As folhas das plantas são muito importantes para elas como ja se sabe, porisso devem receber atenção e serem bem cuidadas, isso não custa muito mais que alguns minutos ao mês e materiais baratos.
Minhas plantas encontram-se em uma cidade relativamente poluida, e o ar ja não é limpo como nas cidades interioranas, campo e florestas, com o tempo deposita-se sobre as folhas das plantas particulas de impurezas presentes no ar, e acumulam-se cada vez mais e mais e burrifaçoes de agua não são suficientes para a remoção de tais particulas, então eu penso que isso pode de certa forma dificultar as plantas de realizar suas tarefas naturais como fotossíntese e absolvição de luz, consequentemente a boa produção de clorofila e seus respectivos processos quimicos naturais.
Por exemplo: Penso que se a epiderme superior das folhas fossem janelas de vidro e tivessem sujas a luz não passaria corretamente então é melhor limpar as janelas.
Penso tambem que se vê muitas plantas a se desenvolver muito bem sem que suas folhas precisem ser limpas, por mais que estejam sujas e etc.
Então quero deixar claro que a limpeza das folhas não é necessariamente uma questão vital, e sim um cuidado a mais com as plantas de coleção.

O meu cuidado e boa vontade me levam a buscar sempre o melhor por elas, então é isso, entendido?
Noto que as folhas ficam opacas, foscas sem brilho, mas depois de limpas voltam a ficar com aspecto brilhante e mais verdinhas.

Bom, deixarei aqui minhas observaçoes a quem se interessar a respeito deste assunto, é muito simples, descomplicado e economico.
Utilizo algodão limpo, agua destilada e luva.
Deve-seter delicadeza ao realizar todo o processo, principalmente com plantas pequenas.
Geralmente limpo todas as folhas da planta, sempre utilizado um ou mais pedaços de algodão por folha.
Nunca se deve usar o algodão de uma planta na outra, sob risco de transmitir alguma doença de uma planta infectada para uma sadia.
Depois de tudo limpo burrifo bastante agua limpa na planta inteira.
Sugestoes e comentarios serão bem vindos.
Abraço
Daniel Souza