Olá pessoal, estou vindo aqui somente para expor uma experiência que tive, eu sei (e também recomendo isso) que não é interessante regar as dios por cima, e sim somente por capilaridade, pois isso poderia resultar no disparo da traps, compactação do substrato e até mesmo algas, porém a um tempo atrás, um amigo meu me fez o relato de que eles regava sua dios por cima, com um regador mesmo, uma vez por semana, e elas estavam crescendo muito, todas típicas que ele tinha estavam gigantes, com traps de 3cm para cima, então resolvi fazer o teste, e comecei a borrifar agua de chuva nas plantas 3 vezes por dia, e para minha sorte elas reagiram reagirão muito bem, algo que notei muita diferença, foi na formação e abertura das traps, esse processo de “borrifamento” de água acelera em muito, por exemplo, havia uma trap grande já toda formada, porém que não abria, essa planta eu já não borrifava agua a dois dias, então após fazer isso, em questão de meia hora ela havia aberto na metade do ângulo normal, e isso eu notei em todas as plantas, as que vieram por sedex ou carta registrada, que ficaram até 12 dias nos Correios, todas elas vieram com todas as traps fechadas, mas com esse procedimento em dois dias no máximo três, todas elas já estavam abertas e funcionais...
Não sei se isso é realmente benefício da agua de chuva, ou simplesmente de ter agua por cima, mas se olharmos o habitat natural irá fazer todo o sentido, pois elas vem de regiões pantanosas, onde é quente e úmido...
Se alguém tiver algo a acrescentar ou me corrigir eu agradeço.
Abraços.

Paciência, Persistência e Resiliência.
:-) Pinguim :-)