Quantidade de sol para espécies diferentes

As melhores práticas sobre o cultivo de plantas carnívoras, técnicas e dicas sobre iluminação, rega, substrato, períodos de dormência, etc.
Responder
Avatar do usuário
carllosanndre
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 35
Registrado em: 05 Dez 2020, 13:00
Localização: Cícero Dantas - Bahia
Agradeceu: 38 vezes
Agradecimentos: 2 vezes

Quantidade de sol para espécies diferentes

Mensagem por carllosanndre »

Olá pessoal! Tenho quatro espécies de Carnívoras: 24 Nepenthes, 6 Sarracenias, 2 Droseras e 1 Dionaea. Apesar de ter um tempinho cultivando, ainda não sei exatamente a quantidade de sol que cada espécie exige! Gostaria de saber se alguma pode ficar no sol o dia inteiro, sei que Nepenthes não gosta tanto de sol, mas quantas horas posso deixá-las? As Sarracenias, Droseras e Dionaeas podem ficar no sol durante todo o dia? E a quantidade de água? Pois quando deixo direto com água nos pratinhos dá ciano no musgo, em todas.

Moro na Bahia e está bem quente, aproximadamente 36 graus. Desde já agradeço a ajuda de todos!


Avatar do usuário
CauPlantas
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 983
Registrado em: 07 Ago 2013, 10:02
Localização: São Paulo - SP
Agradeceu: 393 vezes
Agradecimentos: 243 vezes

Mensagem por CauPlantas »

Olá carllosanndre.
De uma forma geral, podemos dizer que as Nepenthes não gostam mesmo de muito sol. Para elas é bom dar umas 2-3 horas de sol fraco da manhã ou do fim da tarde.

Sarracenia e Dionaea no geral apreciam sol pleno. Entretanto, tome cuidado com queimaduras de sol muito intenso e tempo seco, como pode ser o caso na sua região. Vá acostumando elas aos poucos e observe como reagem. A quantidade de água deve ser proporcional ao sol.

Droseras no geral também gostam de bastante sol. Porém, há espécies com diferentes necessidades. Enquanto algumas apreciam tanto sol quanto as Dionaea ou Sarracenia, outras preferem menos, de forma semelhante às Nepenthes. Se você nos informar quais espécies cultiva, poderemos tentar te ajudar melhor.

Só mais um detalhe: Nepenthes, Sarracenia, Dionaea e Drosera são gêneros. Dentro dos gêneros pode haver inúmeras espécies diferentes.
Ou seja, sua coleção já está bem grande : joia :


"Como as plantas a amizade não deve ser muito nem pouco regada."

(Carlos Drummond de Andrade)
Avatar do usuário
Vinicius Cruz
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 41
Registrado em: 30 Set 2020, 10:34
Localização: Montes Claros/Minas Gerais
Agradeceu: 51 vezes
Agradecimentos: 6 vezes

Mensagem por Vinicius Cruz »

Oi Cau, tudo bem? Aproveitando a deixa, deixa eu lhe perguntar:
Eu to com uma dionaea e por eu ter pouco tempo de sol aqui em casa e notando que ela estava um tanto debilitada, optei por um sistema indoor (grow lights 28w). Só que já surgiram duas novas folhas e as armadilhas continuaram a não se desenvolver, crescendo escuras e não se formando. Como eu acho que água não é problema, inclusive quase matei uma por excesso esses dias (vivendo e aprendendo), pelo que você disse, diminuir o tempo de luz poderia ajudar nesse problema? No caso eu deixo ela das 8h até as 20h com a luz UV.

Desde já, agradeço!


Avatar do usuário
CauPlantas
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 983
Registrado em: 07 Ago 2013, 10:02
Localização: São Paulo - SP
Agradeceu: 393 vezes
Agradecimentos: 243 vezes

Mensagem por CauPlantas »

Vinicius Cruz escreveu: 04 Out 2021, 12:09 Oi Cau, tudo bem? Aproveitando a deixa, deixa eu lhe perguntar:
Eu to com uma dionaea e por eu ter pouco tempo de sol aqui em casa e notando que ela estava um tanto debilitada, optei por um sistema indoor (grow lights 28w). Só que já surgiram duas novas folhas e as armadilhas continuaram a não se desenvolver, crescendo escuras e não se formando. Como eu acho que água não é problema, inclusive quase matei uma por excesso esses dias (vivendo e aprendendo), pelo que você disse, diminuir o tempo de luz poderia ajudar nesse problema? No caso eu deixo ela das 8h até as 20h com a luz UV.

