Meu "Bog" - Daniel Souza
-
- Membro ativo (1)
-
- Newbie
Bog é tipo de vaso que tenta imitar as condições ideais das PC's, como solo, temperatura e umidade.megat escreveu:desculpem a minha ignorancia mas o que é "BOG"??
Em varios forums gringos você encontra Bog's com camadas de argila espandida em baixo, para assegurar a umidade e diminuir o gasto com substrato, devido as raizes das pc's não serem tão grandes a ocupar todo o tamanho do vaso. Varios Bog's são compostos de mais de um tipo de Pc.
- MarcielS
- Membro ativo (5)
- Agradeceu: 1148 vezes
- Agradecimentos: 1471 vezes
Orrah!! Muito legal!
Bog da hora que você montou hein Daniel!
Põe fotos novas pra poder comparar!
Pântano = habitat original de várias pcs
Não dá pra cultivar Neps em bogs. (Perdi uma N.alata achando que dava!)
Bog da hora que você montou hein Daniel!
Põe fotos novas pra poder comparar!
BOG = É uma simulação em miniatura de um pântano.megat escreveu:desculpem a minha ignorancia mas o que é "BOG"??
Não dá pra cultivar Neps em bogs. (Perdi uma N.alata achando que dava!)
-
- Membro ativo (4)
- Agradecimentos: 11 vezes
Felipe_Steinthaler, tem sim duas pequenas brotações de Neps ali sim, uma morreu e a outra esta lá hoje em dia bem mais bonitinha, esta ultima é uma alata
Se teu clima for propicio ara sarras faz um sim, vai ficar bonito, se fizer um não esqueça de mostrar pra nois.
Marcelo, ja vi muitas carnivoras convivendo juntas sem problemas aparentes, mas misturar Neps com Dionaeas não sei não, até porque as Dionaeas irao precisar de dormencia e aew complicaria um pouco, deu pra fazer ideia?
Bruno Millan, sim, tem duas pequenas Neps na foto como ja comentei com o Felipe ^^
Cultive um Cephalotus da forma certa e veja como são tranquilas.
Sabe que não sei sobre um vaso com varias Neps, nunca pensei no assunto, mas pode ser possivel mas seria interessante pesquisar um pouco mais sobre isso neh!?
Sei que com ampullarias poderia rolar e até acho que ja vi em algum lugar... mas não tenho certeza.
De repente até seria legal testar se desse^^
crytech, Acho que ficaria show mesmo, e até possivel... 1 metro é legal em, da até pra imaginar como ficaria lindão....
Rodrigo, uso um prato grande com agua e deixo o vaso de molho por 1 dia, depois retiro oque nao for absolvido de agua do prato e deixo ele vazio embaixo do vaso, faço isso cerca de 1 vez por semana. Por cima apenas burrifo agua varias vezes ao dia.
megat, faço das palavras do amigo Marciel as minhas:
BOG = É uma simulação em miniatura de um pântano.
Xekom, não creio que seja isso, e a utilização de bolinhas de argila expandida afim de aumentar a umidade no vaso ao menos para mim é controversia. Na verdade acho que nem tem sendido porque o substrato é umido geralmente até ensopado, essa argila serve para tentar aerar o fundo do substrato e melhorar um pouco a drenagem afim de proporcinar para as raizes condições melhores para o desenvolvimento, esse material pode ser substituido por pedaços de isopor no fundo do vaso.
Marciel, Ahh... gostou em
Vou postar fotos recentes em breve, pode deixar^^
Sobre o cultivo de neps em bogs de repente até da, mas teria que ser bem pensado e algumas coisas como especies que se colocariam neles, o tipo de substrato e etc... Aqui tenho alguns vasos de neps com varias Droseras, mas nem sei se isso conta como bog.
Isso aew pessoal, obrigado pelas considerações
Em breve posto fotos de como esta atualmente
grande abraço

Se teu clima for propicio ara sarras faz um sim, vai ficar bonito, se fizer um não esqueça de mostrar pra nois.
Marcelo, ja vi muitas carnivoras convivendo juntas sem problemas aparentes, mas misturar Neps com Dionaeas não sei não, até porque as Dionaeas irao precisar de dormencia e aew complicaria um pouco, deu pra fazer ideia?

Bruno Millan, sim, tem duas pequenas Neps na foto como ja comentei com o Felipe ^^
Cultive um Cephalotus da forma certa e veja como são tranquilas.
Sabe que não sei sobre um vaso com varias Neps, nunca pensei no assunto, mas pode ser possivel mas seria interessante pesquisar um pouco mais sobre isso neh!?
Sei que com ampullarias poderia rolar e até acho que ja vi em algum lugar... mas não tenho certeza.
De repente até seria legal testar se desse^^
crytech, Acho que ficaria show mesmo, e até possivel... 1 metro é legal em, da até pra imaginar como ficaria lindão....

