Alimentação de Plantas Carnivoras

As melhores práticas sobre o cultivo de plantas carnívoras, técnicas e dicas sobre iluminação, rega, substrato, períodos de dormência, etc.
Responder
Avatar do usuário
smart2
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1906
Registrado em: 19 Jul 2015, 15:38
Localização: Ouro Preto do Oeste - RO
Agradeceu: 613 vezes
Agradecimentos: 757 vezes

Alimentação de Plantas Carnivoras

Mensagem por smart2 »

Bom dia a todos
Muito bem pessoal, hoje sabemos que e um fato veridico que a alimentação das PC afetam diretamente o seu desenvolvimento, tamanho, cor etc...
fato esse que não siguinifica que se você não alimentar suas plantas elas irão morrer, elas tem seus metodos e capturam o suficiente para se manterem, porem nem sempre para ter seu desenvolvimento pleno, ou seja se não alimenta-las elas irão bem porem não ficaram nem proximas as que foram alimentadas com frequencia. ok ok ok chega de papo....

caso você queira alimentar suas plantas bate outro ponto né... qual alimento? um bife de picanaha?, 1 queijo minas? né... mais calma plantas carnivoras comem insetos OK apesar de levarem o nome de CARNIVORAS elas não comem carne... então você tem apenas 2 metodos disponiveis...

1º Artificial: temos rações, dentre elas as mais recomendadas são as de Peixe do tipo Beta porem ja vi amigos usarem as mais variadas desde ração de cachoro ate de tartarugas, o basico e a composição, acredito q a de beta tenha uma das melhores composições/concentrações de nutrientes, porem qualquer 1 ja e melhor q nenhuma, padrão basico para alimentar com ração e triturar ela não deve ter pedaço maior q 1 goticula da armadilha ou seja so pó, e outro detalhe e que ração e concentrada ou seja use muito pouco mesmo qualquer mixaria ja equivaleria a uma mosca grande em nutrientes e as armadilhas são limitadas e o que acostura acontecer a aparecer fungo na ração posteriomente, nada tão prejudicial mais como ela morre depois não se recomenda alimentar todas as armadilhas de uma vez pois tem boa chance das armadilhas alimentadas morrerm depois msm assim a planta adquiri grande quantia de energia mesmo perdendo a armadilha 1 ou 2 armadilha e suficiente.
mais informações:
viewtopic.php?f=27&t=819

2º Natural: insetos... aqui podemos ate dar uma filtrada pois nem todas as PC podem ser alimentadas com todos os insetos, para comessar NUNCA eu disse NUNCA com inseto invenenado...dionaeas são as mais sensiveis e não aceitam presas imoveis ou seja não aceitam rações tb... recomenda caso vá fazer manual dar uma atordoada no inseto (moscas) para facilitar, mais ela tem q estar se mexendo para dionaeas, se estiver totalmente morta somente para droseras ou nep, evite formigas sei q são mais faceis de capturar mais o bendito acido formico afeta as armadilhas em algumas ate inviabilizando as mesmas porem para Nep não tem problemas inclusive e uma das base da alimentação delas... ai vem o segundo ponto, não e facil capturar insetos né, aqui desenvolvi um metodo muito eficiente pois junta a eficiencia das PC em capturar e uma boa alimentação, basicamente as PC são muito eficiente para capturar suas presas, o grande problema e que não tem muitas presas proximo dela ou a atração e baixa, sendo assim oque tenho feito aqui e aumentar a atração ao menos proximo a elas e o restante e por conta delas. o metodo consiste em inserir alimentos proximos que quando comessam o processo de decomposição atrae centenas de insetos para ele mesmo tendo odores baixo, e ainda da para filtrar os insetos usando certos tipos de alimentos mais apropriados, aqui notei que melancia e os acidos (laranja, limão etc) tendem a atrais aquelas mosquinhas pequeninas que e otimo para droseras, ja a banana atrai muita mosca inclusive umas grandinhas, usei também azeitona preta q atraiu ambos os tipo. ja usei varios alimentos, não recomendo carne ou comida pois pode atrair algo maior como gatos e passaros alem de ter odores mais forte ao contrario de uma laranja azeda por exemplo. assim teremos centenas de insetos voando em volta de nossas droseras e não demora muito elas passam por elas, esse metodo demonstrou ser muito eficiente aqui pois não preciso ficar la do lado olhando, ela vem e caem na armadilha normalmente. preparei algumas fotos de meus relatos aqui

azeitona preta (q ja tinha caido do pé, juntei do chão mesmo)
ImagemImagemImagem

Banana - essa pode ser 1 so espalhada ou varias em um pote.
ImagemImagemImagemImagemImagemImagemImagem

como tem alguns insetos mais espertinhos eu do um empurão as veses so pra ver eles voando :mrgreen:


