Projeto Bog - Funciona?

Ideias e projetos para o cultivo de plantas carnívoras, como terrarium, estufas, bogs, etc.
Responder
Avatar do usuário
delagostini
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 740
Registrado em: 03 Ago 2016, 19:07
Localização: Ribeirão Preto
Agradeceu: 55 vezes
Agradecimentos: 360 vezes

Projeto Bog - Funciona?

Mensagem por delagostini »

O bog em si nao é nenhuma novidade exceto eu usar brita como parte do preenchimento do mesmo. Como li em foruns aquaristas dizendo que o material é inerte e nao vai alterar o PH e tinha acesso facil à ela, foi uma escolha meio que lógica. Se tiverem alguma oposição, por favor avisem!

A ideia é eu colocar droseras e o pulo do gato nesse projeto vem da cobertura. E é essa a minha dúvida pois o intuito desse projeto é proteger da chuva porém sem transformar o vaso numa estufa.

[img]https://img4.hostingpics.net/pics/75363 ... 161650.jpg[/img]

Pelo teste que fiz, a proteção nao se transformou num túnel de vento (que sei que poderia afetar as drosera) e, apesar do sol ter dado pouco as caras esse fds, também nao notei alteração de temperatura.
A proteção eu coloquei porque quero colocar umas drosera recem germinadas e uma chuva poderia acabar com a graça da brincadeira.

Para resumir, tem um topo de garrafa pet de 2l pra armazenar agua, pedra até chegar a 3 dedos de altura do topo e o restante são de musgo.
O ladrão para escoamento da agua está na mesma altura do inicio do musgo.

Opiniões? Criticas?
Pretendo colocar as pequenas ainda essa semana...


Quer aumentar seu cultivo? Veja nosso banco de doação de sementes!
https://www.carnivoras.com.br/banco-de-sementes-t8131.html

Doe sementes e ajude a manter nosso banco!
https://www.carnivoras.com.br/banco-de-sementes-t8266.html
Avatar do usuário
smart2
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1906
Registrado em: 19 Jul 2015, 15:38
Localização: Ouro Preto do Oeste - RO
Agradeceu: 613 vezes
Agradecimentos: 757 vezes

Mensagem por smart2 »

amei a ideia, proteção 100% contra chuva e filtro minimo contra sol e no caso ate aumentaria a umidade local e claro, na vdd e provável que o filtro solar aumente pq parte da água q evaporar ira criar uma camada superior, fina provavelmente mais isso seria um filtro la, porem acredito que seja muito bom sim, e pode ser usado em outros tipos de projetos tb tipo se eu passar uma camada de sombrite por cima desse plastico do litro poderia ter um filtro bem grande, suficiente para pinguículas e outras mais sensíveis. so ficará inviável a longo prazo pq tanto as flores quanto as hastes de qualquer uma delas atingira o topo sem dificuldades. porem para semeaduras ou left será ótimo.

a quantia de musgo usado por você para semeaduras ta bom porem para longo prazo não, ou seja se pretende manter elas ai será um problema, poderia cobrir com uma proporção maior de areia tipo 70/30 oq economizaria o musgo e manteria um substrato razoável para elas em maior profundidade. brita pode ser um problema para as raízes pq são pesadas e com quinas e ao remover uma planta com as raízes no meio delas e provável q elas sejam cortadas ou quebradas, ate pq será a parte mais nova das raízes né.

um último detalhe que não sei se você fez foi o ladrão... capriche nele pq dependendo da chuva que o bog tome acaba entrando mais água que saindo e ae vira inundação, então não tenha do de fazer vários buracos pequenos vários msm.


Campanha - Doe suas Sementes
Campanha - Seja 1 Doador
Doe para Banco de Sementes
Avatar do usuário
delagostini
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 740
Registrado em: 03 Ago 2016, 19:07
Localização: Ribeirão Preto
Agradeceu: 55 vezes
Agradecimentos: 360 vezes

Mensagem por delagostini »

Acha que qnt seria necessário de musgo para bastar pra drosera adulta?
Não coloquei areia pq fiquei com medo dela escoar pras pedras e diminuir o espaço para água!