Rodrigo, uso um prato grande com agua e deixo o vaso de molho por 1 dia, depois retiro oque nao for absolvido de agua do prato e deixo ele vazio embaixo do vaso, faço isso cerca de 1 vez por semana. Por cima apenas burrifo agua varias vezes ao dia.
megat, faço das palavras do amigo Marciel as minhas:
BOG = É uma simulação em miniatura de um pântano.
Xekom, não creio que seja isso, e a utilização de bolinhas de argila expandida afim de aumentar a umidade no vaso ao menos para mim é controversia. Na verdade acho que nem tem sendido porque o substrato é umido geralmente até ensopado, essa argila serve para tentar aerar o fundo do substrato e melhorar um pouco a drenagem afim de proporcinar para as raizes condições melhores para o desenvolvimento, esse material pode ser substituido por pedaços de isopor no fundo do vaso.
Marciel, Ahh... gostou em

Vou postar fotos recentes em breve, pode deixar^^
Sobre o cultivo de neps em bogs de repente até da, mas teria que ser bem pensado e algumas coisas como especies que se colocariam neles, o tipo de substrato e etc... Aqui tenho alguns vasos de neps com varias Droseras, mas nem sei se isso conta como bog.
Isso aew pessoal, obrigado pelas considerações
Em breve posto fotos de como esta atualmente
grande abraço
-
- Membro ativo (5)
- Agradecimentos: 9 vezes
- Contato:
Acho que quando for trocar as nepenthes de vaso vou colocar as de cultivo semelhante, tipo khasiana x ventricosa e alata, juntas, deve ficar legal. Qualquer coisa, pra garantir, vou pesquisar um pouco antes
In the fullness of time, a garden to nurture and protect
-
- Membro ativo (1)
oi, por baixo do substrato você usou o que? ou foi só substrato ? e o substrato é composto de que?
Thiago
- Vitor Meireles
- Membro ativo (4)
- Agradeceu: 58 vezes
- Agradecimentos: 84 vezes
Ola , nossa , nao entro no forum aqui a muito tempo , tmbm participo de trez e ainda tem o blog, muito legal esse blog ai seu !! o tapete de musgos ficou otimo e muito bonito rerere !!
ps: galera entrem no novo blog meu e do bruno millan !!! o blog : https://www.carnivorastop.blogspot.com" onclick="window.open(this.href);return false;
abraço

ps: galera entrem no novo blog meu e do bruno millan !!! o blog : https://www.carnivorastop.blogspot.com" onclick="window.open(this.href);return false;
abraço
Mentes são como paraquedas, só funcionam quando abertas"
Retomando ao cultivo
Vitor Meirelles
Retomando ao cultivo
Vitor Meirelles
-
- Membro ativo (4)
megat, a respeito do substrato que utilizei foi o seguinte:
dentro do vaso, inicialmente adicionei pequenos pedaços de isopor, a camada desse material nao ultrapassou 2cm de expessura. Em seguida adicinei a mistura de 2 de musgo, 1 de areia, 1 de xaxim desfiado e 1 de mini bolinhas de isopor.
Não usei bolinhas de argila e tambem nao usei cano para a rega, quando rego apenas deixo o vaso sob um prato com agua e espero que o substrato absolva a agua do prato, em seguida retiro o restante da agua que fica no prato.
Vitor Meireles,
ah, acho que tapetinhos de musgos dão um charme especial nesse tipo de vaso saca^^
Abraço
dentro do vaso, inicialmente adicionei pequenos pedaços de isopor, a camada desse material nao ultrapassou 2cm de expessura. Em seguida adicinei a mistura de 2 de musgo, 1 de areia, 1 de xaxim desfiado e 1 de mini bolinhas de isopor.
Não usei bolinhas de argila e tambem nao usei cano para a rega, quando rego apenas deixo o vaso sob um prato com agua e espero que o substrato absolva a agua do prato, em seguida retiro o restante da agua que fica no prato.

Vitor Meireles,
Obrigado vitor, que bom que gostou do meu blogmuito legal esse blog ai seu !!

ah, acho que tapetinhos de musgos dão um charme especial nesse tipo de vaso saca^^
Abraço
-
- Membro ativo (4)
- Agradeceu: 2 vezes
Também gostei, ficou muito legal ^^
pena que aqui o musgo nao fica tao bonito assim, só se deixar com pratinho com agua no vaso
pena que aqui o musgo nao fica tao bonito assim, só se deixar com pratinho com agua no vaso
I'm a wild flower, the thing that feels
-