Dedicado a plantas carnívoras com troca de informações sobre cultivo, especies, cuidados, pragas, germinação, sementes, doações, fornecedores, como cuidar, como cultivar, como regar. Tudo com fotos e videos.
A apresentação pessoal aqui no Fórum será seu primeiro passo para participação, enquanto não o fizer nenhuma postagem sua será liberada. Pedimos a sua compreensão, dê uma lida no tópico abaixo, são Regras para todos os membros. Boas Vindas!!! - Leia as Regras do Fórum
Oi Paulo,
Você está certo, é uma germinação in vitro. Sobre a taxa elevada ainda não posso falar muito já que a assepsia ainda é o fator determinante. Mas vemos que é possível
Abraço
Surgiu uma duvida aqui sobre hipoclorito de sódio (água sanitária). Pode ser qualquer marca?
Digo isso porque eu tenho em casa, mas nela não consta qual a percentagem usada na solução.
Tem até o simbolo de %, mas não diz quanto é.
Estou pensando que talvez dependa da marca a % de hipoclorito de sódio para criar a água sanitária que vendem por aí. Não sei se existe uma regra governamental para isso.
Outra coisa é que quando perguntei para minha mulher se tinha água sanitária ela me questionou se era aromatizada ou não. Respondi que não é claro.
Abraço,
Paulo
Eu sou eu, foi meu pai que me fez assim, quem quiser que me faça outro se achar que estou ruim.
Surgiu uma duvida aqui sobre hipoclorito de sódio (água sanitária). Pode ser qualquer marca?
Sim, desde que tenha o princípio hipoclorito de sódio e sem "papagaiadas" como aromatizantes....ou colorantes
Digo isso porque eu tenho em casa, mas nela não consta qual a percentagem usada na solução.
Tem até o simbolo de %, mas não diz quanto é.
Bom isso eu nunca pesquisei, atento-me apenas para o principio ativo da solução.
Estou pensando que talvez dependa da marca a % de hipoclorito de sódio para criar a água sanitária que vendem por aí. Não sei se existe uma regra governamental para isso.
Bom se a concentração do princípio mudar de marca pra marca, vamos ter que nos adequar nas nossas diluições...
Outra coisa é que quando perguntei para minha mulher se tinha água sanitária ela me questionou se era aromatizada ou não. Respondi que não é claro.
Se me permite um conselho, nunca diga que vai usar água sanitária... açúcar....e afins(utensílios domésticos) pois geralmente mães e esposas/noivas/namoradas...etc implicam com isso, como já sei que para você propagar seus testes aí no ap vai ser "a missão", sugiro que não comente muito sobre o material e quando elas verem, diga: hipoclorito de sódio, glicose em pó para o meio estéreo...etc.
Sobre o hip. de sódio com aromatizante eu nunca testei, mas creio que não seja recomendado devido a característica química do composto aromatizante possua uma eventual ação negativa na assepsia.
Faz tempo que não conversamos sobre esse assunto.
Hoje tive uma surpresa desagradável ao ver um tubinho com um corte de Drosera Zigzagia, vejam:
[img]http://imageshack.us/a/img163/1441/oyin.jpg[/img]
Mesmo com muitos produtos nem sempre a gente ganha a batalha contra a contaminação.
Esses contratempos são o ônus que temos que pagar até obtermos o sucesso, portanto só lhe cabe não esmorecer e seguir em frente . Boa sorte para você nos demais experimentos, amigo .
Abs,
Rodrigo F. Costa
"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."
Faz tempo que não conversamos sobre esse assunto.
Hoje tive uma surpresa desagradável ao ver um tubinho com um corte de Drosera Zigzagia, vejam:
Mesmo com muitos produtos nem sempre a gente ganha a batalha contra a contaminação.
Abraços
Carlos,
Eu penso que suas experiencias estão sendo válidas e principalmente por compartilhar com a comunidade.
Claro que acontecerão esses percalços, mas com toda certeza ainda terá muito sucesso.
E o amigo tem que levar em consideração que não está trabalhando num laboratório profissional aonde o ambiente é totalmente esterilizado.
Abraço,
Paulo
Eu sou eu, foi meu pai que me fez assim, quem quiser que me faça outro se achar que estou ruim.
Amigos,
Muito obrigado pela força, com ctz não desistirei!
Ontem tive uma idéia para reduzir a contaminação através de um novo projeto de capela de fluxo laminar com auxílio de um aspirador de pó.
Lhes deixo uma foto de um tubo contendo algumas mudas de Darlingtonia Californica, recebi um exemplar in vitro de presente e tentei propagá-lo somente no meio de multiplicação, vejam o resultado:
[img]http://imageshack.us/a/img547/2487/t6ui.jpg[/img]
Ressalto que eu não fiz a assepsia, apenas troquei o corte do meio velho para o meio que fiz, usando minha capela de fluxo tabajara. A assepsia ainda é o meu pesadelo :/
Carlos, desejo-lhe sorte no cultivo desta PC. Eu a considero um dos géneros/espécies de carnívora mais bonita que há nos EUA, devido em partes ao formato incomum de suas armadilhas. Um dia ainda me arrisco a germinar sementes dela, pois como o Inverno daqui (Mogi das Cruzes) é mais frio que o Rio, creio que ela tenha grandes chances de se desenvolver plenamente.
Abs,
Rodrigo F. Costa
"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."