Controle de temperatura automatizado (Projeto)

Ideias e projetos para o cultivo de plantas carnívoras, como terrarium, estufas, bogs, etc.
Responder
Avatar do usuário
Dener
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 498
Registrado em: 24 Mai 2013, 12:12
Localização: Santa cruz do sul RS
Agradeceu: 32 vezes
Agradecimentos: 117 vezes

Controle de temperatura automatizado (Projeto)

Mensagem por Dener »

Olá pessoal!

Pretendo por em prática uma ideia que projeto mentalmente a algum tempo, tentando evitar as perdas do inverno ( que no último foram muitas), e também aumentar a taxa de germinação.
Basicamente o sistema funciona da seguinte forma:

Uma placa com um sensor de temperatura, vamos usar como exemplo uma variação entre 20ºC e 30Cº. Ela ficará ligada o tempo todo, e quando a estufa atingir a temperatura mínima, no caso 20Cº, ela acenderá uma lâmpada (provavelmente incandescente já que o foco é aquecer). Quando a temperatura subir e atingir seu pico (30ºC), a lâmpada se apaga e um cooler é ativado para uma melhor circulação de ar e automaticamente a temperatura diminua. Tudo isso funcionará com uma simples fonte de 12V.

O placa já foi desenvolvida mas não produzida, pois preciso definir essa variação de temperatura.

O que vocês acham da ideia?

Abç


Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Projeto interessante esse seu, sem sombra de dúvidas irá beneficiar todos aqueles que fazem uso de iluminação artificial para manter suas plantas ou germinar sementes.

Procure nos manter informados sobre o andamento deste controle de temperatura automatizado, pois esta é uma ideia que vale a pena levar adiante : joia : .

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
ricardoluza
Newbie
Newbie
Mensagens: 14
Registrado em: 20 Mar 2015, 11:29
Localização: Galvão - SC
Agradeceu: 1 vez

Mensagem por ricardoluza »

Você que vai fazer a placa?

Uma vez eu fiz pra incubar fungos, mas usei um termostato comprado. Um cooler ficava ligado direto, pra forçar a ventilação, e quando a temperatura chegava ao limite mínimo ele ligava uma resistência em frente ao cooler, bem estilo chocadeira. Porém era tudo 220 volts.

Achei muito interessante por você fazer 12 volts.

Coloca algumas fotos quando estiver em andamento..


Avatar do usuário
Dener
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 498
Registrado em: 24 Mai 2013, 12:12
Localização: Santa cruz do sul RS
Agradeceu: 32 vezes
Agradecimentos: 117 vezes

Mensagem por Dener »

rdrgobra escreveu:
Procure nos manter informados sobre o andamento deste controle de temperatura automatizado, pois esta é uma ideia que vale a pena levar adiante : joia : .
Pode deixar : joia :
Ainda não sei qual a temperatura ( ou variação) devo deixar, pois só falta isso para passar para a próxima etapa.
ricardoluza escreveu:Você que vai fazer a placa?

Uma vez eu fiz pra incubar fungos, mas usei um termostato comprado. Um cooler ficava ligado direto, pra forçar a ventilação, e quando a temperatura chegava ao limite mínimo ele ligava uma resistência em frente ao cooler, bem estilo chocadeira. Porém era tudo 220 volts.

Achei muito interessante por você fazer 12 volts.

Coloca algumas fotos quando estiver em andamento..
Sim, eu mesmo farei, pois faço placas para pedais de efeito handmade ( para guitarra) , portanto já tenho todo o material necessário, fora que o custo é extremamente baixo. A intenção de deixar em 12V é reduzir o consumo, visto que já tenho a iluminação ligada 16hs/dia, e o valor da energia elétrica não para de subir, esse é o caminho :lol:

Abç


ricardoluza
Newbie
Newbie
Mensagens: 14
Registrado em: 20 Mar 2015, 11:29
Localização: Galvão - SC
Agradeceu: 1 vez

Mensagem por ricardoluza »

Dener. Te add como amigo. Futuramente vamos negociar uns pedais.


