Propagação Vegetativa de Nepenthes - Cultura de Tecidos e Estaquia
Grandes viveiros utilizam a cultura de tecidos para gerar um grande número de plantas, mas esta não é uma técnica comum para cultivadores amadores devido à dificuldade associada a este método. Além disso, a maioria dos amadores não precisa gerar centenas de clones.
O método mais comum de propagação para a escala de cultivo como hobby ou de pequeno porte é a estaquia. Os detalhes exatos do processo variam consideravelmente entre os diferentes cultivadores, de modo que seguirei o padrão que podem ser facilmente modificados.
Quando efetuar a poda/corte
Os cortes podem ser feitos em qualquer época do ano, mas as estacas retiradas da planta-mãe quando esta está crescendo ativamente parecem ´pegar´ mais rápido e tem maior taxa de sucesso. Isso provavelmente tem mais haver com a saúde e vigor de planta-mãe do que o tempo real de corte. Se a planta-mãe está crescendo bem, as chances são de que a estaca ira bem nas mesmas condiçoes. Se a planta-mãe não está indo bem, a temperatura ambiente muito quente ou muito fria, os cortes/estacas podem não enraizar bem nessas condições.
Qual parte da planta cortar
A situação ideal de propagação é uma planta que tem uma caule grande(alto), folhas amplamente separadas e um broto basal novo. Neste caso, o caule(todo ele ou apenas a ponta apical) pode ser cortado para gerar clones da planta mãe. Se você só quer gerar uma única planta nova, então a ponta ativa de crescimento com 2 a 3 folhas é o melhor material de corte.
O caule da planta-mãe, geralmente re-brota perto da ponta cortada. Vai levar alguns meses até a planta mãe voltar a brotar e ficar apresentável novamente.
Se você quiser gerar um grande número de plantas, então corte o caule inteiro e mantenha apenas o broto basal...
E se a planta não tem uma roseta basal?
As estacas podem ser feitas, mas deixe pelo menos 4 folhas saudáveis no tronco. Se for um tronco longo pode ser melhor para encorajar a planta a produzir um novo broto basal. Se você está tentando propagar uma espécie que gosta de permanecer como rosetas, a propagação ainda é possível, mas é uma operação muito mais delicada.
Substrato
Por meio de enraizamento você precisa usar uma midia solta, ou seja nao compactado, ligeiramente ácido, com pouco ou nenhum nutriente e com boa drenagem.
Produtores experientes usam fibra longa de sphagnum ou a mistura 50:50 de sphagnum fibra longa + perlite ou mistura 50:50 de coco + perlita.
Se você utilizar fibra de coco, certifique se na embalagem do produto diz algo como "esterelizado ou livre de tanino", para assegurar que nada faça mal a planta a longo prazo. Ao comprar sphagnum tenha certeza que realmente nao é outro musgo. Musgo comumente usado para forrar cestos não é sphagnum, não importando o que a embalagem diga.
O meio deve ser umedecido, e não encharcado.
Uma vez que o caule todo foi removido, deixando apenas o broto basal, você precisa decidir como cortar-lo para obter mais clones. A estaca vai crescer a partir de um novo ponto de crescimento (meristema) que fica acima do eixo foliar. Para que isso ocorra, todos os cortes devem incluir um entre-nó, entre uma folha e outra folha ou uma ponta apical. As raízes vão formar-se no local do corte na parte inferior.
Para fazer os cortes, é melhor usar uma lamina bem afiada que faça cortes limpos. Utilize uma lâmina afiada para não esmagar o tronco quando este for cortado. Cortar debaixo de água ajuda a manter o ar longe de forma a nao bloquear a capacidade das veias estaminais de absorver a água.
Nós das folhas. Nós são seções entre duas folhas.
Estaca de um nó. Parecem ser um pouco menos confiável, mas você pode obter as maioria das plantas de um lote de estacas assim. Estacas de um nó são normalmente reservadas para especies fáceis de propagar.
Estaca de dois nós. Corte a menor folha e mantenha o tronco na vertical em um pote com o menor nó enterrado e o nó superior e folha sobre o nível do solo. Estes tendem a ser um pouco mais bem sucedido do que estacas de um nó.
Estaca de três nós . São o mesmo que estacas de dois nós, exceto que duas folhas podem permanecer no corte. O caule é plantado verticalmente, com as duas folhas acima do solo e um abaixo do solo. Estacas de 2 a 3 nos são as melhores opções para as partes mais antigas do caule, que não são tão robustas como as seções recentes.
Alguns produtores sugerem o corte das folhas ao meio, deixando assim apenas a metade da folha mais próxima da haste. A razão para o corte da folha na metade é a redução da transpiração a partir da folha e, portanto, reduzindo a possibilidade de que o corte vá secar. No entanto, se as estacas são seladas num saco de plástico, que garante humidade muito elevada, esta não é necessária. Jarros também podem ser deixados se desejar, mas eles geralmente atrapalham na hora de colocar a planta em volta em num saco, então eu geralmente os removo
Alguns produtores dividem a haste para cima cerca de 10 mm´abrindo`ou a parte do caule que envolve a gema. Fazê-lo debaixo de água e de tal forma que a lâmina NUNCA está apontado para qualquer de suas partes do corpo. Depois de dividida, enfiar um pequeno tufo de sphagnum na fenda para manter os lados do caule(que foi aberto e separado da gema) mais ou menos separados.Isso vai de especie para especie,podendo ou nao facilitar o enraizamento
Tratamento por corte: As estacas devem ser rotuladas (incluindo a data em que o corte foi feito) e fechada em um saco plástico. O saco de plástico irá garantir que os cortes não vao secar. O saco deve ser colocado em uma área bem iluminada, mas fora do sol direto.
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Fonte:
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