Desde já, agradeço!
Não entendo muito de cultivo indoor, mas o que vejo por aí é o cultivo com essa lâmpada grow mesmo por um período de 14 horas mais ou menos.
Um fator que pode estar afetando é a distância entre a lâmpada e a planta.

Não acho que diminuir o tempo vá ajudar, pelo contrário pode piorar a situação.
Essa lâmpada fornece o IR, UV e a faixa do vermelho e azul né?

Sinto muito não poder ajudar mais, mas acho melhor esperarmos alguém mais experiente dar uma opinião : joia :


"Como as plantas a amizade não deve ser muito nem pouco regada."

(Carlos Drummond de Andrade)
Avatar do usuário
carllosanndre
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 35
Registrado em: 05 Dez 2020, 13:00
Localização: Cícero Dantas - Bahia
Agradeceu: 38 vezes
Agradecimentos: 2 vezes

Mensagem por carllosanndre »

CauPlantas escreveu: 23 Set 2021, 07:41 Olá carllosanndre.
De uma forma geral, podemos dizer que as Nepenthes não gostam mesmo de muito sol. Para elas é bom dar umas 2-3 horas de sol fraco da manhã ou do fim da tarde.

Sarracenia e Dionaea no geral apreciam sol pleno. Entretanto, tome cuidado com queimaduras de sol muito intenso e tempo seco, como pode ser o caso na sua região. Vá acostumando elas aos poucos e observe como reagem. A quantidade de água deve ser proporcional ao sol.

Droseras no geral também gostam de bastante sol. Porém, há espécies com diferentes necessidades. Enquanto algumas apreciam tanto sol quanto as Dionaea ou Sarracenia, outras preferem menos, de forma semelhante às Nepenthes. Se você nos informar quais espécies cultiva, poderemos tentar te ajudar melhor.

Só mais um detalhe: Nepenthes, Sarracenia, Dionaea e Drosera são gêneros. Dentro dos gêneros pode haver inúmeras espécies diferentes.
Ou seja, sua coleção já está bem grande : joia :
Muito Obrigado por responder! Com as Nepenthes não estou tendo grandes problemas, só algumas que não estou conseguindo fazer elas formarem ascídios:
Kashiana x Ventricosa
Kuchingensis
Dyeriana
Mirabillis x Splendiana
Mirabillis Wing x Ampullaria Black

Já as Sarracenias estão queimando sempre o topo da armadilha mesmo eu tendo elas expostas ao sol há mais de 6 meses, mas não param de lançar novas, já até dividi algumas:
Piscitasina x Purpurea
Leoucofilla Red X

Dioneia eu só tenho uma Alien há mais de 6 meses também e as folhas continuam pequenas e queimando.

Sobre as Drosera eu perdi quase todas, ficaram duas que não que espécie é, não entendo nada sobre Droseras.

Talvez eu esteja fazendo alguma coisa errada, só tenho um pouco de experiência com Nepenthes que são as minhas favoritas e foi com elas que comecei.


Avatar do usuário
enniolima
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 350
Registrado em: 19 Fev 2019, 20:35
Localização: Belo Horizonte - MG
Agradeceu: 110 vezes
Agradecimentos: 182 vezes

Mensagem por enniolima »

carllosanndre escreveu: 05 Out 2021, 13:17
CauPlantas escreveu: 23 Set 2021, 07:41 Olá carllosanndre.
De uma forma geral, podemos dizer que as Nepenthes não gostam mesmo de muito sol. Para elas é bom dar umas 2-3 horas de sol fraco da manhã ou do fim da tarde.

Sarracenia e Dionaea no geral apreciam sol pleno. Entretanto, tome cuidado com queimaduras de sol muito intenso e tempo seco, como pode ser o caso na sua região. Vá acostumando elas aos poucos e observe como reagem. A quantidade de água deve ser proporcional ao sol.

Droseras no geral também gostam de bastante sol. Porém, há espécies com diferentes necessidades. Enquanto algumas apreciam tanto sol quanto as Dionaea ou Sarracenia, outras preferem menos, de forma semelhante às Nepenthes. Se você nos informar quais espécies cultiva, poderemos tentar te ajudar melhor.

Só mais um detalhe: Nepenthes, Sarracenia, Dionaea e Drosera são gêneros. Dentro dos gêneros pode haver inúmeras espécies diferentes.
Ou seja, sua coleção já está bem grande : joia :
Muito Obrigado por responder! Com as Nepenthes não estou tendo grandes problemas, só algumas que não estou conseguindo fazer elas formarem ascídios:
Kashiana x Ventricosa
Kuchingensis
Dyeriana
Mirabillis x Splendiana
Mirabillis Wing x Ampullaria Black

Já as Sarracenias estão queimando sempre o topo da armadilha mesmo eu tendo elas expostas ao sol há mais de 6 meses, mas não param de lançar novas, já até dividi algumas:
Piscitasina x Purpurea
Leoucofilla Red X

Dioneia eu só tenho uma Alien há mais de 6 meses também e as folhas continuam pequenas e queimando.

Sobre as Drosera eu perdi quase todas, ficaram duas que não que espécie é, não entendo nada sobre Droseras.

Talvez eu esteja fazendo alguma coisa errada, só tenho um pouco de experiência com Nepenthes que são as minhas favoritas e foi com elas que comecei.

Já tentou usar um sombrite? Acho que na sua região teria que usar no mínimo um de 50%. Droseras, Dionaeas e Sarracenias cultivo no mesmo local com sombrite, agora em definitivo, após isso não tive mais problemas com queimas de armadilhas. Sobre a quantidade de água, em temperaturas acima de 30° tem que ter uns 2 dedos de água sempre.


"A humildade é a única base sólida de todas as virtudes."

Confúcio
Avatar do usuário
CauPlantas
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 983
Registrado em: 07 Ago 2013, 10:02
Localização: São Paulo - SP
Agradeceu: 393 vezes
Agradecimentos: 243 vezes

Mensagem por CauPlantas »

carllosanndre escreveu: 05 Out 2021, 13:17
CauPlantas escreveu: 23 Set 2021, 07:41 Olá carllosanndre.
De uma forma geral, podemos dizer que as Nepenthes não gostam mesmo de muito sol. Para elas é bom dar umas 2-3 horas de sol fraco da manhã ou do fim da tarde.

Sarracenia e Dionaea no geral apreciam sol pleno. Entretanto, tome cuidado com queimaduras de sol muito intenso e tempo seco, como pode ser o caso na sua região. Vá acostumando elas aos poucos e observe como reagem. A quantidade de água deve ser proporcional ao sol.

Droseras no geral também gostam de bastante sol. Porém, há espécies com diferentes necessidades. Enquanto algumas apreciam tanto sol quanto as Dionaea ou Sarracenia, outras preferem menos, de forma semelhante às Nepenthes. Se você nos informar quais espécies cultiva, poderemos tentar te ajudar melhor.

Só mais um detalhe: Nepenthes, Sarracenia, Dionaea e Drosera são gêneros. Dentro dos gêneros pode haver inúmeras espécies diferentes.
Ou seja, sua coleção já está bem grande : joia :
Muito Obrigado por responder! Com as Nepenthes não estou tendo grandes problemas, só algumas que não estou conseguindo fazer elas formarem ascídios:
Kashiana x Ventricosa
Kuchingensis
Dyeriana
Mirabillis x Splendiana
Mirabillis Wing x Ampullaria Black

Já as Sarracenias estão queimando sempre o topo da armadilha mesmo eu tendo elas expostas ao sol há mais de 6 meses, mas não param de lançar novas, já até dividi algumas:
Piscitasina x Purpurea
Leoucofilla Red X

Dioneia eu só tenho uma Alien há mais de 6 meses também e as folhas continuam pequenas e queimando.

Sobre as Drosera eu perdi quase todas, ficaram duas que não que espécie é, não entendo nada sobre Droseras.

Talvez eu esteja fazendo alguma coisa errada, só tenho um pouco de experiência com Nepenthes que são as minhas favoritas e foi com elas que comecei.
Se você conseguir enviar fotos delas, podemos te ajudar melhor.
Você está borrifando água nas Nepenthes? Isso ajuda a aumentar a umidade perto delas, algo que elas precisam para ficar bem. Um sinal de baixa umidade é o fato delas não estarem formando ascídios.

Concordo com o enniolima, talvez seja melhor colocar elas sob um sombrite de 50%


"Como as plantas a amizade não deve ser muito nem pouco regada."

(Carlos Drummond de Andrade)
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem