pontos forte da fibra
1 Fonte renovável
2 acessível a todos em todo país
3 preço tb acessível
4 possibilidade e fabricação caseira como e o caso desse tópico
5 ótimos resultados com as especies testadas (Dionaea, Biblys, D. Intermedia, D. Burmanni, D. Burmanni red) e indicada ja para algumas nepenthes
6 livre de algas
7 livre de ciano bactéria (ao menos ate agora em nenhum dos vasos teve algum sinal)
8 acredito ser muito eficiente ou imune a muitos parasitas de substrato
9 durável (media indicada de + de 2 anos)
10 fácil manuseio.
vou parar de elogiar por aqui né

bem vamos ao tutorial de como eu fabrico minha fibra.
1 material

2 separação da casca/fibra (melhor remover as pontas de ambos os lado)

3 parte de cima não separa para poder ter local de pegada pois a separação e na base da força, rasgando mesmo (quanto mais larga a fita de casca, mais duro será)

4 fibra de coco sem a casca dura

5 corte a fibra em cubinhos, para conseguir desfiar depois

6 Vídeo demonstrativo de como proceder no triturador, obs acredito que o liquidificador tenha um certo trabalho, mais daria para tentar.
7 água com tanino, depois da fibra pronta, deve-se deixa-la de molho trocando a água sempre que necessário ate que a mesma não mais fique com a coloração avermelhada como a da imagem, quanto mais vermelha, mais tanino ela ainda tem, e ele e muito prejudicial para as mesmas, a media e uns 7 dias ela ja estará livre do tanino. ( use 1 saco ou uma tela para escorrer a agua a cada troca para não perder muito do pó que a fibra solta)

7.1 apos 5 dias de molho eu tb ja estava impaciente para usa-la então para adiantar fui para o processo de fervura que e um dos melhores para remoção do tanino, arrumei 1 lata de tinta dessas de 20l lavei bem e claro, 4 tijolos e montei meu fogareiro apos uns 30 minutos ja estava tudo fervendo.

7.2 removi a lata lavei a fibra, troquei a agua e novamente ao fogo. foram 3 fervuras observe a diferença na água dos copos ( aparenta meio avermelhada ainda porem e reflexo do pouquinho de fibra que ficou no fundo do copo) na bacia como ficou depois de +12h (noite toda) de molho.

8 depois e so semear ou replantar... obs a fibra requer um pouco mais de água que o musgo (nível)

Contribuição do amigo Gilberto vizinho aqui, demonstrando como ele.faz la.
abraço e qualquer duvida e só perguntar.