Avatar do usuário
Dener
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 498
Registrado em: 24 Mai 2013, 12:12
Localização: Santa cruz do sul RS
Agradeceu: 32 vezes
Agradecimentos: 117 vezes

Mensagem por Dener »

ricardoluza escreveu:Dener. Te add como amigo. Futuramente vamos negociar uns pedais.
Certo : joia :


Avatar do usuário
Rodrigo
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 523
Registrado em: 31 Mai 2010, 18:13
Localização: Toledo - Paraná
Agradeceu: 1 vez
Agradecimentos: 5 vezes
Contato:

Mensagem por Rodrigo »

Comecei um projeto desses, e estou aos poucos mudando minhas plantas para uma 'green house' mais elaborada.
Comprei alguns aspersores de água que ficam instalados em cima das plantas:
[img]https://www.phbio.com.br/media//Close_Jato_NA-1.jpg[/img]
E tem uma válvula solenoide controlada por um Arduíno. A cada 5 minutos o Arduíno liga os aspersores por 20 segundos. Isso quando a temperatura está acima de 26ºC. Agora no inverno vou aumentar o tempo pra a cada 30 minutos e ficar ligado apenas 10 segundos.


Avatar do usuário
Dener
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 498
Registrado em: 24 Mai 2013, 12:12
Localização: Santa cruz do sul RS
Agradeceu: 32 vezes
Agradecimentos: 117 vezes

Mensagem por Dener »

Muito legal Rodrigo , queria eu ter espaço para uma coisa dessas :lol: :lol: :lol:

Me lembrou das minhas pimenteiras, que quando mudei para um apartamento,tive que desfazer de toda minha coleção :cry:

Esse projeto que estou desenvolvendo já tem uma adaptação para o próximo verão, que é só acoplar uma pastilha peltier no cooler, a umidade dentro da estufa é boa, porém o calor...

Abç


Avatar do usuário
Paulo
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2833
Registrado em: 24 Mai 2010, 12:44
Localização: Sorocaba / SP
Agradeceu: 501 vezes
Agradecimentos: 696 vezes

Mensagem por Paulo »

Pessoal,

Meu problema é justamento o contrário, eu preciso abaixar a temperatura dentro da estufa. Eu já achei um projeto interessante, mas estou aguardando chegar algumas peças.
No no final do outono até o meio da primavera eu não tenho problemas, mas fora desse período a estufa fica muito quente.

Abraços,

Paulo


Eu sou eu, foi meu pai que me fez assim, quem quiser que me faça outro se achar que estou ruim.
Avatar do usuário
Carnivoras_Online
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 694
Registrado em: 29 Mai 2010, 20:55
Localização: Rio de Janeiro
Agradeceu: 15 vezes
Agradecimentos: 25 vezes
Contato:

Mensagem por Carnivoras_Online »

Olá,
Muito legal sua idéia, poderia passar as dimensões da estufa que será controlada?
Talvez trabalhar a 12V não seja necessariamente uma redução do consumo de energia...a lâmpada tb seria a 12V ou somente o cooler?
Existem excelentes termostatos no mercado livre com custo relativamente baixo, vale a pena dar uma olhada ;)
Dependendo das dimensões do seu projeto tem que ver se a ideia de soprar o ar quente não prejudicará uma planta ou outra.

O amigo rodrigo deu uma excelente ideia de usar o arduino, é uma ferramenta poderosa que voc~e pode praticamente fazer tudo.
O meu projeto sentinela é baseado em PIC mas em breve o farei na plataforma arduino, tem video no youtube e fb ;)

Abraço


Abraço,
Carlos Sampaio

[url=http://www.carnivorasonline.com][img]http://imageshack.us/a/img577/424/bannercoi.jpg[/img][/url]
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem