Olá,anairda escreveu:obrigada pelas explicações mas acabei achando na net. tenho pesquisado bastante, sou muito curiosa e enquanto ñ me saciar ñ vou parar, a ñ ser que seja muito inviável. já guardei 3 potes de conserva pois são mais resistentes, pode parecer simples demais mas vi uma forma de esterilizar potes de vidros no forno, essa técnica é usada pra fazer compota talvez sirva, ta no youtube. os outros materiais já achei(acho que todos) no mercado livre. meu desafio é a precisão das quantidades. alguém nesse fórum tem que tentar fazer esse trem! rararara. tudo o que eu acho nas pesquisas que faço é basicamente o que você's já disseram, mas ñ explica como é feito sesse bendito gel. o resto é tentar pra ver. logo logo vou ter que por minha DM pra dormir e queria usar suas folhas na experiência.
Provavelmente sua curiosidade vai te levar ao êxito mais rápido do que algumas pessoas, continue assim

O gel é a forma final que o meio de cultura ganha. você mistura bem todos os ingredientes e aquece/esteriliza. Após isso ou durante o processo, você adiciona o gelificante que é um pó(geralmente esse pó so se dissolve em altas temperaturas mas existe gelificantes solúveis à temperatura ambiente mas são mais caros).
Quando o meio começa a esfriar...haverá mudança de estado para um formato de gel