Para ladrão fiz 3 furos de cada lado na altura que comecei a colocar o musgo... Será que basta?


A ideia de usar sombrite é legal. Pra esse tipo talvez seja melhor fazer uma estrutura ao redor ao invés de usar a pet eu acho. Assim dá pra caprichar na altura hehehehehe

Qnt às hastes, penso que essa proteção será usada com as plantas menores. Depois que crescerem devem aguentar a chuva, será que nao?


Quer aumentar seu cultivo? Veja nosso banco de doação de sementes!
https://www.carnivoras.com.br/banco-de-sementes-t8131.html

Doe sementes e ajude a manter nosso banco!
https://www.carnivoras.com.br/banco-de-sementes-t8266.html
Marcelo Soares
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 57
Registrado em: 25 Jul 2016, 21:13
Localização: Juazeiro-BA
Agradeceu: 15 vezes
Agradecimentos: 18 vezes

Mensagem por Marcelo Soares »

como o esmart disse a brita pode danificar a raiz, penso eu, que seria bacana você diminuir um pouco a quantidade de brita e por um pouco de isopor(isopor bem picadinho rs) no lugar, ai você ja ia colocar o musgo encima do isopor .
abraço


Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6330
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1933 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

dê uma lida neste tópico, colha as ideia e analise os comentários para você expandir e aplicar o necessário que deseja no seu. ;)

como-fazer-um-mini-bog-how-to-make-a-li ... t5682.html

obs.
1 - use aos fundos a comum argila expandida;
2 - este plástico não irá aquecer muito? sugiro você fazê-lo, mas antes do plantio eer comprovado a temperatura média q irá ficar com esta cobertura muito próxima, que deduzo aumentar consideravelmente a temperatura. não custa prevenir/confirmar antes.
3 - cobertura por pouco tempo, em breve as mudas já ficarão fortes para aguentar a chuva e não haverá a necessidade.


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Avatar do usuário
smart2
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1906
Registrado em: 19 Jul 2015, 15:38
Localização: Ouro Preto do Oeste - RO
Agradeceu: 613 vezes
Agradecimentos: 757 vezes

Mensagem por smart2 »

delagostini escreveu:Acha que qnt seria necessário de musgo para bastar pra drosera adulta?
Não coloquei areia pq fiquei com medo dela escoar pras pedras e diminuir o espaço para água!

Para ladrão fiz 3 furos de cada lado na altura que comecei a colocar o musgo... Será que basta?


A ideia de usar sombrite é legal. Pra esse tipo talvez seja melhor fazer uma estrutura ao redor ao invés de usar a pet eu acho. Assim dá pra caprichar na altura hehehehehe

Qnt às hastes, penso que essa proteção será usada com as plantas menores. Depois que crescerem devem aguentar a chuva, será que nao?
OK vamos la... furos de ladrão.... : bad : multiplica por 10 e talvez eu disse talvez esteja bom... nunca e d+ furos de ladrões, e de suma importância ela escoar o mais rápido possível para que nunca transborde...

o substrato recomendado para a maioria das dróseras e 50/50 de musgo e areia acho ate q da para fazer um 40/40/20 (isopor no final) no fundo do bog sim e brita uns 2 dedos no máximo para facilitar a entrada da agua que vira do tubo. a altura que se recomenda para dróseras seria uns 12cm, porem para germinação o substrato mais recomendado e o musgo puro, então uma combinação de ... primeiros 2cm brita ou argila expandida + 8cm de 50/50 e + 2cm musgo puro daria para geral, basicamente os 2 cm superior de musgo puro para germinação e os 2cm do fundo de brita ou argila expandida e o restante do meio pode sera qualquer uma das duas misturas sem problemas. em um último caso de não ter musgo acho que poderia ate reduzir mais a proporção tipo para 30/50/20 (musgo/areia/isopor) sendo mais no centro

quanto a estrutura ao redor fica complicado deixar a sol pleno pois irá virar um forno, e nesse sistema poderia ficar sem problema, para dionaeas por ex. ficariam a sol pleno sem problemas, para ping como disse irá precisar de um sombrite e tals para não esquentar né.

