inverno germinação

As melhores práticas sobre o cultivo de plantas carnívoras, técnicas e dicas sobre iluminação, rega, substrato, períodos de dormência, etc.
Responder
Avatar do usuário
skyjr
Newbie
Newbie
Mensagens: 26
Registrado em: 31 Jul 2018, 08:22
Localização: são joão da boa vista - Estado de São Paulo
Agradeceu: 36 vezes
Agradecimentos: 1 vez

inverno germinação

Mensagem por skyjr »

boa tarde, sou novo no forum, agradeço a todos que me ajudarem ou não tb...
sou amante das plantas carnivoras, mas tenho dificuldades em relaçao ao clima que minhas dionaea vão poder suportar, esta entrando o frio, como posso manter vivas minhas dionaeas ?


As pessoas podem lhe mostrar a direção, mas é você que deve trilhar o caminho.
Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6338
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1937 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

skyjr escreveu:boa tarde, sou novo no forum, agradeço a todos que me ajudarem ou não tb...
sou amante das plantas carnivoras, mas tenho dificuldades em relaçao ao clima que minhas dionaea vão poder suportar, esta entrando o frio, como posso manter vivas minhas dionaeas ?
Não se preocupe. as dionaeas aguentam muito mais frio, sem risco algum. importante você saber que a sua planta poderá entrar em dormência que é comum em dionaeas, sarracênias e algumas pinguiculas.

se você notar pouco desenvolvimento (não o desenvolvimento normal) folhas vindo a ficar pretas e outros. publique foto para tirar dúvidas.

veja alguns tópicos a respeito de dormência. : joia :


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Rmhamata
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 133
Registrado em: 16 Mar 2018, 18:04
Localização: Araçatuba/SP
Agradeceu: 8 vezes
Agradecimentos: 28 vezes

Mensagem por Rmhamata »

Normalmente as dio sao bem resistente em relacao a temperatura. Somente em caso de geada que por precaucao eu colocaria em um local coberto ou dentro de casa , senao pode deixar no tempo mesmo. Ademais a baixa temperatura é necessária para induzir a dormencia.

Enviado de meu SM-J700M usando o Tapatalk


Avatar do usuário
Fernando123
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 284
Registrado em: 06 Jul 2018, 14:04
Agradeceu: 51 vezes
Agradecimentos: 32 vezes

Mensagem por Fernando123 »

Com já dito acima seria até bom esse frio para ela entrar em dormência, algo que é muito necessário para ela, pois se ela não entrar em dormência morre de simplesmente "exaustão".


''O verdadeiro conhecimento vem de dentro''
Avatar do usuário
skyjr
Newbie
Newbie
Mensagens: 26
Registrado em: 31 Jul 2018, 08:22
Localização: são joão da boa vista - Estado de São Paulo
Agradeceu: 36 vezes
Agradecimentos: 1 vez

Mensagem por skyjr »

Edson Poscai escreveu:
skyjr escreveu:boa tarde, sou novo no forum, agradeço a todos que me ajudarem ou não tb...
sou amante das plantas carnivoras, mas tenho dificuldades em relaçao ao clima que minhas dionaea vão poder suportar, esta entrando o frio, como posso manter vivas minhas dionaeas ?
Não se preocupe. as dionaeas aguentam muito mais frio, sem risco algum. importante você saber que a sua planta poderá entrar em dormência que é comum em dionaeas, sarracênias e algumas pinguiculas.

se você notar pouco desenvolvimento (não o desenvolvimento normal) folhas vindo a ficar pretas e outros. publique foto para tirar dúvidas.

veja alguns tópicos a respeito de dormência. : joia :
Vou ver mais topicos para conhecimento, obrigado...
então não vou me preocupar precocemente com o frio, só mesmo se caso apresentar manchas escuras... obrigado pela informação...


As pessoas podem lhe mostrar a direção, mas é você que deve trilhar o caminho.
Avatar do usuário
skyjr
Newbie
Newbie
Mensagens: 26
Registrado em: 31 Jul 2018, 08:22
Localização: são joão da boa vista - Estado de São Paulo
Agradeceu: 36 vezes
Agradecimentos: 1 vez

Mensagem por skyjr »

Rmhamata escreveu:Normalmente as dio sao bem resistente em relacao a temperatura. Somente em caso de geada que por precaucao eu colocaria em um local coberto ou dentro de casa , senao pode deixar no tempo mesmo. Ademais a baixa temperatura é necessária para induzir a dormencia.

Enviado de meu SM-J700M usando o Tapatalk
obrigado Rmhamata, vou manter minhas dio em local aberto por enquanto, só em caso de geada, vou fazer como diz,
e em caso que a dio não desenvolveu completamente, ela entra em estado de dormencia ?


As pessoas podem lhe mostrar a direção, mas é você que deve trilhar o caminho.
Avatar do usuário
skyjr
Newbie
Newbie
Mensagens: 26
Registrado em: 31 Jul 2018, 08:22
Localização: são joão da boa vista - Estado de São Paulo
Agradeceu: 36 vezes
Agradecimentos: 1 vez

Mensagem por skyjr »

Fernando123 escreveu:Com já dito acima seria até bom esse frio para ela entrar em dormência, algo que é muito necessário para ela, pois se ela não entrar em dormência morre de simplesmente "exaustão".
realmente todas as plantas são obras primas da natureza, mas as carnivoras são fascinantes, obrigado pela informação


As pessoas podem lhe mostrar a direção, mas é você que deve trilhar o caminho.
Rmhamata
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 133
Registrado em: 16 Mar 2018, 18:04
Localização: Araçatuba/SP
Agradeceu: 8 vezes
Agradecimentos: 28 vezes

Mensagem por Rmhamata »

skyjr escreveu:
Rmhamata escreveu:Normalmente as dio sao bem resistente em relacao a temperatura. Somente em caso de geada que por precaucao eu colocaria em um local coberto ou dentro de casa , senao pode deixar no tempo mesmo. Ademais a baixa temperatura é necessária para induzir a dormencia.

Enviado de meu SM-J700M usando o Tapatalk
obrigado Rmhamata, vou manter minhas dio em local aberto por enquanto, só em caso de geada, vou fazer como diz,
e em caso que a dio não desenvolveu completamente, ela entra em estado de dormencia ?
Q você quis dizer com nao se desenvolver totalmente? Esta falando sobre plantas jovens nascidas de sementes? Se for esse o caso nao tenho experencia sobre a questao pq todas q tenho sao mudas por divisao de rizomas ou q adquiri de outros cultivadores. Ja tentei germinar sementes de dio e ate consegui mas fui desleixado e elas morreram. Mas isso foi a anos atras.

Enviado de meu SM-J700M usando o Tapatalk


Avatar do usuário
skyjr
Newbie
Newbie
Mensagens: 26
Registrado em: 31 Jul 2018, 08:22
Localização: são joão da boa vista - Estado de São Paulo
Agradeceu: 36 vezes
Agradecimentos: 1 vez

Mensagem por skyjr »

Rmhamata escreveu:
skyjr escreveu:
Rmhamata escreveu:Normalmente as dio sao bem resistente em relacao a temperatura. Somente em caso de geada que por precaucao eu colocaria em um local coberto ou dentro de casa , senao pode deixar no tempo mesmo. Ademais a baixa temperatura é necessária para induzir a dormencia.

Enviado de meu SM-J700M usando o Tapatalk
obrigado Rmhamata, vou manter minhas dio em local aberto por enquanto, só em caso de geada, vou fazer como diz,
e em caso que a dio não desenvolveu completamente, ela entra em estado de dormencia ?
Q você quis dizer com nao se desenvolver totalmente? Esta falando sobre plantas jovens nascidas de sementes? Se for esse o caso nao tenho experencia sobre a questao pq todas q tenho sao mudas por divisao de rizomas ou q adquiri de outros cultivadores. Ja tentei germinar sementes de dio e ate consegui mas fui desleixado e elas morreram. Mas isso foi a anos atras.

Enviado de meu SM-J700M usando o Tapatalk
SIM, por sementes


As pessoas podem lhe mostrar a direção, mas é você que deve trilhar o caminho.
Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6338
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1937 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

nossos amigos acima já lhe deram boas dicas. apenas complementando...

normalmente o tempo de outono e inverno, mais inverno, a dio e sarracênia e algumas pinguiculas entram em dormência. mas haverá casos excepcionais, praticamente quase comum :? de dios entrarem em dormência até mesmo no verão e não estarem nem aí com o inverno, em pleno sol e temperatura de rachar. aos poucos a sua experiência do dia a dia, as leituras de todos tópicos publicados irá arrecadar maior conhecimento. : joia :

na germinação evitamos/diminuimos as germinações. é comum... germinam mas com menor índice de germinação e desenvolvimento bem lento. aliás desenvolvimento lento em mudas e plantas formadas, quase que geral.

trocas de substratos somente primavera para frente. evite o frio.

vamos lá e leia bastante as publicações diárias e as básicas e depois nos ajuda aqui nas dicas a passar aos amigos.


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem