Darlan09 escreveu:Muito legal Paulo, por curiosidade a umidade não tem perigo ali onde liga o fio nos conectores das lampadas?
abç
Darlan,
Preveni o máximo, os soquetes são de cerâmica e a parte metálica não usa ferro que enferruja muito rápido.
Outra coisa, eu tive o cuidado de ligar os fios no mesmo ponto do contato, explico todas as roscas estão ligadas no mesmo ponto e o ponto central no outro fio. Como o refletor é todo metálico poderia acontecer um acidente de um estar invertido e poderia provocar um curto.
Eu só não consigo prevenir choques por causa desses malditos conectores criados no Brasil e estamos usando adaptadores.
As antas que ganharam para criar uma nova tomada e conectores deveriam ter aproveitado o sistema americano tão bem conhecido e instalado no país em milhões de computadores e outros e também é padrão em muitos países. Mas não, fizeram uma droga de conector que deve ter sido projetado pelos fabricantes nacionais para ganharem na troca dos existentes e venda de adaptadores.
E tem mais, ou eu sou muito burro ou eles. Quando vai se comprar um conector ou uma tomada o vendedor pergunta se vai ser para uso em 110V ou 220V. Aí eu sou grosso e respondo que isso não interessa.
Hercilio escreveu:
você deixa em media quantas horas/dia essas lampadas ligadas...?
são mais de 100w total...

Hercilio,
Na verdade tem 115W total de consumo e gera o equivalente a 500W de luz das antigas incandescentes.
São todos de 6400ºK o que dá uma grande gama de cores de luz.
Elas ficam ligadas por 12hs, para isso eu uso um timer.
SantiagoOver escreveu:Paulo,
Excelente projeto ! vai atualizando sempre esse tópico pois são poucos que cultivam nesse método aqui no Brasil.

Santiago,
Eu sou obrigado a cultivar assim porque não tenho sol no apartamento. Eu agora estou mantendo meu cultivo em dois lugares, aqui em Sorocaba e aí em Osasco na casa de meus pais aonde espaço e sol é o que não falta. Minhas nepenthes já estão em Osasco e vejo a cada semana.
Agora minha estufa comparada as que são postadas por aqui de cultivadores de fora do Brasil seria o mesmo de comparar uma carrocinha puxada por um jegue com uma Ferrari.
Teve uma que está postada aqui que é maior do que meu apartamento e tem todo o sistema de climatização, acho que é da Inglaterra e a maior parte do cultivo dele é nepenthes.
Abraço,
Paulo
Eu sou eu, foi meu pai que me fez assim, quem quiser que me faça outro se achar que estou ruim.