o objetivo que pensei para esse projeto e ficar a sol pleno protegido da chuva, sistema muito indicado para dionaeas entre outras tb, ou com camada de sombrite por cima tb para outras, acredito que as dróseras ficam de boa a sol pleno nelas, acredito que ficará mais fresco com ela do que direto no sol


Campanha - Doe suas Sementes
Campanha - Seja 1 Doador
Doe para Banco de Sementes
Avatar do usuário
delagostini
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 740
Registrado em: 03 Ago 2016, 19:07
Localização: Ribeirão Preto
Agradeceu: 55 vezes
Agradecimentos: 360 vezes

Mensagem por delagostini »

Realmente estou vendo que coloquei pouco substrato...

Bom, de volta à prancheta! :lol: :lol: :lol:


Quer aumentar seu cultivo? Veja nosso banco de doação de sementes!
https://www.carnivoras.com.br/banco-de-sementes-t8131.html

Doe sementes e ajude a manter nosso banco!
https://www.carnivoras.com.br/banco-de-sementes-t8266.html
Avatar do usuário
Paulo
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2833
Registrado em: 24 Mai 2010, 12:44
Localização: Sorocaba / SP
Agradeceu: 501 vezes
Agradecimentos: 696 vezes

Mensagem por Paulo »

delagostini escreveu:Realmente estou vendo que coloquei pouco substrato...

Bom, de volta à prancheta! :lol: :lol: :lol:
A unica coisa que vi preocupante nesse projeto é essa proteção contra a chuva.
Mesmo que não aqueça e por incrível que pareça os raios solares serão mais dispersos pois a superfície de entrada é convexa eu fico pensando nas hastes florais que com certeza serão mais altas do que essa proteção feita com garrafa pet.

Esse lance de iluminação é interessante e muito estranho.
Off Topic
Vocês já ouviram falar de um prédio moderno em Londres que torra carros?
Abraços,

Paulo


Eu sou eu, foi meu pai que me fez assim, quem quiser que me faça outro se achar que estou ruim.
Avatar do usuário
smart2
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1906
Registrado em: 19 Jul 2015, 15:38
Localização: Ouro Preto do Oeste - RO
Agradeceu: 613 vezes
Agradecimentos: 757 vezes

Mensagem por smart2 »

então como falei para ele paulo, a ideia são de mudas pequenas como dionaeas, ping ou semeaduras de droseras, e a diminuição da insolação fica facil fazendo um manto de sombrite por cima da proteção, mais como você disse ficará sempre restrito a altura, porem quando tiver tamanho para haste florais poderá remover a cobertura sem problemas...


Campanha - Doe suas Sementes
Campanha - Seja 1 Doador
Doe para Banco de Sementes
Avatar do usuário
Paulo
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2833
Registrado em: 24 Mai 2010, 12:44
Localização: Sorocaba / SP
Agradeceu: 501 vezes
Agradecimentos: 696 vezes

Mensagem por Paulo »

smart2 escreveu:então como falei para ele paulo, a ideia são de mudas pequenas como dionaeas, ping ou semeaduras de droseras, e a diminuição da insolação fica facil fazendo um manto de sombrite por cima da proteção, mais como você disse ficará sempre restrito a altura, porem quando tiver tamanho para haste florais poderá remover a cobertura sem problemas...

Na verdade penso que esteja querendo fazer um berçário, para um bog as especies precisam ser bem escolhidas, para que uma não monte em cima de outra.

Eu tentei fazer um bog só com dionaeas e deu tudo errado, algumas cresceram demais e acabou tomando espaço das outras.
No final devido a uma praga eu tive que separar tudo, penso que meu bog devia ser do tamanho desse seu e hoje minhas plantas estão em 50 vasos pequenos.

Paulo


Eu sou eu, foi meu pai que me fez assim, quem quiser que me faça outro se achar que estou ruim.
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem