cozidas...
Cozinho o sphagno por 30 minutos e depois deixo descansar até esfriar. Aí enxaguo o musgo umas tres vezes com agua limpa e pronto.
Não entendi muito bem o uso do 'caldo' no substrato, mas não deve prejudicar a planta.

-