Campanha - Doe suas Sementes
Campanha - Seja 1 Doador
Doe para Banco de Sementes
Avatar do usuário
aquis
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 958
Registrado em: 01 Fev 2016, 12:50
Localização: Santos-Sp
Agradeceu: 442 vezes
Agradecimentos: 434 vezes

Mensagem por aquis »

Excelentes informações Ricardo : joia :
Eu mesmo desfruto dos efeitos da alimentação regular das minhas plantas, no meu caso utilizo ração pra Betta, percebi que a alimentação regular além de acelerar o crescimento, estimula a floração e produz hastes relativamente mais "grossas", tenho uma Burmannii típica que estou fazendo uma experiência, isto é, tenho a alimentado constantemente, essa por sua vez gerou uma haste com mais de 30 botões de flores, e ainda tive que cortar outras duas hastes que ela insiste em tentar gerar

ImagemImagem


A soberba precede a queda, e a altivez de espírito a ruína.
Avatar do usuário
Paulo Santos
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 82
Registrado em: 02 Fev 2019, 00:30
Localização: Guarapuava - PR
Agradeceu: 31 vezes
Agradecimentos: 24 vezes

Mensagem por Paulo Santos »

Eu uso tenébrio pois eles se reproduzem de forma abundante e vejo bons resultados.
Recentemente no youtube me deparei com um vídeo de um rapaz colocando frutas nas armadilhas e me perguntei : Qual a necessidade de espalhar informações erradas?
Enfim deve ser algum desocupado.
Ótimas informações mesmo frutas são excelentes para atrair moscas.


Há três métodos para ganhar sabedoria: primeiro, por reflexão, que é o mais nobre; segundo, por imitação, que é o mais fácil; e terceiro, por experiência, que é o mais amargo.

Confúcio
Marcio cyborg
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 80
Registrado em: 10 Dez 2019, 01:52
Localização: São Paulo
Agradeceu: 34 vezes
Agradecimentos: 9 vezes

Mensagem por Marcio cyborg »

Posso dar uma dica?
Eu costumo pegar aquelas mesquinhas de fruta para dar para as drósera que ainda estão crescendo, mas da pra alimentar qqr uma.
Não consigo postar foto da armadilha, mas vou tentar descrever.
Corte uma garrafa pet de 2L ao meio.
Coloque casca de banana ou uma laranja dentro da garrafa (caso queira pegar moscas da fruta).
Coloque um pedaço de carne (caso queira pegar moscas)
Inverta o bico da garrafa (para que forme um funil)
Feche com fita adesiva qualquer passagem que não seja o bico da garrafa.
Quando tiver moscas ou mosquitos suficiente, encha de água para que os mesmos se molhem e não consiga voar.
Pronto!
Tire o “funil” e pegue os alimentos vivos, o banquete está servido🥰
Espero ter ajudado. Abraço a tds!


Avatar do usuário
aquis
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 958
Registrado em: 01 Fev 2016, 12:50
Localização: Santos-Sp
Agradeceu: 442 vezes
Agradecimentos: 434 vezes

Mensagem por aquis »

Se tratando de Droseras que não precisam que o alimento esteja vivo, acho muito mais prático dar ração, eu mesmo gastei 8 reais num potinho de 12 gramas, e são minúsculas, devem durar pelo menos 1 ano dependendo da quantidade de plantas


A soberba precede a queda, e a altivez de espírito a ruína.
Avatar do usuário
Caua lima
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 279
Registrado em: 22 Jan 2020, 14:12
Localização: Feira de Santana-Bahia
Agradeceu: 18 vezes
Agradecimentos: 44 vezes

Mensagem por Caua lima »

Ahhhh,agora entendi como se coloca as frutas,pensei que fosse nas armadilhas delas,por exemplo,deixar dentro da armadilha da dionaea ou colado nos tentáculos das droseras,
Por isso perguntei se podia em outras especies no outro tópico,pensando se a planta podia ter algum problema se digerisse frutas,por pensar que colocava na armadilha junto ao inseto, :lol:


Você aprende mais ensinando do que realmente aprendendo...
Avatar do usuário
William93
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 60
Registrado em: 26 Nov 2019, 21:37
Localização: Piquete - SP
Agradeceu: 49 vezes
Agradecimentos: 5 vezes

Mensagem por William93 »

... ""Recomendo alimentar as seedlings de drosera uma vez a cada duas semanas (ou mais, se suas mudas não estão recebendo muita luz)... ""

Esse tempo de alimentação com a ração betta triturada tem que ser 2 semanas ? Pode ser 1 semana ou menos ?
Se em menos tempo "excesso de alimentação" pode matar as D.burmannii ?

Alimentei as minhas semana passada com 1 bolinha em cada folha, só que como cultivo ao ar livre, ontem choveu e removeu o "resto" que ficou na folha!


Avatar do usuário
smart2
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1906
Registrado em: 19 Jul 2015, 15:38
Localização: Ouro Preto do Oeste - RO
Agradeceu: 613 vezes
Agradecimentos: 757 vezes

Mensagem por smart2 »

Então pessoal,
alguns pontos a se observar sobre ração de Beta.

Pros
1 - otimos composição/nutrição
2 - custo/beneficio muito bom
3 - resultados finais exelentes
4 - facil de encontrar
5 - eficas mesmo em locais remotos (andares altos dos predios)
6 - facil aplicação em droseras recem germinadas

Contras.
1 - manipulação chata (deve ser triturada ate virar pó para so depois aplicar)
2 - super Dosage (muito comum haver uma super dosagem onde a armadilha morre)
3 - fungos (muito comum gerar fungos matando a armadilha)
4 - aplicação deverá ser manual (para quem tem varios vasos acaba passando muito tempo no processo)

alguns pontos a se observar sobre armadilhas com alimentos.

Pros
1 - Alimentação natural das plantas
2 - sem risco de superdosagem
3 - controle de pragas (eliminação de moscas da região)
4 - pode ser usado para todas as especies de plantas carnivoras
5 - reaproveitamento de restos de consumo
6 - sem fungos prejudiciais (as veses ate da fungo mais não afetam as armadilhas como a ração de beta)

Contras
1 - armadilhas devem ser renovadas com frequencia
2 - Odor (dependendo do item pode haver odor forte)
3 - não eficaz para plantas mais debilitadas (sem mucilagem)
4 - não eficaz em areas remotas (andares altos dos predios)

Uma ultima observação que tive aqui foi quanto a coloração, droseras Burmanni RED q foram alimentadas com ração Beta perderam sua coloração rapidamente chegando a um verde palido, não posso afirmar q a alimentação por inseto teria mesmo effeito.

no final das contas ambas são otimas, so ver qual melhor se adapta a seu cultivo.


Campanha - Doe suas Sementes
Campanha - Seja 1 Doador
Doe para Banco de Sementes
Avatar do usuário
aquis
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 958
Registrado em: 01 Fev 2016, 12:50
Localização: Santos-Sp
Agradeceu: 442 vezes
Agradecimentos: 434 vezes

Mensagem por aquis »

smart2 escreveu: 01 Abr 2020, 16:58
► Exibir Spoiler
Realmente as Burmannii red perdem a coloração quando alimentadas com frequência

Imagem

No meu caso ainda pesa o fator de iluminação artificial, que embora tem sido eficaz não atinge a qualidade da luz solar em tonalidade de cor.


A soberba precede a queda, e a altivez de espírito a ruína.
Avatar do usuário
Jmpjs
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 531
Registrado em: 20 Out 2019, 00:30
Localização: Tubarão-SC
Agradecimentos: 45 vezes

Mensagem por Jmpjs »

Paulo Santos escreveu:Eu uso tenébrio pois eles se reproduzem de forma abundante e vejo bons resultados.
Recentemente no youtube me deparei com um vídeo de um rapaz colocando frutas nas armadilhas e me perguntei : Qual a necessidade de espalhar informações erradas?
Enfim deve ser algum desocupado.
Ótimas informações mesmo frutas são excelentes para atrair moscas.
Não gosto de usar tenébrio, muito grande e escapa da armadilha muito fácil.

Enviado de meu Redmi S2 usando o Tapatalk



Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem