Higienizando areia de construção

As melhores práticas sobre o cultivo de plantas carnívoras, técnicas e dicas sobre iluminação, rega, substrato, períodos de dormência, etc.
Responder
Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Higienizando areia de construção

Mensagem por MarcielS »

Areia de construção, fácil de encontrar, barato e um ótimo substrato.

[thumbnail=center]https://www.vitrinecdl.com.br/leoagosti ... trucao.jpg[/thumbnail]


1ª etapa

Pré-lavagem da areia:
Em um recipiente grande (bacia, panela), esfregue a areia com as mãos e vá trocando a água até que a mesma fique menos 'turva'.

Fervendo (cuidado!)
Ferver a areia lavada por 30 minutos para eliminar bactérias e microrganismos nocivos. Grãos de terra ou poeira que não se desmancharam nas primeiras lavagens, costumam desfazer-se durante a fervura. Por isso a água fica turva novamente.

Lavar até a água ficar cristalina. Pronto, a areia já pode ser utilizada.

Para os cultivadores mais detalhistas que querem a certeza de ter um material realmente limpo.

2ª etapa

Higienização térmica,
  1. Areia pré lavada e fervida
  2. Assadeira de bolo
  3. Forno préviamente aquecido
Colocar a areia na assadeira de bolo e levar ao forno em temperatura média por 15 minutos. A temperatura elevada vai eliminar tudo aquilo que a pré-lavagem e a fervura não conseguiram.

Deixar esfriar por algumas horas antes de manusear. : joia :

Conheça mais sobre areia e outros substratos

...


Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Legal o tópico Marciel, ajuda a esclarecer as dúvidas quanto a correta esterilização da areia de construção.

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Avatar do usuário
Felipe_Steinthaler
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 4626
Registrado em: 28 Mai 2010, 13:42
Localização: São José dos Pinhais - PR
Agradeceu: 63 vezes
Agradecimentos: 75 vezes
Contato:

Mensagem por Felipe_Steinthaler »

Perfeito : joia : , eu apenas lavo ela uma vez e ultilizo :roll:


[url=http://www.carnivoras.com.br/viewtopic.php?f=13&t=14]Growlist And Wishlist (Lista de Plantas)[/url]

Let's Grow
Avatar do usuário
b.alecio
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 107
Registrado em: 08 Ago 2012, 14:13
Localização: São Paulo

Mensagem por b.alecio »

Muito bacana!

Nao sabia que podia usar areia de construção...
Eu misturo com o sphagnum para compor o substrato? em qual proporção?


Uma joaninha aproxima-se inocentemente da planta. Dá umas rodeadas e pousa. A planta é um tanto peluda, e nos pêlos há gotas que parecem de orvalho, brilhando à luz do sol. As cores são bonitas e a joaninha acha lindos os pelos. Pobre joaninha...
Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

b.alecio escreveu: ...misturo com o sphagnum para compor o substrato? em qual proporção?
Isso mesmo Bruno.
Sim, a areia serve para compor o substrato.

A quantidade de areia na mistura deve seguir a necessidade de cada espécie de planta carnívora. O ideal é que se pesquise bastante sobre o habitat da planta, antes de montar o substrato. 8-)

Podemos usar a relação de 1:1 (sphagnum + areia) para as Dionaeas e Sarracenias que vivem originalmente em solos arenosos.


Avatar do usuário
b.alecio
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 107
Registrado em: 08 Ago 2012, 14:13
Localização: São Paulo

Mensagem por b.alecio »

Eu posso utilizar qualquer tipo de areia?
Vi muita gente falando em areia de quartzo. Liguei em um pet shop e me disseram que tem alguams areias que usam em aquarios e talz.

Posso utilizá-las?


Uma joaninha aproxima-se inocentemente da planta. Dá umas rodeadas e pousa. A planta é um tanto peluda, e nos pêlos há gotas que parecem de orvalho, brilhando à luz do sol. As cores são bonitas e a joaninha acha lindos os pelos. Pobre joaninha...
Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

b.alecio escreveu: ...Liguei em um pet shop e me disseram que tem alguams areias que usam em aquarios e talz. Posso utilizá-las?
Melhor não arriscar.
Tem outra opção. Em lojas de aquarismo você encontra areia de rio em granulometria adequada para o cultivo.

Na dúvida, use, se não a areia de quartzo, a areia de construção + sphagnum.

Abç


Avatar do usuário
Dioneia
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 258
Registrado em: 17 Dez 2011, 18:44
Localização: Minas Gerais

Mensagem por Dioneia »

Valeu!!!! Aqui em casa ta tendo reformas e eu vou pegar um pouco da areia para as minhas dionaeas..


Comece fazendo o que é necessário, depois o que é possível, e de repente você estará fazendo o impossível.

Sempre Alerta!
Lucy
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 222
Registrado em: 18 Jun 2012, 22:44
Localização: Londrina

Mensagem por Lucy »

Pesquisei bastante ontem sobre o assunto. Muito esclarecedor esse tópico.
Eu peguei areia de construção que tem em casa, peneirei para selecionar apenas a areia grossa, limpei, lavei, fervi por quase 1 hora (exagerada), e deixei no sol para secar.
Com base no que me recomendaram, para minha nepenthes usei 60% sphagno, 10% areia, 10% fibra de coco e 10% isopor ralado.
Abraços.


Avatar do usuário
ivan
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 585
Registrado em: 18 Jul 2012, 03:06
Localização: Ribeirão Preto - SP
Agradeceu: 19 vezes
Agradecimentos: 53 vezes

Mensagem por ivan »

Gente, só pra esclarecer..
Areia de rio é areia de quartzo, pois é predominantemente composta por quartzo, um tipo de cristal formado por dióxido de silício, SiO2, o material mais abundante da crosta terrestre. Que é inerte e não libera nenhum íon na água.

A areia de construção pode vir de vários lugares, então é importante saber a sua origem. Se for areia de praia, por exemplo, ela poderá ter mais carbonato de cálcio, que é proveniente das conchas, tendo características alcalinas pois aumenta o pH e não é adequado para cultivo de PCs, a não ser algumas exceções (parece que algumas Pinguiculas suportam/preferem solo alcalino).

Uma rocha calcária quando é erodida pode originar areia, e esta vai para o rio, mas a proporção de quartzo na areia do rio é muito maior.

fonte:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Di%C3%B3xido_de_sil%C3%ADcio
https://pt.wikipedia.org/wiki/Carbonato_de_c%C3%A1lcio

Abc.


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem