Olá pessoal !
Há pouco mais de uns 15 dias comprei uma Dionaea. De lá para cá, ela cresceu um pouco, estava bem verde e sem qualquer problema. Eu a deixei em uma janela, onde ela pega sol quase o dia todo. Não deixei o substrato secar, mas, não sei como, de um dia para o outro ela começou a ficar com algumas armadilhas novas amareladas e outras com as extremidades escuras.
Será que foi o excesso de sol ?
O que houve com ela?
Obrigada pela ajuda ! Abs !
[thumbnail][/thumbnail]
Dionaea ficando amarela
- MarcielS
- Membro ativo (5)
- Agradeceu: 1148 vezes
- Agradecimentos: 1471 vezes
Juliana,
O substrato atual (serapilheira) aparenta estar velho, faça a troca por um substrato novo (esphagno). Sol nunca é demais para as Dionaea.
Tem mais de uma planta aí.
Abç
O substrato atual (serapilheira) aparenta estar velho, faça a troca por um substrato novo (esphagno). Sol nunca é demais para as Dionaea.

Tem mais de uma planta aí.

Abç
Obrigada ! Por uma questão de emergência, terminei por trocar o substrato antigo por uma mistura entre humus de minhoca e isopor (que ficou misturado com a terra, por baixo da primeira camada). Sei que ela não suportará por muito tempo, mas foi a única solução encontrei para deixá-la viva por mais uma semanaMarcielS escreveu:Juliana,
O substrato atual (serapilheira) aparenta estar velho, faça a troca por um substrato novo (esphagno). Sol nunca é demais para as Dionaea.![]()
Tem mais de uma planta aí.![]()
Abç

Também troquei o vaso por um bem maior, com cerca de um palmo.
Segue a imagem:
[thumbnail][/thumbnail]
Abs !

- Edson Poscai
- Membro ativo (5)
- Agradeceu: 739 vezes
- Agradecimentos: 1956 vezes
ou sphagnum já amanhã, ou repor o substrato q estava. ou em poucos dias irá perder a sua planta.
para plantas carnívoras não se usa terra em hipótese alguma, é como matar a planta!
para plantas carnívoras não se usa terra em hipótese alguma, é como matar a planta!
Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Ela estava ficando bem estranha naquele substrato que veio da loja. Espero encontrar o sphagnum o quanto antes, mas infelizmente já posso prever o pior...Edson Poscai escreveu:ou sphagnum já amanhã, ou repor o substrato q estava. ou em poucos dias irá perder a sua planta.
Assim que mudei o vaso e o substrato, as mudinhas ficaram ressentidas

Gostaria muito de salvá-la, porém, estou me conformando que realmente não tenho jeito para cuidar de outra espécie que não sejam cactos. Talvez seja melhor eu desistir da ideia...
Obrigada pela ajuda, Edson !
Mando notícias caso ela se recupere.
Abs

Ela estava ficando bem estranha naquele substrato que veio da loja. Espero encontrar o sphagnum o quanto antes, mas infelizmente já posso prever o pior...Edson Poscai escreveu:ou sphagnum já amanhã, ou repor o substrato q estava. ou em poucos dias irá perder a sua planta.
Assim que mudei o vaso e o substrato, as mudinhas ficaram ressentidas

Gostaria muito de salvá-la, porém, estou me conformando que realmente não tenho jeito para cuidar de outra espécie que não sejam cactos. Talvez seja melhor eu desistir da ideia...
Obrigada pela ajuda, Edson !
Mando notícias caso ela se recupere.
Abs

-