Usando turfa sem correção ou fertilizantes.

As melhores práticas sobre o cultivo de plantas carnívoras, técnicas e dicas sobre iluminação, rega, substrato, períodos de dormência, etc.
Responder
Avatar do usuário
Paulo
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2833
Registrado em: 24 Mai 2010, 12:44
Localização: Sorocaba / SP
Agradeceu: 501 vezes
Agradecimentos: 696 vezes

Usando turfa sem correção ou fertilizantes.

Mensagem por Paulo »

Bom, antes de mais nada tenho a dizer que essa é segunda vez que preparo esse tópico, na primeira quase no final acabou a força e não gosto de refazer alguma coisa novamente.

Vamos lá ao que interessa, eu parti para o uso de turfa substituindo o sphagnum, coisa que tento desde 2012, e como não tenho experiencia pesquisei e achei um artigo muito interessante que basicamente interpretarei. Os créditos pelo artigo e pelas fotos estão no final do artigo.

O autor que é um experiente cultivador diz que mesmo comprando turfa de alta qualidade ele faz um pré-preparo antes de usar que são os seguintes;

1º Num grande balde, eu usei um de 10 l, ele coloca a turfa que nesse momento está com 3,5 ph, não em torrões porque ela vem compactada e vai aproveitando e tirando impurezas tipo algumas raízes e pedaços de galhos.

2º Depois ele coloca água, indicada de chuva ou destilada, até uns dois palmos ou mais acima da turfa, se subir algum galho que passou ou alguma folha ele retira e deixa de molho por 2 até 5 dias tampado, isso fará com que se houver qualquer patógeno ou praga apareça. Para combater ele usa um fungicida fraco, não especificou qual, mexe a turfa para que o fungicida faça efeito.

3º Após o processo acima ele pega uma bacia e um pano qualquer, cuidado com usar a fronha da mãe ou da mulher, melhor comprar um pedaço de pano qualquer, foi o que eu fiz.
Coloca a turfa no pano e vai torcendo para eliminar o liquido que sai, não jogue fora o liquido falarei logo abaixo dele, faça esse processo até terminar toda a turfa que deixou tratando.

4º Pronto a turfa está pronta para ser usada, se quiser colocar um pouco de fungicida fraco é recomendado. O ph da turfa subirá para 4 a 4,5.

5º O liquido recolhido quando a turfa foi espremida serve para renovar substrato de plantas que já estão velhos, mas o vaso é grande.
Para isso o autor aconselha a deixar de molho sphagnum nesse liquido que é mais concentrado e colocar na parte de cima dos vasos. Não fiz isso por que não havia necessidade.
O restante do liquido que ficou no balde pode ser usado em outras plantas que necessitem de solo ácido.
Minhas considerações iniciais;
1º Tive uma enorme surpresa, usei aproximadamente 1,5l de turfa inicial que no final deve ter 4l, quando quebra os torrões ela incha demais.

2º Fiz a composição de substrato na proporção de 50% de turfa e 50% de perlita e tenho que aguardar para ver o comportamento das plantas.

3º Até o momento ainda não vi sinais de cianobactérias, aqui no meu cultivo com uma semana já aparecia os primeiros sinais.
4º A turfa é um produto barato, mas difícil de conseguir sem correção de ph ou fertilizantes, eu consegui sem fertilizantes porque dei sorte, pois o fornecedor tinha que encaixar meu pedido com algum outro grande, pois eles só preparam pedidos de grande porte.
Agora o duro de tudo é o transporte, no Brasil qualquer coisa fica inviável.

Um adendo que aprendi pesquisando sobre turfa e ph, um teste rápido para saber se o substrato ou solo é alcalino ou ácido.
1- Vinagre – pegue um pouco do solo ou substrato e derrame vinagre nele, se não sair bolhas é ácido ou neutro, se borbulhar é alcalino, quanto mais bolhas mais alcalino.
2- Bicarbonato de Sódio – faça o mesmo processo acima, se não sair bolhas é alcalino ou neutro, se borbulhar é ácido, quanto mais bolhas mais ácido.


Paulo

As fotos, primeiro do balde e depois espremida.
Imagem Imagem

Crédito: Southbay Traps


Eu sou eu, foi meu pai que me fez assim, quem quiser que me faça outro se achar que estou ruim.
Avatar do usuário
delagostini
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 740
Registrado em: 03 Ago 2016, 19:07
Localização: Ribeirão Preto
Agradeceu: 55 vezes
Agradecimentos: 360 vezes

Mensagem por delagostini »

Paulo,
aqui faço algo parecido mas ao invés de água destilada ou água da chuva, uso água que fervi anteriormente e deixei esfriar um pouco.
Uso água quente pois turfa seca é hidrofóbica com a água em temperatura ambiente/fria. Se deixar a turfa seca numa água natural, serão dias até que a mesma se hidrate. Já na quente, é instantâneo.

Também não deixo ela de molho por dias (mas a recomendação feita é correta. eu é que sou ansioso mesmo) mas como a hidrato com água quente, não vejo necessidade desse passo (e há mais de ano usando, não tive problemas). Importante dizer também que ao contrário do musgo que se degrada bem rapidamente após esse banho quente, com a turfa isso não ocorre (obvio, se você não a deixar cozinhando né hehehe)

Enfim, bem vindo ao uso de turfa! Verá o quanto os resultados são diferentes e se lembrar de espécies que não deram certo anteriormente em seu cultivo, dê uma nova chance pois a história agora poderá ser outra. Foi assim, por exemplo, com as droseras pigmeas aqui pra mim...


Quer aumentar seu cultivo? Veja nosso banco de doação de sementes!
https://www.carnivoras.com.br/banco-de-sementes-t8131.html

Doe sementes e ajude a manter nosso banco!
https://www.carnivoras.com.br/banco-de-sementes-t8266.html
Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6338
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1937 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

aqui amigo, um pouco que deixei em água, testando, após o tempo vi que 99%ele baixou por si só. antes só acima boiando sem afundar. aparentando não ter sugado por todo a água possível para isso.

ontem cedo eu vim a mexer com ele novamente, mas antes deixei em um balde e ando mexendo e só usarei após ele baixar de todo. penso uns 3-4 dias para isso.

agora por que disso? sei lá, mas aparenta qdo ele ter de todo baixado, poder usar mais tranquilo e com uma camada de areia ou sphagnum vivo acima, menos dor de cabeça em dias de chuva. que não é o seu caso.


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem