Circulação de água

Ideias e projetos para o cultivo de plantas carnívoras, como terrarium, estufas, bogs, etc.
Responder
Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6338
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1937 vezes

Circulação de água

Mensagem por Edson Poscai »

algo que fiz em observação para acertos. coisa simples...

*meu agradecer as dicas do amigo Eduardo. tbm as dicas do amigo Angelo. : joia :



***

- sistema uso de bomba de maquina lavar roupa. consome maior energia, porém não entope com facilidade. e acho difícil entupir.
- 2 tambores de água 20 litros, não tenho ainda 1 grande.

como a potencia da bomba é mais, tive que colocar um "T" acima e já dividir a quantidade de água. assim 50% já volta ao tambor, outros vão para a bandeja e ainda por cima com um registro para eu controlar o volume de água.
agua de cima, cai no debaixo, no debaixo volta ao tambor.

tudo circula e volta ao tambor fonte.

***

transtornos, complementar sempre água dos tambores,
fazer limpeza a cada 15 dias. qdo coberto é mais fácil, aqui não, maior trabalho para limpar.


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Avatar do usuário
enniolima
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 350
Registrado em: 19 Fev 2019, 20:35
Localização: Belo Horizonte - MG
Agradeceu: 110 vezes
Agradecimentos: 182 vezes

Mensagem por enniolima »

Que bacana, muito bem feito, e o barulhinho da água caindo ainda é relaxante...hehe


"A humildade é a única base sólida de todas as virtudes."

Confúcio
Avatar do usuário
smart2
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1906
Registrado em: 19 Jul 2015, 15:38
Localização: Ouro Preto do Oeste - RO
Agradeceu: 613 vezes
Agradecimentos: 757 vezes

Mensagem por smart2 »

vamos la...
Edson Poscai escreveu: 07 Jun 2019, 18:35 transtornos, complementar sempre água dos tambores,
fazer limpeza a cada 15 dias. qdo coberto é mais fácil, aqui não, maior trabalho para limpar.
1 - completar agua você pode usar sistema automatizado... uma boia dessa de vaso sanitário, vai custar uns 3 reais, fixa ela e liga uma mangueira direto... vai manter ele cheio sempre...

2 - limpeza... recomendo colocar um filtro melhor, tipo podes fazer um ajeitado como manda o figurino com areia, carvão etc, ou algo q pelo menos retenha algo como uma meia (não furada :lol: e se chulé kkkk) na ponta do cano... ou ambos né.

olha so... use o primeiro tambor apenas como filtro, nem q seja só com areia grossa, direcione todo o retorno de água para ele e dele uma caída para o
tambor da bomba, no tambor da bomba você coloca 1 regulador de nível de água ligado direto na sua rede de água como falei no ponto 1 (boia de vaso sanitário) so pra não deixar secar, porem nesse ponto regule o nível de água com a quantia circulante, ou seja ela deve baixar msm porem lembre-se q ao desligar terá x litros ainda retornando e esse deve então o nível de liberação da água q vem externo deve ser o nível dela ligado, tipo se ao ligar o sistema ele bombeia 10L para poder começar a ter um retorno e se galão e de 20L a boia so deve ser acionado quando o galão chegar abaixo da metade né pelo contrario quando o sistema desligar irá derramar com o retorno...


Campanha - Doe suas Sementes
Campanha - Seja 1 Doador
Doe para Banco de Sementes
Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6338
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1937 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

eu precisaria de um tambor maior, sem dúvida. mas tenho o sério problema da altura não permitir. aqui a bandeja de baixo permite uma mais alta somente uns 15cm.

e água de retorno, sério problema. terei que ter outro tambor. o esquema da bomba como você relatou ajudaria. mas qdo no retorno da água ocorre de sobras. que já tenho este problema, como tbm falta na ida... *tudo devido a quantidade de água disponível e capacidade de armazenamento,


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Avatar do usuário
smart2
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1906
Registrado em: 19 Jul 2015, 15:38
Localização: Ouro Preto do Oeste - RO
Agradeceu: 613 vezes
Agradecimentos: 757 vezes

Mensagem por smart2 »

e nesse caso terá q manter um 3º galão como filtro... eu calculei q com uns 10 litros bombeados ja teria retorno e manteria tipo uns 7L no tambor.. pq essa bomba deve puxar com ate 1L de boa, então se ele tiver retorno apos bombear ate uns 15L ainda daria pra usar apenas 1. so q o tambor de filtro provavelmente terá q ser deitado devido a altura né. o grande segredo será a boia da rede externa q não pode ligar antes pra não liberar agua q não comporta no reservatório depois


Campanha - Doe suas Sementes
Campanha - Seja 1 Doador
Doe para Banco de Sementes
Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6338
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1937 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

bóia, acho não dar certo. pois sempre haverá o retorno da água. apenas complementar antes de ligar.

tem 2 de 20 litros e ainda não deu certo, chega um ponto que seca a bomba. mas se eu encho de todo, a noite com o retorno, enche e esparrama.


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Avatar do usuário
smart2
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1906
Registrado em: 19 Jul 2015, 15:38
Localização: Ouro Preto do Oeste - RO
Agradeceu: 613 vezes
Agradecimentos: 757 vezes

Mensagem por smart2 »

Imagem

tentei desenhar, fico feio mais acho q da pra entender... pois mesmo q não de pra usar no sistema do filtro e bom regular um sistema de boia pois ele não deixa seu reservatório secar, assim como podes

a boia que me refiro para agua externa deste modelo
Imagem


caso queira tb você pode add uma boia de segurança para sua bomba, uma simples que você pode encontrar usada em lojas de manutenção destes climatizadores (ventiladores com umidificador embutido) normalmente eles jogam fora e a instalação dela e simples, so pegar o fio positivo q vai pra bomba e ligar em 1 das pernas da boia ae a outra perna da boia vai na continuação do fio para bomba
Imagem

a instalação da boia e tipo assim
Imagem


Campanha - Doe suas Sementes
Campanha - Seja 1 Doador
Doe para Banco de Sementes
Avatar do usuário
Leandro.
Newbie
Newbie
Mensagens: 14
Registrado em: 13 Jun 2019, 13:51
Localização: Guaxupé/MG
Agradeceu: 4 vezes
Agradecimentos: 2 vezes

Mensagem por Leandro. »

Muito interessante essa ideia!


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem