Germinação em fibra / pó de coco

As melhores práticas sobre o cultivo de plantas carnívoras, técnicas e dicas sobre iluminação, rega, substrato, períodos de dormência, etc.
Responder
LeandersonSilvestre
Newbie
Newbie
Mensagens: 7
Registrado em: 13 Jul 2017, 00:53
Localização: João Pessoa / PB
Agradeceu: 18 vezes
Agradecimentos: 1 vez

Germinação em fibra / pó de coco

Mensagem por LeandersonSilvestre »

Olá pessoal, sou novo por aqui, e tenho uma dúvida.
Adiquiri algumas sementes de carnívoras (dioneia e Droseras) do amigo, Marcos Ono, e estou a espera do serviço de correios entregar.

Na minha região (João Pessoa/PB) o tal do SPhagnum é impossível dr se encontrar, toda via, o coco sempre foi encontrado em abundância. Sapebapeando pelos topicos, vi vários falando sobre o pó se coco inclusive o do Smart2 de fabricação caseira. Mas, sempre é sobre transplante, gostaria de saber se alguém já teve experiência com germinação nesse tipo de substrato.


Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6329
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1933 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

...gostaria de saber se alguém já teve experiência com germinação nesse tipo de substrato.
sim, o Ricardo (smart) já fez e faz. : joia :

dê uma lida em todo o publicado,

experiencia-com-fibra-de-coco-t6425.html


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Avatar do usuário
Martiu
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 245
Registrado em: 29 Ago 2016, 18:55
Localização: Tefé/AM
Agradeceu: 18 vezes
Agradecimentos: 64 vezes

Mensagem por Martiu »

Eu tb to fazendo uns testes.

Enviado de meu SM-G531H usando Tapatalk


" Se uma pessoa pode fazer algo, todos podem aprender a a fazê-lo também."
(3º Pressuposto da Programação Neurolinguística - PNL)

Se Inscrevam no meu canal..

https://youtu.be/YleZDrn5G60
LeandersonSilvestre
Newbie
Newbie
Mensagens: 7
Registrado em: 13 Jul 2017, 00:53
Localização: João Pessoa / PB
Agradeceu: 18 vezes
Agradecimentos: 1 vez

Mensagem por LeandersonSilvestre »

PEssoal, estou bem feliz, algumas Droseras sp. nasceram, foram plantas no dia 25/09/17, quase 30 dias depois as primeiras germinaram, não sei se nascerão mais algumas, e as dionéias nem sinal, continuo na espera.

Substrato = Pó e fibra de coco com preparo caseiro, segundo instruções encontradas no fórum.

Germinação em copinhos dentro de uma tampa plástica para bolos transparente.

Aconteceram alguns acidentes de percurso e erros :

1 - alguns copinhos viraram dentro da água, acredito que algumas sementes se perderam :(

2 - No começo eu estava pulverizando a água por cima, e foi assim por cerca da primeira semana, até que cortei um pouco do fundo dos copos e a rega começou a ocorrer por baixo, foi notável a diferença na umidade do substrato. : bad :

3- No começo, por cerca da primeira semana elas estavam em estufa, e no sol, estava realmente muito quente, após mais algumas leituras no fórum, tinha certeza de ter cozido TODAS as sementes. Aparentemente não.

4- Após o medo de tê-las cozido, decidi coloca-las na sombra, sem o plástico filme onde permaneceram por mais uma semana.

Final : Depois de mais algumas leituras, decidi fazer o mais simples e óbvio, coloquei em um local onde a incidência do sol é das 12h ás 16h, apesar de ser um sol forte, é o único local protegido da chuva em que se tem sol por mais de 1 hora, nesse local, não tinha nada encobrindo, apenas a temperatura ambiente, e sempre o nível de água constante, todos os dias completando a água, ou seja, só começaram a ter um meio realmente bacana, 2 semanas atrás.

Considerações sobre o substrato : A fibra ja tinha sido preparada a cerca de 2 meses, estava guardada, o procedimento de preparo foi o mesmo descrito pelo Smart2, notei que mesmo após 2 ou 3 fervuras, após utilizar para germinar estas sementes, a água ainda possui um tom MUITO suave de vermelho (tanino), só notei por conta do recipiente maior que é transparente. Na água não possui qualquer sinal de larva, nem fungos nas sementes ou parte superior do substrato.

Postei os erros, por curiosidade, mesmo aquecendo demais, mudando de lugar e com um substrato aparentemente pouco explorado pelos cultivadores mais antigos obtive alguns resultados. Assim como dar os créditos as sementes de Marcos Ono, são boas, mesmo com meus erros, obtive alguns resultados.

Continuo no aguardo das outras sementes e das Dionéia.

Contei cerca de 8 germinações visíveis em todos os copinhos em que dispus apenas as sementes de Droseras sp..
Obs: as sementes são minusculas, e tinham centenas, a taxa e germinação até o momento está muito baixa.


Imagem

Imagem


Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6329
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1933 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

rapaz, meus cumprimentos!

sua primeira e pelo o que vi foi lendo e pesquisando. ótimo, mas qualquer dúvida conte conosco.

boa sorte. : joia :


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
LeandersonSilvestre
Newbie
Newbie
Mensagens: 7
Registrado em: 13 Jul 2017, 00:53
Localização: João Pessoa / PB
Agradeceu: 18 vezes
Agradecimentos: 1 vez

Mensagem por LeandersonSilvestre »

Obrigado Edson, pode deixar, procurarei sim !


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem