Uso do GA3

As melhores práticas sobre o cultivo de plantas carnívoras, técnicas e dicas sobre iluminação, rega, substrato, períodos de dormência, etc.
Responder
Avatar do usuário
Arthur Vinicius
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 333
Registrado em: 21 Out 2010, 13:36
Localização: Brasília - DF
Agradeceu: 122 vezes
Agradecimentos: 141 vezes

Mensagem por Arthur Vinicius »

Olá, vou deixar a minha experiência com o GA e com a Vitamina B1.
Há uns 6 anos atrás comprei alguns sachês de GA, pois queria plantar sementes de Darlingtonia Californica. Adquiri 10 sementes na época, das quais após o tratamento com GA nasceram 3 apenas. Infelizmente não tenho essas plantas mais , pois na época enfrentei problemas com pássaros que roubavam musgo dos meus vasos e acabaram por retirar as plantas do vaso. Eu não me lembro se as sementes eram frescas, provável que não visto a taxa de germinação foi de apenas 30%. Mas ainda achei que tinha saído no lucro. :lol: :D
Vou explicar como fiz o preparo da solução de GA. Cada sachê que comprei vinha com aproximadamente 0,1 g de GA e fiz a diluição em 100 mL de água filtrada por 24 horas (vai agitando a solução com a colher até dissolver). Após dissolver o GA, deixei as sementes imersas por 2 dias na solução e depois plantei elas no musgo sphagnum + areia e fui regando com o restante da solução quando necessário. Lembro que entre 10 - 15 dias já estavam nascendo as darlingtonias.
Uma observação que vi no tópico é sobre o uso do álcool etílico para dissolver o GA. Eu não recomendo que façam isso. As sementes possuem reserva energética de lipídeos na forma de óleos que são afetados pela presença do álcool (o álcool dissolve lipídeos e pode prejudicar a germinação das sementes). Outra coisa que falaram errado aqui no tópico é que pode dissolver com álcool e água e depois ferver para tirar o álcool. Não façam isso, primeiro que a mistura de água e álcool forma uma azeótropo, um tipo de solução onde não vai separar com apenas aquecimento e outra coisa com o aquecimento você pode degradar termicamente ou inativar o GA. E eu falo isso com muita propriedade, pois sou Químico.

Outra substância que testei foi o cloridrato de tiamina (vitamina B1) no enraizamento de estacas de rosas (infelizmente nunca testei em PC's). Utilizei o cloridrato de tiamina da Teuto, nome comercial Beneum 300 mg (vou colocar a imagem):
Imagem
Eu usei o cloridrato de tiamina de duas formas, a primeira foi triturando um comprimido de 300 mg e diluindo em 500 mL de água filtrada e depois colocava as estacas de rosas na solução (a receita que eu tinha achado na época era 3 comprimidos para cada 1,5 L de água, depois do preparo tinha que guardar a solução na geladeira e de preferência em garrafas escuras, pois a luz pode oxidar a tiamina). Outra forma que encontrei foi misturando o comprimido macerado com canela em pó (proporção que usei foi um comprimido + uma colher de sopa cheia de canela em pó). Ai você passa essa mistura no corte da estaca e já planta ela direto no substrato.
Resultados: Infelizmente para minhas Rosas, não deu certo. Não consegui que nenhuma estaca minha enraizasse com nenhuma das duas receitas. Depois do fiasco que foi minha experiência, nunca mais usei o cloridrato de tiamina. Ainda tenho o pó da canela misturado com a tiamina que de vez em quanto faço uso, mas é o que disse anteriormente, para minhas Rosas não funcionou.

Eu já ouvi falar de um complexo de vitaminas B, vou colocar a foto a baixo, que dizem funcionar muito melhor do que somente a tiamina e que é um santo enraizador, eu nunca testei, mas tenho muita vontade. Para o complexo de vitaminas B vi que tem que diluir na proporção de 1 para 10, ou seja, no preparo de 100 mL, deve-se usar 10 mL do complexo de vitaminas B + 90 mL de água filtrada.
Imagem

Desculpem o texto enorme, espero que a minha experiência possa ajudar vocês sobre o uso do GA e também da vitamina B.


"Entre a raiz e a flor há o tempo"

(Jorge de Lima)
Avatar do usuário
CauPlantas
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 981
Registrado em: 07 Ago 2013, 10:02
Localização: São Paulo - SP
Agradeceu: 393 vezes
Agradecimentos: 243 vezes

Mensagem por CauPlantas »

Informações muito valiosas para a comunidade Arthur, muito obrigado : joia :


"Como as plantas a amizade não deve ser muito nem pouco regada."

(Carlos Drummond de Andrade)
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem